Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Alunos da EAJ no município participam de ações contra o mosquito

Diante do crescente número de casos de Dengue, Zika vírus e febre Chikungunya, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, mais de seis mil alunos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ofertado pela Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) estão envolvidos em ações de prevenção e controle da proliferação do mosquito em todo o RN.

De acordo com o coordenador geral do Pronatec, João Inácio da Silva Filho, a ação é importante para controlar os índices crescentes de doenças associadas ao mosquito no estado. "Segundo a Vigilância Sanitária, um criadouro é capaz de espalhar mosquitos por até um quilômetro de distância, deixando várias ruas e casas em risco, por isso a prevenção é a única arma contra o Aedes e todos devem se envolver nesta luta”, ressaltou. Para ele, o combate ao mosquito é um dever dos governos e da sociedade.
  
Em Alto do Rodrigues, localizado a 210 km de Natal, desde 2015 os alunos do curso de Agente Comunitário de Saúde desenvolvem ações de conscientização com panfletagem, mobilização pelas ruas e palestras educativas no município com o apoio da Secretaria de Saúde.  No município de Passa e Fica, localizado a 113 km de Natal, 20 alunos já realizaram no sábado, 13, um mutirão de limpeza nos bairros de São Pedro, Caminho das Serras, Monte Belo e Centro, informando aos moradores como realizar o descarte de objetos que pudessem acumular água.

Nas próximas semanas, alunos de 332 turmas do Pronatec vão realizar ações de conscientização e combate ao mosquito Aedes nos 102 municípios atendidos pela Escola Agrícola de Jundiaí no Rio Grande do Norte. Acompanhados dos docentes e membros da equipe do Pronatec, os alunos vão realizar a ação nas instituições nas quais os cursos acontecem e em ruas das comunidades em que foi registrado um alto índice de contaminação pelo mosquito.

Para a aluna do curso de Agente de Combate às Endemias, Rita de Cássia de Melo Paulino, participar da ação de combate à Dengue é uma forma de colaborar com a comunidade. “O mosquito Aedes afeta a todos, participar desta ação de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika vírus e febre Chikungunya, é importante não só para proteger nossas famílias como para aprimorar nossos conhecimentos”, afirma.


Dengue no RN


Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2015, foram registrados 1.649.008 casos prováveis de Dengue no país, sendo 311.519 no Nordeste e mais de 22 mil casos no Rio Grande do Norte.


De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) na última quarta-feira, 17, em 2016 já são 4.753 casos suspeitos e 356 confirmados, o que representa um aumento de 98,46% com relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, 13 casos suspeitos de Chikungunya foram notificados, e quatro casos de Zika vírus já foram confirmados.

Nenhum comentário: