Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

ESPORTE - Aranha faz B.O. após racismo; presidente do Santos rechaça pedido de punição ao Grêmio

Aranha revela coros racistas da torcida do Grêmio: 'Dói'
O ato racista de alguns torcedores do Grêmio contra Aranha durante a partida na última quinta-feira deve ter desdobramentos na esfera criminal. O goleiro do Santos registrou um Boletim de Ocorrência nesta sexta-feira, em Porto Alegre, e agora aguarda a Justiça tomar as devidas providências. Cristiano Caús, advogado do clube paulista, explica que o Santos agora pode apenas acompanhar o caso.

"Tanto na esfera criminal quanto na esportiva não depende mais da gente. O Santos nem participa do caso. Agora é acompanhar, prestar toda nossa solidariedade ao Aranha e aguardar", disse Caús, antes de salientar que o inquérito sobre o caso foi aberto mesmo antes de Aranha ir à delegacia. "Ele já fez o Boletim de Ocorrência, mas até antes disso o inquérito já havia sido aberto. Não depende de aprovação da vítima. Ele foi, prestou suas declarações, e agora o promotor do caso vai dar prosseguimento analisando as imagens e investigando o caso".

Na esfera esportiva, o caso, que já está com o STJD, que tem até 60 dias para uma resolução. No âmbito penal, não há um prazo definido, mas os torcedores podem acabar presos. "Não sou especialista nesta área, sou da área esportiva, mas uma condenação pode gerar a prisão da pessoa, não sei por quanto tempo, não sei se essa vai ser a pena, mas pode, sim", confirmou Caús.

O presidente santista, Odílio Rodrigues, se pronunciou demonstrando repúdio aos atos racistas, cobrou punição aos responsáveis, mas deixou claro que não quer envolver o Grêmio na questão.

"A punição da instituição não atinge quem deve ser atingido. O Grêmio é um clube grandioso, com certeza a diretoria do Grêmio não compactua com isso nem a grande maioria da torcida do Grêmio. Acho que a gente tem que começar a punir os que praticam a violência. A punição é pessoal e intransferível. A pessoa tem que sofrer o rigor da lei. Não vamos resolver enquanto a gente não atingir o agressor, enquanto ele não for proibido de entrar no estádio, não tiver que ir à delegacia prestar depoimento", disse o mandatário.

Nenhum comentário: