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Cadillac Limousine é adaptado para dar luxo a cortejos fúnebres em Natal
Cadillac Funeral Car, adaptado exclusivamente para cortejos fúnebres (Foto: Pedro Ferreira)
 Muita gente sonha em usufruir do conforto de um Cadillac Limousine. Em 
três cidades do Nordeste, o luxo já é possível. Basta pagar. Mas, só 
depois de morto. Uma empresa do ramo funerário está disponibilizando, 
para a capital potiguar, João Pessoa e também Recife, um último passeio a bordo de um luxuoso Cadillac SRX 2008, adaptado 
exclusivamente para os cortejos fúnebres. 
Em Natal, o veículo fez sua 
estreia nesta quarta-feira (26). Para a despedida em grande estilo, a 
família do morto pagou R$ 1 mil.
 A marca Cadillac, conhecida mundialmente pela imponência, conforto e 
potência, já foi utilizada nos funerais do ex-presidente Itamar Franco e
 do ex-vice-presidente José Alencar, transportados no raríssimo Cadillac
 Fleetwood Hearse 1974. Nos Estados Unidos, por exemplo, foi um Cadillac
 1964 que levou o corpo do ex-presidente John F. Kennedy ao cemitério.
 Adaptado do modelo Cadillac SRX 2008, o Funeral Car que circula em Natal
 é o único com esta configuração no mundo. É o que garante o fabricante.
 “E nós somos a primeira empresa funerária brasileira a oferecer o 
serviço com o Cadillac Limousine. Agora, este luxo não é mais privilégio
 de presidentes ou celebridades do mundo artístico”, garantiu Mauro 
Nogueira, diretor executivo do grupo funerário.
Revestimento interno tem bancos de couro
(Foto: Pedro Ferreira)
(Foto: Pedro Ferreira)
O veículo foi customizado por uma empresa do Paraná, especializada na 
transformação de automóveis. O Cadillac chama a atenção por onde passa. 
São quase sete metros de comprimento, que mantêm as características 
originais. O motor 3.6 V6 AWD, com câmbio automático tiptronic, tem 
potência de 255 cavalos e garante uma velocidade de até 201 km/h, 
evoluindo de 0 a 100 km em 8 segundos.
 Para a empresa funerária, a aquisição do Cadillac acompanha a tendência
 do seguimento, que vem apostando no mercado de luxo. Para combinar com o
 estilo do carro, o motorista se veste a caráter, com uniforme autêntico
 de chofer. “O único trabalho é limpar, mas dirigir é um lazer. Fiquei 
muito feliz em ser escolhido para guiar esta máquina. É uma maravilha”, 
comemorou o motorista José Evanaldo da Silva Júnior.
 Sobre o que pensa em ter de transportar corpos, José Evanaldo disse que
 é um momento de muita tristeza. E que já teve muitos pesadelos com 
isso. "Mas eu já me acostumei", garantiu.
Iluminação em LED nas cores azul e branca representam o céu e a eternidade
(Foto: Pedro Ferreira) -Telas de LCD e LED nas cores azul e branca
(Foto: Pedro Ferreira) -Telas de LCD e LED nas cores azul e branca
 O Cadillac Funeral Car possui cinco telas de LCD para a transmissão de 
mensagens de conforto à família, além de ar-condicionado, revestimento 
interno e bancadas em couro ecológico.
 O compartimento que acomoda a urna é automatizado. Possui acabamentos 
em aço inox e detalhes em madeira com rádica vitrificada e iluminação em
 LED nas cores azul e branca, representando o céu e a eternidade.
 Das carruagens aos carros de luxo
 Simples ou luxuosos, os carros funerários são uma evolução das 
carruagens antigas que serviam para conduzir o corpo até o cemitério. 
Desde a invenção do automóvel, no final do século XIX, diversos veículos
 já foram adaptados para esta finalidade.
 Os carros funerários eram puxados por cavalos até a primeira década do 
século XX, época em que surgiram os primeiros carros funerários 
motorizados. Não se sabe ao certo a data exata do início de seu uso, mas
 cogita-se que foi entre os anos de 1901 e 1907.
 O primeiro carro funerário foi criado nos Estados Unidos pelo 
proprietário de uma casa funerária. O H. D. Ludlow, era movido a motor 
elétrico e possuía um chassi de ônibus. O motor à combustão foi 
introduzido em 1909, quando a empresa Crane and Breed Company tornou-se a
 primeira fabricante oficial de carros funerários.
 Desde então, muitos modelos de carros luxuosos foram adaptados ou 
produzidos para esse fim. Entre os principais estão: Chrysler, Lincoln, 
Jaguar, Mercedez-Benz, Volvo e Rolls Royce.
Veículo possui sete metros de comprimento e mantém características originais (Foto: Pedro Ferreira)
G1RN 
 
 
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