Memorial às vítimas de Covid

domingo, 13 de maio de 2018

ALTO DO RODRIGUES - Com apoio do prefeito Abelardo Rodrigues, Usina de Leite (CODESVALE) é inaugurada deste domingo

Um sonho antigo que finalmente se transformou em realidades e, a partir de agora, passa a existir de fato e de direito, já com data agendada para o seu primeiro lote de produção.

Dom Matias Patrício de Macêdo, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Natal.


A inauguração do empreendimento ocorreu na manhã deste domingo (13), na sede operacional da usina, localizada na comunidade rural de Tabatinga.

Prefeito Abelardo e o pres. da Cooperativa Geraldo Magela descerram placa de inauguração.


Autoridades do município e das regiões do Vale do Açu, Costa Branca e Central, estiveram presentes a solenidade inaugural, entre elas o prefeito Abelardo Rodrigues, a primeira-dama Rita Martins, a vice-prefeita Emília Patrícia, o presidente da Cooperativa Agrofamiliar de Desenvolvimento Sustentável do Vale (Codesvale), ex-prefeito Geraldo Magela, secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Francisco Paiva, os secretários de Agricultura de Porto do Mangue, Francisco Flávio, e Janúncia Olegário (Pendências), o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, o ex-vereador Jonas Augusto (Mê), além de representantes do Poder Legislativo municipal, através dos vereadores Zé de Zeca, Zé Pedro, Batista de Zé de Cícero, Pedro Eugênio e André Magela.


Em sua fala, o prefeito Abelardo Rodrigues, externou a satisfação em ver o projeto pronto para iniciar a produção e, em seguida destacou que o empreendimento “chegou em boa hora”, uma vez que, antes, uma considerável parcela dos trabalhadores, contavam com a Petrobras como principal fonte de geração de emprego e renda, realidade que ao passar do tempo, vem se desfazendo no município e região do Vale.

Prefeito Abelardo Rodrigues congratulou-se com os cooperados da Coodesvale.


Ainda se referindo a grave crise nacional e, por consequência, o desemprego que assola o município, o prefeito Abelardo Rodrigues, informou que a Petrobras anunciou que pretende perfurar 45 poços na região, o que representa muito pouco para a economia de Alto do Rodrigues, haja vista que, com o passar dos anos, a produção de petróleo caiu significativamente, mesmo com a injeção de vapor, com a chegada da termoelétrica, que na época, foi instalada no município, graças aos esforços e insistência de sua gestão, junto ao então governador Garibaldi Alves. “Compramos o terreno e doamos a termo-açu, e hoje, é quem está “salvando” a Petrobras”, enfatizou.

Concluindo o seu pronunciamento, o chefe do executivo alto-rodriguense, se mostrou confiante na vitória da cooperativa e, se colocou a disposição, na condição de gestor municipal, para contribuir naquilo que for necessário para o sucesso da usina.


Segundo o gerente administrativo da Coodesvale, Grimalde Costa, a princípio foram gerados 8 empregos diretos, sem falar os que serão gerados com a formação da cadeia produtiva. Ainda de acordo com o gerente, a Coodesvale conta atualmente com 20 produtores cadastrados, que a partir da próxima terça-feira (15), estarão entregando o leite na usina para dá início a produção de queijo de coalho e ricota, produção que segundo ele, será escoada no comércio mossoroense e, no futuro próximo, em toda a região Oeste e Vale do Açu.

Presidente da Coodesvale Geraldo Magela

Arcebispo Dom Matias ao lado de Grimalde Costa e do prefeito Abelardo



CESSÃO DE USO

Para o funcionamento da cooperativa, o prefeito assinou em janeiro do ano passado, um termo de cessão de uso da Usina de Leite do município, juntamente com o ex-prefeito e atual presidente da Coodesvale, Geraldo Magela. A ideia foi incentivar a produção e movimentar a economia local com a comercialização, facilitando o escoamento do leite produzido, principalmente no município e na região do Vale do Açu

Nenhum comentário: