Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 21 de outubro de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Dois estudantes de direito do município participam de Conferência Nacional da OAB

Profissionais da área de direito de todo o Brasil participaram, nesta segunda-feira (19), da abertura do maior evento jurídico da América Latina.  A 22ª conferência da OAB está sendo realizada esta semana, no Rio de Janeiro. Quase 16 mil advogados participam de mais de 250 palestras com um tema central:  Constituição Democrática e Efetivação dos Direitos.

Representando os muitos estudantes de direito no município, apenas dois jovens, Navison Baracho, filho do vice-presidente da Câmara Municipal vereador Nixon Baracho e da secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), Gerlane Baracho; e José Lucas, filho do empresário Nivaldo.

Até quinta-feira (23), serão debatidos assuntos de extrema importância para o país, como o acesso à Justiça, a nova lei anticorrupção e a reforma do sistema político.

O ministro do STF Luís Barroso fez a palestra de abertura e criticou a atual forma de financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas. “As empresas participam do jogo político financiando diversos candidatos de diferentes ideologias. Outro problema é que não há nenhuma restrição à empresa que financia o candidato de ser contratada imediatamente depois da eleição, permitindo que se pague o favor privado com dinheiro público”, afirma o ministro.

No centro de debates da conferência, o direito apontado como fundamental para a democracia - a liberdade de imprensa. “Inúmeros juristas e professores da matéria estão reunidos para apontar os caminhos, as estratégias, alternativas e as medidas que devemos tomar em defesa dessa importante conquista da Constituição da República. Consideramos fundamental para o estado democrático de direito. Sem imprensa livre, não há democracia e não há direitos do cidadão respeitados”, diz o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho.
Navison Baracho um dos um dos representantes do direito no município a participar de importante congresso nacional
José Lucas, outro altorodriguense que tem a honra de participar do 22º Encontro Nacional da OAB

Nenhum comentário: