Memorial às vítimas de Covid

sábado, 9 de fevereiro de 2013

SÃO PAULO


Blocos de rua levam milhões de foliões às ruas do Rio


Vista aérea do carnaval de rua do Rio de Janeiro (Foto: Antonio Lacerda/EFE)
Começou cedo a folia nas ruas do Rio neste sábado (9), Antes das 9h, já começava a aglomeração de foliões ao longo da Avenida Rio Branco, a principal do Centro, por onde passa o Cordão do Bola Preta, um dos mais tradicionais e populares blocos da cidade. A expectativa é que de 2 milhões a 2,5 milhões de pessoas passem pela avenida. 
Neste ano, a Prefeitura do Rio prevê que 6 milhões de foliões deverão acompanhar os 492 blocos autorizados a desfilar. De sábado até a quarta-feira de cinzas, haverá 357 apresentações, em um movimento de crescimento exponencial na última década que transformou o carnaval do Rio, atraindo cariocas que antes viajavam e turistas do Brasil e do exterior.
"Há seis anos a gente vem ao Bola Preta com a camisa que criamos", contou o aeroportuário Fernando Ribeiro, frequentador do bloco há cerca de dez anos, próximo de um grupo de cinco amigos. Ao seu lado, uma marinheira de primeira viagem: sua namorada, Isadora Peres Nunes, na expectativa pela folia na multidão. "O carnaval no Rio está cada vez mais cheio, mas só viajei para fora da cidade duas ou três vezes no feriado", disse Ribeiro.No Cordão do Bola Preta, foliões de todas as tribos e idades se divertiam. As fantasias pretas e brancas predominavam, mas também era possível ver homens vestidos de mulher, famílias com carrinho de bebê e grupos de amigos com "uniformes" alusivos ao Bola Preta. 

Nenhum comentário: