Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 7 de junho de 2016

GESTÃO - Experiência do setor privado pode ajudar a melhorar gestão do SUS

O setor privado poderá colocar sua bem sucedida experiência de gestão a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), cujos ganhos em eficiência trariam grandes benefícios para os usuários. Uma proposta de transferência de know-how foi discutida no final da semana passada entre o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), que reúne algumas das mais exitosas empresas do país.

PDPs - A associação do SUS com o setor privado já é utilizada para melhorar a gestão e a incorporação de tecnologias ao sistema. Entre essas experiências estão as Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP), que são acordos entre instituições públicas e também entre instituições públicas e entidades privadas. Os acordos são elaborados para desenvolvimento, transferência e absorção de tecnologia, além de produção, capacitação produtiva e tecnológica do país em produtos estratégicos para atendimento às demandas da saúde pública.

A transferência de tecnologia dentro das PDPs pode durar até 10 anos, e com os acordos, o Brasil passa a deter a tecnologia de produção de medicamentos voltados para o tratamento de doenças autoimunes, câncer, hormônio do crescimento e aparelhos para amplificação sonora individual, entre outros. Desde 2011, foram economizados R$ 2,4 bilhões dos cofres públicos com a compra de produtos das parcerias.

Nenhum comentário: