Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 6 de julho de 2011

 HOMENAGEM DEPOIS DE MORTO

Senadores rendem homenagem ao ex-presidente Itamar Franco.

O senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) ressaltou a contribuição de Itamar Franco para a redemocratização do país, com destaque para sua atuação no retorno da estabilidade financeira, com a implantação do Plano Real.

Fernando Collor lembrou que Itamar o substituiu em 1992. Em 1989, Itamar tinha sido convidado por Collor para  integrar sua chapa. – Entre 92 e 94, ele completou o mandato presidencial para o qual fui eleito –  interrompido pelo processo de impeachment –, dando prosseguimento não só ao plano de privatizações e de abertura econômica do mercado, mas principalmente à integral e definitiva consolidação democrática do país, um cenário que hoje, duas décadas depois, impõe-se com um valor ainda maior diante da constatação da plena estabilidade política e institucional de que atualmente desfrutamos – disse.

Collor também salientou o papel de destaque de Itamar Franco na articulação para o retorno à normalidade democrática após anos de ditadura militar.

Outros senadores falaram sobre o homem público, Itamar Franco.  A senadora Marinor Brito (PSOL-PA), Renan Calheiros (PMDB-AL), Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Humberto Costa (PT-PE) e Eduardo Suplicy que disse que a morte de Itamar deixou a ética de luto, “um político respeitado por aliados e opositores, sério, honesto e responsável, que exerceu com seriedade, hombridade e honradez seus mandatos políticos sem privilegiar quem quer que fosse, por mais que privasse de sua intimidade” disse Suplicy.

Nenhum comentário: