Memorial às vítimas de Covid

domingo, 3 de fevereiro de 2013

RIO DE JANEIRO

Carnaval no Rio começa uma semana antes arrastando multidões

A uma semana do carnaval, pelo menos 21 blocos desfilaram pelas ruas do Rio de Janeiro até este domingo. O pré-carnaval na cidade arrasta multidões de foliões desde a segunda semana de janeiro, principalmente para as ruas do Centro e da Zona Sul da capital. A programação deste final de semana começou na véspera, quando 100 mil pessoas compareceram ao desfile de pré-carnaval do Cordão da Bola Preta, o maior e mais tradicional bloco da cidade.

 O Bola, como é conhecido, desfila desde 1930. O cordão desfilou às 20h e, por mais paradoxal que pareça, teve público reduzido. O público estimado para a data oficial, no sábado de Carnaval, dia 9, é de 2 milhões de pessoas.

O domingo começou cedo. O Cordão do Boitatá, outro bastante tradicional na cidade, concentrou às 8h na rua do Mercado, no Centro do Rio. No desfile oficial, depois do cortejo fica montado um palco. Neste domingo apenas músicos e um estandarte guiou os foliões. Fantasia é uma praxe entre seus mais de 20 mil admiradores Às 10h, três blocos com características diferentes também saíram pela cidade. O Suvaco de Cristo desfilou no Jardim Botânico (Zona Sul). Assim como o Simpatia É Quase Amor, o Suvaco foi um dos que resgatou a folia nas ruas. O bloco lotou as ruas do bairro e com mais de 40 mil pessoas.

Em Laranjeiras, Zona Sul, saiu o Gigantes da Lira, que inicialmente era um bloco para os pais levarem seus filhos. Por conta de ser uma opção menos cheia que os outros blocos, passou a ser frequentado por jovens sem filhos e manteve o público de cerca de 6 mil foliões.
O terceiro bloco foi o Fogo & Paixão, que desfilou pelo segundo ano consecutivo no Largo de São Francisco, no Centro da cidade. O bloco nasceu há um ano e já caiu no gosto do foliões, que vão bastante fantasiados. Uma banda tocava músicas bregas e no passado estourou por conta da morte recente do cantor Wando. O público foi de perto de 2 mil pessoas.

O Chora Me Liga, saiu às 11h, na Avenida Atlântica, em Copacabana. O bloco de música sertaneja começou no Leblon e teve que mudar de endereço devido ao sucesso de público. Perto de 10 mil pessoas apareceram para brincar. Às 14h saíram os dois blocos mais populares do domingo. O Bloco da Preta, da cantora Preta Gil, saiu pela segunda vez no pré-carnaval. Ele desfilou na avenida Rio Branco, a principal do Centro do Rio. Tocava todos os tipos de música e atraiu uma multidão superior às esperadas 250 mil pessoas.

O outro bloco é na Zona Norte. O Timoneiros da Viola desfila no Parque de Madureira, em Madureira. O bloco é uma homenagem ao compositor Paulinho da Viola e a bateria é composta por integrantes da escola de Samba Portela. Ele estreou no ano passado e já é bastante reconhecido.

Nenhum comentário: