Memorial às vítimas de Covid

domingo, 30 de dezembro de 2012

CURIOSIDADE

Por que o homem tem mamilos?

Porque todo mamífero, seja macho ou fêmea, tem glândulas especializadas na produção de leite. Na maioria das espécies, a evolução fez com que essas glândulas se concentrassem nos mamilos, permitindo que o líquido saia só quando o filhote suga o peito. 

No processo de desenvolvimento do feto humano, os mamilos aparecem independentemente das características específicas de machos e fêmeas. A diferença é que os homens não terão os hormônios que fazem as glândulas do leite funcionar, enquanto nas mulheres eles começam a ser fabricados horas depois do parto. 

Os principais hormônios são a prolactina, que estimula a produção do leite, e a citosina, que permite a saída do líquido. Parece esquisito, mas em algumas situações os homens também são capazes de dar leite! "Isso é mais comum na adolescência, quando os hormônios não estão equilibrados.

Mesmo assim, qualquer homem que receba sucção nos mamilos pode produzir o líquido, pois esse estímulo desencadeia a fabricação de prolactina e citosina", diz a mastologista (especialista em mamas) Simone Elias, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Mas o normal é que entre os humanos e outros mamíferos a amamentação seja tarefa só das fêmeas. O jeito que isso ocorre é que pode variar. Nos ornitorrincos, um dos poucos mamíferos sem mamilos, o leite escorre nos pêlos do ventre do bicho.

Nenhum comentário: