terça-feira, 14 de dezembro de 2021
ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Iracilde Rodrigues
ALTO DO RODRIGUES - Em clima de harmonia e com resultados positivos, vereadores encerra período legislativo de 2021
segunda-feira, 13 de dezembro de 2021
BRASIL - Homens brancos do 1% mais rico têm mais renda que todas as mulheres negras do país
Em estudo que avalia a renda dos brasileiros sob um recorte racial e de gênero, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identificaram mais uma estatística entre aquelas que expõem o quadro da desigualdade no país: 705 mil homens brancos que integram o grupo do 1% mais rico da população detêm 15,3% da renda nacional.
O percentual significa um montante maior que o de todas as brasileiras negras adultas juntas, que compõem 14,3% da renda.
Os dados estão expostos no levantamento intitulado Quanto fica com as mulheres negras? Uma análise da distribuição de renda no Brasil, realizado pelo Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades (Made), ligado à Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP.
O estudo foi desenvolvido pelos pesquisadores Ana Bottega, Isabela Bouza, Matias Cardomingo, Luiza Nassif Pires e Fernanda Peron Pereira.
Para tecer as análises, o grupo associou informações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), da Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (POF-IBGE) e do Sistema das Contas Nacionais, também do IBGE.
Entre outras coisas, o levantamento mostra que a renda média mensal dos homens brancos que integram o 1% mais rico da população é de R$ 114.944,50, enquanto entre as mulheres negras o indicador registra renda de R$ 1.691,45.
Este último grupo representa 26% da população adulta do Brasil. Já os homens brancos que estão entre os mais abastados ocupam 0,56% do contingente nacional.
A concentração de renda identificada pelos pesquisadores também está expressa em outros números. O estudo mostra, por exemplo, que os 10% mais ricos da população em geral respondem por 54% da renda nacional, enquanto o 1% mais rico da pirâmide social brasileira abocanha 24,6% da renda total.
Já o grupo do 0,1% mais abastado do país representa 12,2%, o correspondente a quase um oitavo da renda.
No estudo, os pesquisadores lembram que a adoção de uma agenda antirracista tem sido demandada como prioridade na concepção de políticas públicas no Brasil e no mundo.
Eles destacam que essa tendência “reflete movimentos da sociedade civil, das organizações políticas e da máquina pública voltados a discutir e superar o racismo fundante”.
“Como parte desse movimento, novos dados permitem calibrar e compreender a relevância da construção de uma institucionalidade antirracista, que leve esses elementos em consideração da arrecadação até o gasto”, encerram, ao mencionar a importância do levantamento do Made.
Edição: Leandro Melito via Brasil de Fato
domingo, 12 de dezembro de 2021
LUTO NA MÚSICA - Artistas e amigos se despedem de Monarco, o baluarte da Portela
Histórico compositor da Portela, Monarco é autor de clássicos como "Passado de glória" e "Coração em desalinho". Além deixar um grande acervo de canções gravadas, ele também foi parceiro e inspiração para muitos artistas.
Marisa Monte, que gravou um disco em 1999 em homenagem à Portela, escreveu que Monarco "sempre foi um mestre nato" e "uma testemunha viva da história".
"A ele a gente recorria quando queria saber sobre os assuntos dos bambas. Um homem generoso e gentil. Um grande brasileiro. Nesse dia eu pude dizer o quanto o amo e digo agora que o amarei para sempre. Obrigada mestre, você viverá eternamente", disse a artista.
Paulinho da Viola, outro sambista ícone da Escola, contou que Monarco ajudou, com sua voz e consciência, "a escrever a história do samba e da Portela por mais de 60 anos". E concluiu, em luto: "Um grande artista e uma grande figura, com o coração do tamanho de um talento de valor imensurável. Perdemos hoje um grande baluarte".
Em suas redes sociais, Martinho da Vila escreveu: "Eu estou profundamente triste. Perdi um grande amigo, Monarco. Esteja na paz de Deus". Também abalada, a cantora e compositora Tereza Cristina agradeceu ao mestre. "Monarco me ensinou, me acolheu, me incentivou. Tô arrasada. baluarte", escreveu no Twitter.
sábado, 11 de dezembro de 2021
BRASILDEFATO - Derrota para Bolsonaro: Barroso determina obrigatoriedade de passaporte da vacina

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, na tarde deste sábado (11), a obrigatoriedade da apresentação do passaporte da vacina para todos os viajantes que venham para o Brasil.
A decisão significa uma derrota para o presidente Jair Bolsonaro (PL), que, além de se recusar a tomar a vacina, tem criticado a apresentação do passaporte vacinal nos aeroportos. Para combater o coronavírus, o governo federal determinou a quarentena de cinco dias para viajantes.
No texto de sua decisão, Barroso explica que a quarentena é insuficiente, “pois cria uma situação de absoluto descontrole e de consequente ineficácia da norma”. Ainda de acordo com o magistrado, a decisão do STF se faz urgente, posto que se avizinham as festividades de final de ano, quando o turismo se acentua e o Brasil poderia ser um destino fácil de turistas antivacina.
A decisão de Barroso se deu no âmbito de uma petição da Rede Sustentabilidade. Na ação, o partido pede que as medidas recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sejam respeitadas.
“O ingresso de milhares de viajantes ao país, a aproximação das festas de fim de ano, de eventos pré-carnaval e do próprio carnaval, aptos a atrair grande quantitativo de turistas, e ameaça de se promover turismo antivacina, dada a imprecisão das normas que exigem comprovação, configuram inequívoco risco iminente, que autoriza o deferimento de cautelar”, determinou Barroso.
Edição: José Eduardo Bernardes
sexta-feira, 10 de dezembro de 2021
ALTO DO RODRIGUES - Hoje é dia das eleições no município
A secretaria de Educação e Desportos iniciou na manhã desta sexta-feira (10) as eleições para gestores de escolas da rede municipal de ensino.
Três escolas localizadas na sede do município realizam o processo democrático de escolha desde às 8hs, são elas: Mons. Walfredo Gurgel, Francisco de Oliveira e Luiz Moreira.
Nas escolas Walfredo Gurgel e Luiz Moreira, o processo eleitoral prosseguirá com a votação até às 16h. Na escola Francisco de Oliveira, o encerramento está marcado para às 20h30, em razão dos estudantes do EJA, que também terão direito a voto, assim como toda a comunidade escolar.
Terminada a votação, inicia-se a apuração e o resultado com o nome dos eleitos (gestores e vices) que deverão obter obrigatoriamente a maioria dos votos (50% + 1).
A posse está marcada para o dia 3 de janeiro de 2022, para um mandato de 2 anos que encerra-se em 2023, sem direito a reeleição.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2021
PORTAL96FM - Casa de acumulador pega fogo e ele morre em Felipe Camarão
Um incêndio no bairro de Felipe Camarão resultou na morte de um homem na noite desta terça-feira (7). O caso, inclusive, teria causado uma comoção no local, com os moradores tentando apagar as chamas após ouvir o clamor da vítima. Contudo, a ação não foi suficiente e ele acabou morrendo.
Segundo informações da família, o senhor, identificado como Gogó, era um "acumulador", ou seja, mantinha, em casa, muitas coisas que recolhia nas ruas. As pessoas perceberam o incêndio quando ele começou a pedir socorro.
Os vizinhos tentaram jogar água e apagar com um extintor de incêndio, contudo, durante o socorro, o teto do cômodo onde Gogó estava cedeu e ele acabou morrendo.
O motivo do início do incêndio ainda vai ser apurado.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2021
BRASIL - MP de Bolsonaro garante pagamento de Auxílio Brasil de R$400 já nesta sexta-feira
O presidente Jair Bolsonaro assinou medida provisória, nesta terça-feira (7), que viabiliza o pagamento de R$400 do Auxílio Brasil já a partir desta sexta (10).
A informação havia sido antecipada pelo ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) durante entrevista, sábado (4), aos jornalistas Agostinho Teixeira e Cláudio Humberto, no programa Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes. Ele contou que havia conversado com o ministro João Roma (Cidadania), que o informou da decisão de editar a MP.
O texto publicado em edição extra do “Diário Oficial da União” estabelece “benefício extraordinário” para complementar o Auxílio Brasil até atingir o mínimo de R$ 400 prometido pelo governo.
Diário do Poder
NEGÓCIOS - Pequenos negócios geraram quase 80% das vagas de trabalho em outubro
Com a abertura de 201,7 mil novos postos de trabalho, as micro e pequenas empresas foram as responsáveis por 79,7% das 253 mil vagas criadas no mês de outubro. O levantamento é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Nos meses anteriores, segundo o Sebrae, esse percentual girava em torno de 70%.


Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, mesmo com a nova metodologia adotada pelo Caged, as micro e pequenas empresas (MPE) mantiveram o bom desempenho apresentado desde a retomada da geração de empregos no país. “Mesmo com um quantitativo menor do que o observado nos últimos meses, devido à mudança de metodologia, os pequenos negócios são os que mais têm ajudado no aumento da criação dos novos postos de trabalho no país. São eles os grandes responsáveis pelo sustento de milhões de famílias brasileiras”, ressaltou Melles, em nota.
No acumulado do ano, 72,7% das vagas criadas entre os meses de janeiro e outubro são dos pequenos negócios. No total, foram gerados, no Brasil, 2,6 milhões de empregos, sendo que as micro e pequenas empresas são responsáveis por 1,9 milhão. “No mês de outubro, o acumulado de vagas criadas pelas MPE cresceu de cerca 1,8 milhão para 1,9 milhão, enquanto nas médias e grandes, o incremento foi de apenas 3 mil vagas, passando de 587,7 mil para 590,7 mil”, observou o presidente do Sebrae.
Setores
Quando analisada a geração de empregos por setor, no mês de outubro, as micro e pequenas empresas do segmento de serviços foram as que mais criaram vagas (87,5 mil), como vem ocorrendo nos últimos meses. Em segundo lugar ficaram as empresas do comércio, com 61,3 mil novos postos de trabalho, seguidas pelas da indústria de transformação (28,4 mil) e construção civil (22,6 mil). Já os pequenos negócios da agropecuária apresentaram saldo negativo de 1.153 vagas.
Ao analisar as empresas de médio e grande porte, no mesmo período, dos principais setores monitorados, três apresentaram saldo negativo. Construção, com fechamento de 6,7 mil vagas, seguida pela agropecuária (- 2,3 mil) e indústria de transformação (- 81). Nesse segmento, o setor de serviços apresentou incremento de 53,9 mil vagas e o comércio, de 7,1 mil novos postos.
terça-feira, 7 de dezembro de 2021
BRASIL - Mais uma novidade
segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
CULTURA - Prazo para propostas de gestão da Cinemateca Nacional vai até dia 16
O edital de chamamento público para propostas de entidades privadas sem fins lucrativos interessadas em gerir a Cinemateca Brasileira termina na quinta-feira (16). A data considerada é a da postagem das propostas via Sedex nos Correios.


A expectativa da Secretaria Especial da Cultura é que o contrato seja celebrado em dezembro de 2021, com o repasse de R$ 7 milhões no ato de assinatura. A partir do exercício de 2022, o orçamento previsto para a Cinemateca será de R$ 14 milhões anuais, dos quais R$ 7 milhões serão repassados até maio de cada exercício e mais R$ 7 milhões serão repassados até outubro de cada exercício.
Os anexos do edital estão disponíveis aqui.
A Cinemateca foi reabsorvida pelo Ministério do Turismo, à qual a Secretaria Especial da Cultura está vinculada, em agosto de 2020, após um impasse na gestão da Cinemateca na metade do ano passado após a saída da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), que fazia a gestão da entidade.
A definição de que seria contratada uma organização social (OS) para assumir as atividades de guarda, preservação, documentação e difusão do acervo audiovisual da Cinemateca foi definida em uma portaria interministerial em junho, quando se decidiu que o novo gestor da Cinemateca Brasileira seria escolhido por meio de um chamamento público.
O acervo da Cinemateca é o maior da América Latina, com aproximadamente 240 mil rolos de filme, 41 mil títulos diferentes e 1 milhão de itens não fílmicos (como pôsteres, roteiros e outros). No final de julho, um incêndio atingiu um galpão da Cinemateca onde ficava guardada parte deste acervo.
sábado, 4 de dezembro de 2021
ALTO DO RODRIGUES - Vereador Batista de Zé de Cícero é eleito Parlamentar do Ano
O presidente da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, vereador João Batista Fernandes de Carvalho (Batista de Zé de Cícero, do Republicanos), foi eleito o Parlamentar do ano, de acordo com o prêmio Destaques ARG, versão 2021.
O evento, aconteceu na última sexta-feira (03), no teatro do CEEP e premiou outras autoridades, profissionais de várias categorias e empresas que se destacaram no ano de 2021.
A escolha do nome de Batista, aconteceu pela internet e obteve uma votação expressiva. Para o parlamentar que está em seu segundo mandato, ressalta que esse prêmio é fruto do trabalho do seu mandato em favor da população altorodriguense. “Não esperava ser citado, mas fico muito feliz pela escolha. Vamos continuar fazendo pela nossa cidade e defendendo os interesses da população, ok?”, disse Batista de Zé de Cícero.
terça-feira, 30 de novembro de 2021
ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Jean de Zé Rico
sábado, 27 de novembro de 2021
EDUCAÇÃO - Ensino a distância conquista adeptos e aumenta após fim de restrições


Apesar de apresentarem, em média, desempenho pior do que os cursos presenciais, os cursos a distância trazem opções de ensino viáveis para alunos que necessitam trabalhar e estudar ao mesmo tempo e para pessoas que necessitam compartimentar ou flexibilizar os horários de estudo.
quarta-feira, 24 de novembro de 2021
ECONOMIA - Pix deverá ser ampliado para operações internacionais e sem internet

Para os próximos anos, o Pix, ferramenta de transferência instantânea de recursos, poderá ser usado em operações sem acesso à internet e em transações internacionais, anunciou hoje (16) o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. As novidades ainda não têm data para entrarem em vigor.


Campos Neto fez o anúncio em evento especial do BC para celebrar o aniversário de um ano da nova ferramenta. Segundo ele, o Pix ainda não atingiu todo o potencial. “O uso do QR Code [Código QR, versão avançada do código de barras fotografada pelo celular] ainda depende de melhor assimilação da tecnologia pelos usuários”, explicou.
Apesar de algumas novidades do Pix dependerem de desenvolvimentos tecnológicos, o presidente do BC considerou revolucionária a evolução do sistema instantâneo de pagamentos, que funciona 24 horas por dia e permite a transferência de recursos entre contas de instituições financeiras diferentes. “A realidade superou as expectativas. O uso do Pix aumenta mês após mês. A velocidade de adoção é a mais rápida do mundo”, destacou Campos Neto.
Até outubro deste ano, cerca de 7 bilhões de transações foram executadas por meio do sistema, movimentando R$ 4 trilhões. O recorde diário de transações ocorreu no último dia 5 de novembro, com 50.045.289 operações.
O Pix tinha 348,1 milhões de chaves cadastradas por 112,65 milhões de usuários (105,24 milhões de pessoas físicas e 7,41 milhões de pessoas jurídicas), também até outubro deste ano. Ao todo, 62,4% da população acima de 18 anos usou a ferramenta para enviar ou receber dinheiro. No período, havia 762 instituições financeiras cadastradas para operar o Pix e 87 em fase de adesão. Entre essas instituições, estão bancos, financeiras, instituições de pagamento, cooperativas de crédito e fintechs (startups financeiras).
Em 12 meses de funcionamento, o Pix ultrapassou, em número de transações, meios de pagamento tradicionais. A ferramenta superou a Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o Documento de Ordem de Crédito (DOC) em janeiro deste ano. Em março, foi a vez de o Pix tomar o lugar dos boletos bancários na preferência por meios de pagamento.
segunda-feira, 22 de novembro de 2021
POLÍTICA - Bolsonaro vê Lula e Moro se aproximarem no alcance online
Sem um partido definido e sem palanques competitivos nos principais colégios eleitorais do País, o presidente Jair Bolsonaro estará ainda mais dependente das redes sociais no ano que vem que em 2018 — uma arena na qual seus principais adversários avançaram desde a última disputa e diminuíram a diferença nos engajamentos.
Mesmo investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por divulgar notícias falsas, Bolsonaro ainda é, de longe, o político brasileiro com o maior alcance nas redes sociais. No Twitter, por exemplo, ele tem 7,14 milhões de seguidores: mais que a soma do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 2,8 milhões; do ex-juiz Sergio Moro (Podemos), que tem 3,3 milhões; e que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 1,2 milhão.
Bolsonaro também está a frente nas interações, que é a quantidade de comentários, compartilhamentos ou “curtidas” que os posts recebem. Neste ano, o presidente teve 458 mil interações, enquanto o petista teve 123,2 mil. Mas essa vantagem já foi maior e está diminuindo.
A pedido do Estadão, a consultoria digital Bites compilou dados históricos sobre o desempenho do presidente e de seu principal adversário, Lula. Ao longo do ano de 2019, Bolsonaro teve 732,8 milhões de interações em seus perfis no Twitter, no Instagram e no Facebook — quase 13 vezes mais que as 56,6 milhões de interações do petista. De lá para cá, a diferença reduziu de forma expressiva: em 2021, até agora, Bolsonaro teve 3,7 vezes mais interações que Lula.
“A vantagem do presidente Bolsonaro já foi muito maior, como os números mostram. O indicativo que a gente vê aqui é uma recuperação do ex-presidente Lula em função de um entendimento melhor que a militância dele passou a ter do uso de redes sociais. Claramente, a militância de Lula e do PT está se digitalizando. Por isso, essa diminuição da diferença, especialmente no número de interações”, diz Manoel Fernandes, diretor-executivo da Bites.
A mesma comparação não é possível no caso do ex-juiz Sergio Moro — embora ele também esteja crescendo com rapidez nas redes. Recém-filiado ao partido Podemos, ele aparece como o terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto, atrás de Lula e de Bolsonaro, em empate com Ciro Gomes (PDT). Além de não ser candidato em 2018, o então juiz nem sequer tinha presença online: a conta do Twitter, por exemplo, é de abril de 2019. O perfil no Instagram, onde ele soma 2,5 milhões de seguidores, é ainda mais recente: foi criado em janeiro de 2020.
Segundo o secretário nacional de comunicação do PT, o ex-deputado Jilmar Tatto, o crescimento de Lula nas redes se deve à mudança da conjuntura política, com a soltura do ex-presidente e a volta dos direitos políticos dele por decisão do STF. “Em 2019, Lula estava preso (o ex-presidente só deixou o cárcere em 8 de novembro daquele ano) e o PT estava numa situação muito fragilizada, e isso se refletia nas redes sociais (…). Nós estamos nos preparando para 2022 desde o ano passado”, disse Tatto.
sábado, 20 de novembro de 2021
POLÍTICA - Prévias do PSDB: Vereadores e filiados do partido poderão votar pelo aplicativo neste domingo.
ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Walfredo Olegário
quarta-feira, 17 de novembro de 2021
SAÚDE - Anvisa aprova dose de reforço para vacina da Pfizer
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou resolução com a mudança da bula da vacina da Pfizer (Comirnaty) para incluir a possibilidade da dose de reforço e de que a aplicação adicional seja feita seis meses após a conclusão do ciclo vacinal para pessoas a partir de 18 anos. A aprovação foi condicionada ao monitoramento do uso da dose de reforço e de possíveis efeitos adversos.
Contudo, em reunião da diretoria colegiada nesta quarta-feira (24), foi aprovado voto, com questionamentos e recomendações ao Ministério da Saúde, para realização da campanha da dose de reforço desse e de outros imunizantes, anunciada na semana passada.
Isso porque o ministério informou, no dia 16 deste mês, que aplicaria as doses de reforço para todos os cidadãos com idade a partir de 18 anos. Até então, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) só direcionava doses de reforço para idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde.
Na semana passada, porém, nenhuma vacina contra a covid-19 tinha autorização da Anvisa para a dose adicional. A agência enviou então um ofício ao Ministério da Saúde solicitando esclarecimentos sobre a campanha anunciada. O ofício foi respondido hoje, com respostas parciais.
A partir de hoje, a aplicação da dose de reforço da Pfizer passa a estar ancorada pela permissão da Anvisa, mas as demais, ainda não. O consórcio Oxford/AstraZeneca, que tem parceria no Brasil com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), solicitou no dia 17 deste mês autorização da terceira dose para quem tomou as duas primeiras do mesmo imunizante.
A Janssen também entrou com pedido na Anvisa para aplicação da dose de reforço tanto em quem tomou a dose única da farmacêutica quanto em quem recebeu doses de outras marcas. O requerimento foi feito no dia 19 de novembro. A Anvisa deve fazer a avaliação em até 30 dias.


Os pedidos do consórcio Oxford/AstraZeneca e da Janssen ainda estão em análise pela equipe da Anvisa. A CoronaVac, da farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, ainda não solicitou a atualização para contemplar a terceira dose.
Enquanto a alteração da bula da vacina da Pfizer foi decidida pela equipe técnica e publicada no Diário Oficial de hoje, a Diretoria Colegiada discutiu diretrizes para doses de reforço em geral. A relatora do tema, Meiruze Freitas, questionou o fato de o Ministério da Saúde não ter encaminhado a campanha a partir da aprovação da Anvisa. Mesmo assim, Meiruze reconheceu, com recomendações, o benefício da dose de reforço.
“O mais adequado seria o ministério ter aprovado por meio de rito regulatório da Anvisa, a inclusão da dose de reforço, permitindo essa posologia na bula das diferentes vacinas. Entretanto, a realidade nos impõe olhar todo o cenário, e a situação que vemos, como de maior controle do ponto de vista da vigilância sanitária”, disse Meiruze.
A relatora mencionou estudos tanto das farmacêuticas quanto de autoridades sanitárias de outros países que indicam um perfil de segurança após tomar a dose de reforço semelhante ao da segunda dose. Ainda de acordo com Meiruze, pesquisas científicas apontaram uma melhoria da resposta imunológica de pessoas que receberam doses adicionais seis meses depois da conclusão do ciclo vacinal original.
Quanto a quem tomou a dose de reforço com vacina diferente das originais, a Anvisa não vê risco. Por isso, pessoas que já tiveram a aplicação da dose adicional com uma marca distinta daquela usada no ciclo vacinal primário, a princípio, não teriam grandes possibilidades de efeitos adversos.






