Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

REPÚDIO - Senadores protestam contra violência em estádios de futebol

As imagens do confronto entre as torcidas do Vasco da Gama e do Atlético Paranaense, ocorrido durante a partida no último domingo em Joinville (SC), repercutiram nesta segunda-feira (9) no Senado.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) comparou o episódio, um ano antes de o Brasil sediar a Copa do Mundo, com a utilização que Nelson Mandela fez do esporte para promover a paz na África do Sul.

Ela também destacou a reação da imprensa internacional, que qualificou como “barbárie” e “selvageria” a guerra das torcidas em Santa Catarina.

– Não queremos repetir, em 2014, nenhuma cena, nem parecida com o que aconteceu ontem e que andou pelo mundo inteiro – afirmou a senadora no Plenário.

Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que presidiu a CPI do Futebol do Senado, os incidentes não são uma novidade:

– Essa violência, essa selvageria, é reincidente, não é um fato inusitado que ocorreu em Joinville, vem ocorrendo constantemente sem nenhuma providência – protestou, em entrevista à Rádio Senado.
Alvaro manifestou estranheza com a cogitação de que não caberia à Polícia Militar garantir segurança nos estádios.

– A responsabilidade é da autoridade pública, do Estado brasileiro – enfatizou.

Em Plenário, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) expressou o temor de que acontecimentos como o de domingo tenham efeitos negativos para o turismo do país num momento no qual o Brasil está para sediar grandes eventos internacionais.

- Temos que ter cuidado nisso para não criarmos uma imagem aí cada vez mais frustrante - disse ele.

Nenhum comentário: