Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

TELECOMUNICAÇÕES - Convênios do Internet para Todos no RN devem ser assinados em março

O governador Robinson Faria assinou na terça-feira, 20, os contratos para o programa "Internet para Todos". A iniciativa será financiada pelo governo Federal e promete levar internet de banda larga a todos os 167 municípios do RN. A assinatura do convênio contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. "O RN agora entra na era da tecnologia e da informação universalizada, com acesso ágil e de qualidade à internet", afirmou Robinson Faria, esclarecendo que o Governo do Estado e o Governo Federal se uniram para disponibilizar a tecnologia em todo o território potiguar.

A partir de agora, será preciso que os prefeitos cadastrem os municípios junto ao Ministério até o final deste mês de fevereiro, para assinarem, em Brasília, o convênio que irá permitir a instalação dos equipamentos nas cidades. "Os prefeitos precisam agir rápido para que as cidades já possam contar com o sinal da internet gratuito nas escolas e órgãos públicos já em abril", convocou o Governador. O programa vai beneficiar toda a sociedade, especialmente os setores da educação, saúde e segurança, que poderão se utilizar da internet para dinamizar o ensino, marcar consultas e acompanhar diagnósticos e melhor acompanhar as ações visando a segurança da população.

O programa vai fornecer internet banda larga de alta velocidade até 20 megabytes de graça (escolas, hospitais e órgãos públicos) ou a preço reduzido (população) para quem não tem acesso. O sinal é enviado por um moderno Satélite Geoestacionário que custou quase 3 bilhões ao governo federal. Os municípios terão de dispor de um imóvel para abrigar a antena receptora do sinal do satélite. Com isso, o programa é executado a partir de convênios com as prefeituras que serão responsáveis pelos equipamentos e manutenção,

O programa Internet para Todos tem um caráter transformador, disse o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que apresentou a iniciativa em Fortaleza (CE) e Natal (RN). "Todos os municípios terão a oportunidade de oferecer banda larga para a sua população. Isso vai mudar a vida das pessoas nos quatro cantos do Brasil", afirmou Kassab. Ele informou que os primeiros convênios para implantação do Internet para Todos devem ser assinados com as prefeituras em março, o que permitirá que as antenas para conexão à internet sejam instaladas a partir de maio. A expectativa é que as empresas tenham condições de instalar até 200 antenas por dia.

O Internet para Todos é uma iniciativa do governo federal para levar conectividade a localidades brasileiras sem banda larga por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado ao espaço em maio de 2017. Com R$ 3 bilhões em investimentos, o SGDC tem capacidade para cobrir todo o território brasileiro e ficará em operação por 18 anos. Ainda em Natal, o ministro assinou acordo de cooperação entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o governo do Rio Grande do Norte para implantação da Infovia Potiguar – rede de alta velocidade para interligar escolas, hospitais, instituições de ensino superior e órgãos públicos em todo o estado.

Nenhum comentário: