Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 27 de novembro de 2012

NATAL

Cadastramento para o Carnatal reúne centenas de ambulantes na Semsur

Desde às 8h da manhã desta terça-feira (27) que centenas de vendedores ambulantes da capital potiguar formavam uma fila de quase três quarteirões de distância e se amontoavam à frente da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). 

O objetivo é realizar o cadastramento para ter a autorização expedida para venda e comercialização de produtos pelas avenidas onde ocorrerá a festa considerada a maior micareta do Estado: o Carnatal. 

Segundo informações do diretor de fiscalização, concessões e autorizações da Semsur, Antoniel Carneiro, apenas 200 vagas estão predestinadas para os comerciantes ambulantes, 123 a menos do que no ano passado. 

"Aumentamos o tamanho das vagas. Por isso a menor quantidade de vagas nos passeios públicos", avaliou Carneiro. Para ele, o que deve ser valorizado no espaço público é o tráfego de pessoas e não a venda informal.


Neste ano são ofertadas 200 vagas para ambulantes que desejam trabalhar no evento

Outro ponto colocado pelo diretor de fiscalização da Semsur é a necessidade da participação de um treinamento com fiscais da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, que ocorre amanhã a partir das 9h da manhã, no Cemure da Cidade da Esperança. "É essencial a participação de todos os ambulantes cadastrados, para que seja validado e autorizado, definitivamente, o uso da vaga para a comercialização durante os quatro dias da micareta", disse. Para participar, os interessados devem levar cópias da carteira de identidade, do CPF, de um comprovante de residência, comprovante de quitação eleitoral, carteira de vacinação e duas fotos 3X4. O cadastramento será feito por ordem de chegada. 

De acordo com Carneiro, caso o ambulante pré-cadastrado não participe do treinamento de manipulação de alimentos, este será automaticamente desligado, sendo reaberta novas vagas para eventuais ambulantes que não tenham conseguido se cadastrar na primeira fase. 

Ao todo, 30% das 200 vagas estão reservadas para a comercialização de produtos semiprontos ou que necessitem do uso de óleo quente, carvão e gás. Estes ambulantes devem ficar um pouco afastados dos corredores.

Os outros 70% estão reservados para produtos industrializados e pronto, como garrafas de água, refrigerantes e cervejas em lata, que ficarão dispostos ao longo das avenidas Prudente de Morais e Romualdo Galvão. 

Cerca de 35 fiscais da Semsur estão escalados para efetuarem os trabalhos ao longo dos quatro dias da festa. "Se forem identificados comerciantes ilegais, os mesmos serão removidos do local e as mercadorias serão apreendidas, sendo devolvidas apenas após o encerramento do Carnatal", finalizou.



Nenhum comentário: