Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

NATAL - Festival de música reúne músicos de vários países

Natal será a meca musical do mundo a partir do próximo dia 10 de janeiro. A diversidade de culturas e instrumentos presentes na capital potiguar por 13 dias consecutivos não se vê no Brasil há pelo menos uma década. Serão mais de 180 músicos de 29 países dos cinco continentes, em concertos gratuitos por diversos espaços da cidade. Uma oportunidade rara de conhecer o mundo pela via que mais alimenta a alma: a música.

A Global Music Network (Glomus) é uma rede internacional fundada por três academias nórdicas de ensino superior em música. Acontece a cada dois anos, de forma itinerante, realizada em associação com outras escolas de música no mundo todo. A UFRN foi a única instituição sulamericana a conquistar espaço junto à Glomus. Isso graças à infraestrutura e à produção musical voltada a projetos sociais desenvolvidos pela Universidade.

A programação para o público começa dia 11 de janeiro. Mas já a partir do dia 7 Natal recebe 18 alunos e professores da Academia Sibelius de Helsinki, Finlândia, e da Escola Real de Dança da Dinamarca. Eles fincarão residência na ONG Atitude Cooperação, financiada pela Unimed. O intuito é, junto aos alunos da ONG, e também da Oficina de Sonhos e da Orquestra Funffec de Cordas, do município de Luís Gomes, compor uma peça a ser apresentada na abertura da Glomus. A programação é toda gratuita, seja em locais públicos ou privados, e conta com shows, concertos, jam sessions e oficinas. O concerto de abertura acontecerá dia 11 (uma quarta-feira), às 20h, no Hotel Holiday Inn, próximo ao estádio Arena das Dunas, em Lagoa Nova, com as presenças da Orquestra Sinfônica da UFRN, alunos das ONGs Atitude Cooperação, Oficina de Sonhos, Funffec de Luís Gomes e professores da Glomus.


As apresentações seguem nos dias seguintes no Solar Bela Vista, Auditório da Escola de Música da UFRN, Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, Parque das Dunas, Pinacoteca do Estado, e auditório da Escola de Governo. Países como Mali, China, Gana, países árabes, Tanzânia, Cingapura, e outras dezenas estarão na cidade.

Um comentário:

Unknown disse...

Que bacana, música sempre faz bem. Também é ótimo conhecer novos estilos.