Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 19 de julho de 2013

NATAL - Câmara Municipal é desocupada após confronto


A Câmara Municipal do Natal foi desocupada. Depois de manifestação contra o trâmite do projeto de licitação nos transportes urbanos de Natal, onde pouco mais de 30 pessoas ocupou o pátio interno do Legislativo Municipal na manhã desta quinta-freira (18), a Guarda Legislativa agiu para dispersar o grupo e desocupar o prédio. Houve confronto e correria dentro do prédio e, fora do Palácio Padre Miguelinho, a PM efetuou seis disparos para o alto. As informações iniciais são que ninguém foi ferido com gravidade e uma pessoa foi detida.

O confronto teria começado poucos minutos após o acordo que resultou na retirada de pauta do projeto sobre a licitação nos transportes públicos. Uma comissão de vereadores discutiu com os manifestantes e concordaram em ampliar a discussão sobre a matéria e dar, pelo menos, 100 dias para que a população fosse ouvida sobre a proposta. Parte do acordo, no entanto, era para a desocupação do prédio - o que gerou o confronto.

De acordo com informações repassadas pelo vereador Hugo Manso (PT), que estava no prédio no momento da confusão, os manifestantes receberam 25 minutos para desocupar o prédio após o acordo com a Presidência da CMN. No entanto, os manifestantes queriam redigir uma contraproposta à Casa para que pudessem permanecer no pátio. Segundo Hugo Manso, quando restavam cinco minutos para o fim do prazo dado pela CMN, alguns manifestantes dançavam no pátio, enquanto outros redigiam a contraproposta, e a Guarda Legislativa agiu para a desocupação.

Os guardas teriam solicitado a saída e, como não foram atendidos, utilizaram a força para retirar os manifestantes. O grupo ainda deu os braços, formando uma espécie de corrente, tentando evitar a retirada do local, mas os guardas utilizaram spray de pimenta e houve a dispersão.

Para deixar o prédio, alguns manifestantes pularam o muro, enquanto outros tentaram arrombar o portão de ferro da entrada principal da Câmara. Houve gritaria e correria ao redor do palácio Padre Miguelinho. Há informações de que uma mulher grávida estaria o pátio no momento do confronto, mas não há a confirmação sobre o estado de saúde dela. Uma pessoa foi detida.

A PM, que já estava na área externa do Legislativo, efetuou pelo menos seis disparos para o alto e não houve confronto dos policiais com os manifestantes que estavam na área externa da CMN. Os manifestantes seguem no cruzamento das avenidas Campos Sales e Jundiaí e a PM mantém viaturas no local.

OAB

Membros da Comissão de Direitos Humanos da OAB acompanham a movimentação. O objetivo é averiguar possíveis abusos durante a manifestação, tanto do lado dos membros do protesto quanto dos guardas e policiais militares.

Nenhum comentário: