Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

EDUCAÇÃO

Brasileiro lê um livro por ano

Segundo dados do Instituto Paulo Montenegro, ligado ao Ibope, e da ONG ação educativa, o indicador do alfabetismo funcional (INAF) referente a 2011-2012 aponta que 38% dos brasileiros com formação superior apresentam nível insuficiente de leitura e escrita. A socióloga Zoara Failla é coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, e lançou um livro sobre esse assunto na Bienal do Livro.
 
A obra traz artigos de pesquisadores, escritores e de profissionais do governo, de entidades do livro e de organizações do terceiro setor acerca dos mais variados temas abordados no levantamento que ouviu, em 2011, 5 mil pessoas de 5 anos ou mais, moradoras de 315 municípios. 

O livro traz ainda os números da pesquisa e gráficos comparativos, apresentando um mapa do comportamento leitor brasileiro – o que lê, quando e onde lê, por que lê. 

A pesquisa apontou que quando falamos de leitura espontânea (aquela que você mesmo teve a iniciativa de ler), o brasileiro lê apenas 1 livro por ano, enquanto que um espanhol lê 10 livros.
Por que lemos tão pouco?

Para responder essa e outras perguntas conversamos com a professora e mestre em Língua Portuguesa Joelma Saltosque e o jornalista e professor de ensino superior Ronaldo Nezo.

Nenhum comentário: