Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 27 de novembro de 2012

BRASÍLIA

Apresentar a emenda parlamentar não significa que o dinheiro será liberado

É muito comum a gente escutar que deputados estaduais e federais liberaram emendas parlamentares milionárias para os mais diversos municípios do Brasil. O que muitos brasileiros não sabem é que essas emendas precisam de acompanhamento e isto deve ser feito pelos parlamentares para que o recurso requerido seja realmente liberado e que a verba chegue ao seu destino final, beneficiando assim a população que tanto carece de obras que melhorem a ordem e o funcionamento das cidades.

O critério é confessadamente político. O parlamentar "prestigia" a base eleitoral, mandando para lá um posto de saúde ou uma quadra de esportes. Mas não há um critério técnico para definir quais municípios devem receber tais programas do governo federal? Prioridades?

Até existe um critério, mas no caso das emendas prevalece a escolha política do parlamentar. Com as emendas, o parlamentar se anuncia como um "realizador de obras". Mas o que isso tem a ver com a atividade parlamentar? Pouca coisa, mas tem deputado que só vive disso.

Geralmente, a 'mãozinha' ganha manchetes de blogs e jornais, mas o dinheiro que é bom para tocar a anunciada obra do deputado ainda não chegou aos cofres públicos do município e nem sequer está garantido. O fato de o parlamentar apresentar a emenda não significa que o dinheiro será liberado. No entanto, a 'conquista' é divulgada pelo parlamentar com certo estardalhaço.

blogdovt.com

Nenhum comentário: