Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

ASSU - Município está há 115 dias sem registrar homicídio

dp
O município de Assu, que tem aproximadamente 60 mil habitantes, não registra homicídio há 115 dias, um recorde nos últimos cinco anos. Os dados são Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), da Secretaria Estadual de Defesa Social e Segurança Pública, que tem a frente Ivênio Hermes, especialista em ações de combate a violência. O banco de dados do Coine é abastecido pelo Observatório da Violência do Rio Grande do Norte, que tem vários profissionais em todas as regiões polos do Estado monitorando as ocorrências.

Em 2014, foram registrados 27 homicídios em Assu e em 2015 foram 19, em sua grande maioria no primeiro semestre do ano. A redução ficou na casa dos 30%. Foram 19 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), ou seja, nem todos são casos de assassinatos. Em Assu, dos 19 casos ocorridos em 2015, dois foram em confronto com a Polícia. O delegado Carlos Brandão, de Assu, lembra que o último homicídio ocorrido na Terra dos Poetas foi no dia 18 de setembro de 2015, exatos 115 dias, um número histórico.

Na ocasião, foi assassinado Joabe Nogueira de Araújo, de 20 anos, o qual o assassino já foi preso. Trata-se de Hugo Nelson da Silva Fernandes, de 34 anos. Para as autoridades, o trabalho desenvolvido de investigação que resultou em operações contra crimes de pistolagens na região surtiu forte efeito no último semestre de 2015. O delegado aguarda para 2016 a mesma parceria com a Polícia Militar e agilidade do Ministério Público e também da Justiça, principalmente em casos de crimes contra a vida. O delegado Carlos Brandão destacou outro ponto fundamental no trabalho de investigação de crimes contra a vida: a população. Assim que chegou em Assu, ele disponibilizou um número de WhatsApp (99992 2111) para receber informações sigilosas sobre criminosos que atuam na região. O resultado é considerado extremamente positivo. Veja aqui no blog do vt

Nenhum comentário: