Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 20 de novembro de 2012

BRASIL

Jovens senadores tomarão posse ontem

Vinte e sete alunos de escolas públicas do ensino médio, um de cada unidade da Federação, tomarão posse na segunda-feira (19) como jovens senadores. Escolhidos por meio de um concurso de redação, no programa Senado Jovem Brasileiro, os alunos terão a oportunidade de atuar como parlamentares, elaborando projetos que poderão, depois, tramitar no Senado. O mandato terá a duração de três dias, até quarta-feira (21).

Na segunda-feira, às 9h, eles participarão da cerimônia de premiação do concurso, em que receberão notebooks. Às 10h, tomarão posse. Durante a segunda e a terça-feira, os jovens senadores trabalharão divididos em comissões. Auxiliados por consultores legislativos do Senado, elaborarão e votarão projetos que depois, na quarta-feira, serão votados em Plenário.

Se aprovadas, as propostas dos jovens senadores passam a ser sugestões legislativas que serão analisadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e podem virar projetos de lei. Das sugestões apresentadas em 2011, seis já foram aprovadas pela comissão e passaram a tramitar no Senado. A maioria trata de educação e há, ainda, um projeto na área de segurança pública.

Além de trabalhar como senadores por três dias, os estudantes terão a oportunidade de conhecer  Brasília, com visitas ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Alunos
O tema do concurso deste ano foi “Meu município, meu Brasil”. Os nomes dos vencedores de 2012 foram anunciados em outubro. Layane Rayelly Silva Marinho, de Alagoas, venceu a edição com a redação “Brasil, uma mãe gentil para os filhos de seus municípios”. O segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, com Bruna Clemente Gontijo, de Minas Gerais, e Rodrigo de Brito Sá, do Piauí.

Os perfis dos jovens senadores poderão ser conhecidos em uma exposição que será aberta no dia 21. A exposição, que será realizada na Senado Galeria, tem abertura marcada para as 13h30.

Agência Senado

Nenhum comentário: