Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

MONTE ALEGRE - Governadora entrega obra de abastecimento na comunidade de Sobrado

A Governadora Rosalba Ciarlini entregou, no início da noite desta terça-feira (26), o sistema de abastecimento de água na comunidade de Sobrado, em Monte Alegre. A obra, aguardada há mais de 16 anos, foi construída com recursos próprios da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), com valor total de R$ 447.904,86, e perfaz 9 mil metros de rede. O sistema será abastecido pela adutora Monsenhor Expedito, beneficiando cerca de 3 mil habitantes da comunidade.

A obra no município faz parte do Sanear RN, maior programa de universalização da água do estado. Assinado em 2013, a ação tem investimento total de R$ 1,4 bilhão, com implantação de 1,6 mil km de redes de esgoto, construção de estações de tratamento e 50 estações elevatórias de esgoto. Em apenas dois anos, o Sanear RN beneficiará 80% da população do Rio Grande do Norte e quase 100% dos natalenses.

Saudada pela população, a Governadora Rosalba Ciarlini falou que a oferta de água na comunidade traz mais garantia de saúde e qualidade de vida à população. “Esse é um pedido muito antigo da comunidade de Sobrado e que hoje está sendo realizado. Tiramos do papel com muito esforço essa obra que dará, sem dúvida, mais dignidade a todos. É um dia de muita alegria, principalmente porque os moradores daqui estão vendo exatamente onde os recursos estão sendo aplicados”, disse a Governadora, mencionando os 720 km de adutoras que foram construídas no RN durante a sua gestão, e ações importantes como a Barragem de Oiticica e o RN Sustentável, este último convênio com o Banco Mundial para investimento multissetorial.

O prefeito de Monte Alegre, Severino Rodrigues, lembrou o engajamento pessoal da Governadora para que a comunidade fosse contemplada pelo abastecimento. “Era um sonho nosso ter água potável na torneira de casa. No início da gestão da Governadora, tivemos uma audiência e ela determinou que fosse feito o projeto para nos beneficiar. E isso aconteceu. Podemos comemorar hoje por causa do empenho e vontade da Governadora em solucionar o que foi prometido para nós há muito tempo”, declarou.

O diretor financeiro e comercial da Caern, João Maria de Castro, que no ato representou o diretor-presidente da Companhia, Yuri Tasso, também lembrou a espera dos moradores da comunidade para que o fornecimento de água se tornasse realidade. “Há muito tempo a população daqui lutava para ter água na torneira de casa. Isso trará mais saúde para a comunidade”, disse, lembrando o esforço realizado pelo Governo do RN para equilibrar as contas da Caern, superar a crise financeira, e torná-la capaz de investir em novos projetos desde 2011.

No ato de entrega da obra de abastecimento a Governadora Rosalba Ciarlini foi acompanhada também dos diretores técnico, Ricardo Varela, e financeiro, João Maria de Castro, o gerente Regional Litoral Sul, João Alberto Dantas, todos da Caern, além de vereadores, secretários do município, do presidente da Câmara, Eriberto Chagas, e do vice-prefeito Kleber Maciel.

Nenhum comentário: