Memorial às vítimas de Covid

domingo, 30 de dezembro de 2012

RIO DE JANEIRO

Veja momento da queda do helicóptero de resgate que caiu no mar em Copacabana
 
 
 
O helicóptero que caiu neste sábado no mar em Copacabana foi retirado da água no início da madrugada de domingo. Equipes dos bombeiros trabalharam no resgate da aeronave, que foi içada por cordas. O equipamento foi retirado da areia e levado de caminhão para o aeroporto de Jacarepaguá, onde será periciado. Com perda total, o helicóptero não poderá voltar a operar. Assim, o Corpo de Bombeiros fica com apenas duas aeronaves de salvamento.

A queda da aeronave, na altura do Posto Três, deixou cinco pessoas feridas e assustou banhistas na tarde de sábado. O acidente aconteceu às 16h15m, quando a orla estava lotada. De acordo com testemunhas, a aeronave tentava fazer o resgate de uma pessoa, que estava se afogando, quando apresentou problemas. O helicóptero, que voava baixo, perdeu estabilidade, caiu na água e afundou. Ainda não se sabe o que teria causado a queda.
Os quatro bombeiros que estavam na aeronave, entre eles o piloto, e o banhista que se afogava foram resgatados e levados para o Hospital Miguel Couto, com escoriações leves. Um deles teve um corte no joelho. A equipe era do 3º Grupamento de Busca e Salvamento. O resgate das vítimas foi feito com a ajuda de lanchas e motos aquáticas, além de um helicóptero da Polícia Civil. O Corpo de Bombeiros ainda apura as causas do acidente.

Um bombeiro que participou do resgate, e que não quis se identificar, disse acreditar que o helicóptero caiu devido a uma pane no motor:

— Ele perdeu estabilidade e, ao pousar na água, rodou.

O subcomandante geral dos Bombeiros, coronel Ronaldo de Alcântara, disse que houve uma pane técnica. Segundo ele, o piloto do helicóptero, tenente-coronel Delosso, contou que uma luz no painel acendeu, indicando perda de rotação e, consequentemente, de altitude. Nesse momento, ele desceu na água, tentando causar o mínimo de impacto possível. O subcomandante descartou a hipótese de uma onda ter atingido a aeronave:

— A distância mínima da aeronave em relação ao mar é de dez metros. Seria impossível uma onda atingi-la.

Mas a turista mineira Andrezza Eufrásio, de Belo Horizonte, que estava na praia, acredita que uma onda tenha derrubado o helicóptero.

— Vi a mesma aeronave resgatar pelo menos três banhistas antes de cair. A impressão que eu tive é que ela foi atingida por uma onda.

Nenhum comentário: