Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 18 de junho de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Em reunião, população de Tabuleiro Alto decide economizar (água) para não faltar

Autoridades anunciam o possível colapso hídrico e a população decide economizar (água) para não faltar
Depois do sucesso da reunião na comunidade da Vila Mestre Severino, a comitiva do prefeito Abelardo Rodrigues, chegou ao distrito de Tabuleiro Alto. O evento que aconteceu na Escola Maria Correia, reuniu um número de pessoas acima do esperado pela secretária de agricultura e Meio Ambiente, organizadores do evento.

Após a apresentação do secretário do Meio Ambiente e Urbanismo Wilderlan Brito, fez a leitura de um ofício do DIBA recebendo uma determinação da Agência Nacional de Água (ANA) para que seja reduzido em 30% a captação da água e o consumo da população para que não haja uma colapso, além de dicas de como a comunidade pode economizar a água para não faltar nas torneiras. 

O secretário de Agricultura Francisco Paiva apresentou os dados estatísticos do abastecimento na comunidade. De acordo com os dados apresentados por Bão, a comunidade consome 192 mil litros de água por dia com a bomba trabalhando 12 horas diárias, o que daria para abastecer 1.745 pessoas, baseadas no estudo da ONU onde diz serem suficientes 110 litros de água por dia para cada pessoa. Bão também mostrou uma preocupação com a barragem Armando Ribeiro Gonçalves que até setembro poderá entrar em alertar e se não houver chuvas no início do próximo ano, utilizará o volume-morto da barragem, o que será prejudicial a toda população. 

Autoridades escutando a população em Tabuleiro Alto
Em Tabuleiro Alto o prefeito reforçou o que já tinha dito na outra comunidade, que a prefeitura não quer tomar medidas drásticas que venham prejudicar a população, mas se economizar água não vai faltar. Abelardo também disse que para os irrigantes, uma das opções para baixar o consumo de energia seria a instalação de medidor tarifa-verde que economiza em torno de 90%. Para atingir o limite determinado pela “ANA”, foi decidido pela população a utilização da bomba da seguinte forma: Para os moradores da parte de cima a bomba ficará ligada por seis horas e na parte de baixo a bomba será utilizada por oito horas, em dias alternados. 

O prefeito Abelardo explicou que economizar energia também é economizar água, pois as hidroelétricas utilizam a água e já existem algumas hidroelétricas que estão passando dificuldades por escassez de água.

Participou da reunião em Tabuleiro Alto: O prefeito Abelardo Rodrigues, o secretário de Agricultura Francisco Paiva com o adjunto Manoel Matheus e a secretária Karolina Rafrana; o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo Wilderlan Brito com o coordenador da pasta Manoelzinho; representando o legislativo, o presidente da Casa Nixon Baracho (DEM), Zé de Zeca (PSD), Zé Pedro (DEM) e Renan Melo (PMDB).

Nenhum comentário: