quarta-feira, 8 de junho de 2016

ECONOMIA - Empresa de gás planeja investir R$ 525 milhões no Brasil ainda em 2016

A espanhola Gas Natural Fenosa pretende investir R$ 525,6 milhões no Brasil este ano para expansão e modernização das redes de gás nas áreas de concessão no Rio de Janeiro e em São Paulo. O valor é 34% maior do que a empresa aplicou no País no ano passado. O montante faz parte do plano de negócios global de € 14 bilhões da companhia para o período entre 2016-2020. 

No Brasil a empresa controla as distribuidoras de gás canalizado CEG, CEG Rio e Gas Natural SPS e tem a expectativa de crescer 5% ao ano no número de clientes. O Brasil é o maior mercado do segmento de distribuição do combustível da Gas Natural Fenosa fora da Espanha e corresponde hoje a 5% do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) global da companhia.

Do total de investimentos que a empresa planeja fazer até 2020,  cerca de € 7 bilhões serão aplicados ao setor de distribuição de gás e eletricidade, enquanto que o segmento de geração de energia vai receber recursos na casa dos € 4,5 bilhões. A Gas Natural Fenosa possui uma carteira de 4 mil MW em projetos espalhados pelo mundo, e agora avalia novas oportunidades em países da América Latina; Indonésia, Índia, Austrália, Marrocos e África do Sul.

BRASIL - Especialistas são contrários à proibição de aplicativos para alertar blitz no trânsito

Pesquisadores afirmaram ser contrários ao projeto de lei que proíbe o uso de aplicativos e redes sociais na internet para alertar motoristas sobre a ocorrência de blitz de trânsito. Eles participaram de audiência pública, nesta terça-feira (7), da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática que analisa o Projeto de Lei 5596/13, que trata do assunto. O debate foi proposto pelos deputados Margarida Salomão (PT-MG) e Paulão (PT-AL).

A proposta determina que o provedor de internet deverá tornar indisponível esse tipo de conteúdo. O texto estabelece ainda que, em caso de descumprimento da norma, será aplicada multa de até R$ 50 mil. O projeto também cria multa para internautas que fornecerem informações sobre a localização de blitz.

ECONOMIA - Montadora abriu 550 vagas de emprego

A Renault do Brasil contratou 550 funcionários para a fábrica de veículos instalada no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). Segundo a montadora, “a medida atende a uma demanda momentânea de exportação e, por isso, serão utilizados contratos temporários, com duração determinada de seis meses”.

O aumento da produção visa atender as encomendas de 8 mil veículos (Duster, Sandero e Logan) vindas de quatro países da América do Sul: Argentina, Chile, Colômbia e Peru. Para tanto, o ritmo de produção da unidade paranaense subirá de 43 veículos/hora para 60 por hora.

As contratações da Renault, ainda que temporárias, estão na contramão das demais empresas do setor automobilístico nacional. A própria Renault havia demitido 470 funcionários em fevereiro de 2015, após a conclusão de um plano de demissões voluntárias (PDV). Desde então a montadora não recorreu a outras medidas de controle de pessoal, como layoffs (suspensão temporária dos contratos de trabalho) ou reduções de jornada e salário.

A Renault emprega 5,2 mil pessoas no Paraná, sendo 3,6 mil nas linhas de produção. O mais recente balanço da montadora no Brasil, divulgado em abril, informa que a produção em São José dos Pinhais em 2015 foi de 202,1 mil, cerca de 20% menos que em 2014, quando foram produzidas 253,7 mil unidades.

terça-feira, 7 de junho de 2016

ALTO DO RODRIGUES – Projeto idealizado pela SMS é destaque em revista nacional

O programa de descarte de medicamentos vencidos, idealizado pela secretaria municipal de saúde, ganhou destaque nas páginas da conceituada revista da área do Sistema Único de Saúde (SUS) nacional. A revista “Mostra Brasil aqui tem SUS” reúne as principais experiências de sucesso por todas as mais de cinco mil cidades do pais. Nas ações que deram certo no RN, o município de Alto do Rodrigues fica em 1º lugar. 

De acordo com a matéria, a secretaria municipal de saúde implementou em 2013, o programa de coleta de medicamentos. Confira texto publicado pela revista: O intuito é retirar das residências dos cidadãos todo e qualquer tipo de medicamento sem uso, evitando o desperdício, a automedicação e o descarte inconsequente ao meio ambiente. Ao longo da coleta, os profissionais informam sobre os perigo do uso indiscriminado e sem prescrição médica de remédios e alertam para os riscos de expor, sobretudo as crianças, à intoxicação. Outro agravante é o descarte desses componentes no lixo comum e no sistema sanitário. Os medicamentos em desuso passam por uma triagem do farmacêutico do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família): os que estão dentro do praz de validade e em boas condições de uso são armazenados, do contrário,  são encaminhados para a empresa responsável pela coleta do lixo hospitalar. Criou-se então no município um estoque de medicamentos disponível para doação. Mais de 60kg de medicamentos foram incinerados, evitando a contaminação do ambiente, e as doações geraram para o município uma economia de mais de sete mil reais. Diante do êxito da campanha, a SMS ampliou a coleta para farmácias comunitárias e UBS, iniciando assim um embrião da Farmácia Solidária.

Para a secretária da pasta, Maria Auxiliadora da Silva Sena, este reconhecimento é fruto de um trabalho dedicado de vários profissionais e mostra o empenho da secretaria municipal de saúde com as questões voltadas para a coletividade.


ESPORTE - Fla-Flu na Arena das Dunas pode ser sem torcida

Os torcedores de Flamengo e Fluminense de Natal que já estavam programando a ida à Arena das Dunas, no dia 26 deste mês, para ver o Fla-Flu, pela 11ª rodada da Série A do Brasileirão, podem ter os planos frustrados. Isso porque o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai denunciar o rubro-negro por causa das brigas de torcedores no último domingo (5), no Mané Garrincha, em Brasília.

O time carioca e o Palmeiras poderão ser punidos com a perda de até dez mandos de campo e multa de R$ 200 mil cada um por causa dos confrontos. O procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, já requisitou imagens da confusão e promete apresentar a denúncia até a próxima quarta-feira. Além de punição aos clubes, a procuradoria irá pedir a interdição do Mané Garrincha.

Os clubes deverão ser denunciados nos termos dos artigos 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que tratam de desordem. Ambos preveem multa que pode chegar a R$ 100 mil (cada um dos artigos) e interdição de estádio e/ou perda de mando de campo. Tanto o mandante quanto o visitante podem ser punidos. A procuradoria poderá ainda pedir a aplicação do artigo 64 do Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF, que prevê que uma eventual perda de mando possa ser cumprida no próprio estádio, mas com portões fechados.

A briga aconteceu no intervalo do jogo e depois da partida de domingo. Policiais foram acionados e usaram gás de pimenta e bombas de efeito moral para dispersar a briga. Os torcedores reagiram invadindo a área de bares do estádio e arremessaram lixeiras contras os policiais. Ao todo, 23 palmeirenses foram detidos. Um torcedor do Flamengo, Evandro Gatto, de 47 anos, foi gravemente ferido e está internado.
Resultado de imagem para fotos do fla vs flu
 Por Redação Portal No Ar com Estadão Conteúdo

ESPORTE - ABC renova com Nando, artilheiro da temporada

Na manhã desta terça-feira (7), a diretoria do ABC anunciou a renovação do contrato com o atacante Nando, artilheiro da equipe na temporada, com 17 gols. Agora, o jogador tem vínculo com o clube até o final de 2017.

Nando foi eleito o melhor jogador e artilheiro do Campeonato Potiguar, com 15 gols – 11 deles marcados no segundo turno, faturado pelo Alvinegro. Ele é o terceiro melhor goleador do país e estava sendo sondado por equipes da Série A do Campeonato Brasileiro.

Na Série C, o atacante ainda está em branco. No sábado (11), Nando tem a chance de sair do zero na competição. O ABC enfrenta o Confiança-SE às 19 horas, no estádio Frasqueirão. A equipe potiguar é a oitava colocada, com três pontos.
ABC renova contrato com artilheiro da temporada 
Fonte Portal No Ar


BRASIL - Temer assina decreto que determina à FAB transporte de órgãos para transplante

Em declaração à imprensa, Temer informou sobre o uso de aviões da FAB para transporte de órgãos. Foto: Beto Barata/PR
O presidente interino Michel Temer assinou decreto nesta segunda-feira (6) que determina a disponibilidade de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para transporte de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para transplante em todo o território nacional. O anúncio foi feito pelo presidente em declaração à imprensa, no Palácio do Planalto.

Temer citou notícia veiculada na imprensa nos últimos dias que informava da indisponibilidade de aeronave para este atendimento. “Para nossa tristeza cívica, nós verificamos que a notícia registrava que não havia avião da FAB para transportar aquele material. (…) Portanto, não haverá mais, a partir de agora, essa deficiência”, disse.

Segundo Temer, a decisão leva em conta a ideia de que “saúde é vida”, portanto, o governo deve estar atento a isso. “Nós precisamos estar atentos a esse fato, que parece ou pode parecer de menor relevância, mas tem uma relevância extraordinária”.

BRASIL - Conselho de Ética adia votação do parecer do processo de Cunha para quarta

O presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PR-BA), encerrou há pouco a reunião sem votar o parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) pela cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Rogério pediu mais tempo para analisar o voto em separado apresentado pelo deputado João Carlos Bacelar (PR-BA), que pediu, ao invés da cassação, a suspensão do mandato de Cunha por três meses. “Não poderia, por dever de lealdade, fazer a análise de forma açodada. Para fazer essa análise mais detalhadamente, poderia apresentar as alegações finais ainda nesta quarta-feira”, disse Rogério. Com isso, a votação do parecer pela cassação de Cunha foi adiada para esta quarta-feira (8). 


Parecer

O parecer foi apresentado na reunião da última quarta-feira (1), mas um pedido de vista conjunta adiou a discussão do parecer. Marcos Rogério recomendou a cassação do mandato do parlamentar por quebra de decoro. O relator acusa Eduardo Cunha de ter mentido à CPI da Petrobras ao declarar que não possuía contas no exterior.


Defesa

O advogado de Eduardo Cunha, Marcelo Nobre, rebateu as acusações e reafirmou que truste não é conta bancária e não pode ser considerado propriedade, por isso, Cunha não teria mentido na CPI da Petrobras. “Truste não é propriedade. Não se pode considerar um truste como um bem seu”, afirmou.

Marcelo Nobre justificou que a Receita Federal não autuou seu cliente por contas no exterior, porque elas não existem. “Por que a Receita não autuou meu cliente? Porque não existe [conta no exterior]. A Receita é formada por gente séria, competente e atuante. Eles não fizeram nada, porque não existe”, defendeu o advogado.

GESTÃO - Experiência do setor privado pode ajudar a melhorar gestão do SUS

O setor privado poderá colocar sua bem sucedida experiência de gestão a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), cujos ganhos em eficiência trariam grandes benefícios para os usuários. Uma proposta de transferência de know-how foi discutida no final da semana passada entre o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), que reúne algumas das mais exitosas empresas do país.

PDPs - A associação do SUS com o setor privado já é utilizada para melhorar a gestão e a incorporação de tecnologias ao sistema. Entre essas experiências estão as Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP), que são acordos entre instituições públicas e também entre instituições públicas e entidades privadas. Os acordos são elaborados para desenvolvimento, transferência e absorção de tecnologia, além de produção, capacitação produtiva e tecnológica do país em produtos estratégicos para atendimento às demandas da saúde pública.

A transferência de tecnologia dentro das PDPs pode durar até 10 anos, e com os acordos, o Brasil passa a deter a tecnologia de produção de medicamentos voltados para o tratamento de doenças autoimunes, câncer, hormônio do crescimento e aparelhos para amplificação sonora individual, entre outros. Desde 2011, foram economizados R$ 2,4 bilhões dos cofres públicos com a compra de produtos das parcerias.

BRASIL - TJRN abre inscrição para vagas de juiz titular e suplente do TRE-RN a partir de hoje

Advogados interessados em concorrer a duas vagas de juiz titular (01) e juiz suplente (01), classe jurista, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) têm a oportunidade de inscreverem-se no período de 07 a 13 de junho na Secretaria Geral do Tribunal de Justiça (TJRN).

A inscrição deve ser feita por meio de requerimento dirigido ao presidente do TJ. As vagas estão abertas em virtude do término do primeiro biênio dos advogados Luis Gustavo Alves Smith e Herbert Oliveira Mota, respectivamente titular e suplente da Corte Eleitoral potiguar.


O aviso assinado pelo secretário-geral do TJRN, Fernando Jales, é de 1º de junho e foi publicado em atenção a ofício encaminhado pela Presidência da Corte Eleitoral, com fins previstos na Resolução 034/2009-TJ. 

EDUCAÇÃO - Dicas com o professor Iran Padilha

APRENDA A DIFERENÇA ENTRE CORRETO E JUSTO.
Coincidentemente, dois juízes encontram-se no estacionamento de um *MOTEL* e, constrangidos, reparam que cada um estava com a mulher do outro.Após alguns instantes silentes e de "saia justa", mas mantendo a compostura própria de magistrados, em tom solene e respeitoso um diz ao outro: - Nobre colega, inobstante este fortuito imprevisível, sugiro que desconsideremos o ocorrido, crendo eu que o CORRETO seria que a minha mulher venha comigo, no meu carro, e a sua mulher volte com Vossa Excelência no seu... Ao que o outro respondeu: - Concordo plenamente, nobre colega, que isso seria o CORRETO, sim... no entanto, não seria JUSTO, levando-se em consideração que vocês estão saindo e nós estamos entrando...

Iran Padilha é advogado e professor de portugues

AFONSO BEZERRA – Denúncia anônima coloca a prefeitura na mira do MP

Uma denúncia anônima no Ministério Público, vai levar o Órgão Ministerial a instaurar Inquérito Civil para investigar possíveis danos ao erário público, supostamente ocasionados por irregularidades na contratação de empresa M D Tavares LTDA e pagamentos a empresa por obras públicas no município. O prefeito tem um prazo máximo de 15 dias para apresentar cópias dos contratos dos serviços de recalcamento da rua ao lado do fórum judiciário além de todos os demais contratos quem envolvam a mesma com o município. A Junta Comercial, o Promotor Público quer todas as documentações pertinentes à empresa junto ao órgão. O Promotor Cláudio Roberto também quer uma audiência com o controlador do município e o prefeito,  acompanhados dos advogados.


PENDÊNCIAS – Cartório eleitoral convoca dois partidos políticos, confira os motivos

O chefe do cartório eleitoral da 47ª Comarca, publicou dois editais, convocando os partidos PSDB e PTN municipais, para no prazo de 72 horas, apresentar a prestação de contas do ano passado. Caso não comparecem no prazo de 3 dias, as agremiações políticas ficarão “sujas” com a Justiça Eleitoral e com as contas (jugadas como) não prestadas. A publicação do Cartório Eleitoral é de ontem, 06 do 06 (junho) de 2016. Haja 6.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

ELEIÇÕES - Solidariedade lança nome de Kelps Lima como pré-candidato a prefeito de Natal

Solidariedade lançou nesta tarde, pelas redes sociais, a pré-candidatura a prefeito de Natal, do deputado estadual Kelps Lima. Confira!

BRASIL - Ministro do Turismo esclarece denúncia publicada no jornal A Folha de São Paulo

Ministro Henrique Alves se defende das acusações
Ao tomar conhecimento da matéria publicada pelo jornal A Folha de São Paulo desta segunda-feira, o ministro do Turismo Henrique Alves (PMDB), publicou no começo da tarde uma Nota de Esclarecimento sobre o caso, confira o teor os esclarecimentos do ministro Henrique: "O jornal A Folha de São Paulo repete informações veiculadas pelo mesmo jornal em 19 de dezembro de 2015 e 3 de maio de 2016 sem qualquer fato novo que justifique. Mesmo identificando motivações políticas em sua publicação, não poderia silenciar diante de tamanho absurdo, o que provarei quando tiver conhecimento do inteiro teor do inquérito – e não de destaques dolosos e de má fé – ou quando ao menos tiver recebido a preliminar citação. Sobre as relações com políticos e empresários todas são pautadas pela ética, cordialidade, respeito recíprocos e a liturgia institucional do cargo público ocupado", diz a Nota enviada a imprensa.

PENDÊNCIAS - Professor pendenciense é o 1º a conduzir a Tocha Olimpica no interior do estado


O professor pendenciense Ayrton Baracho foi o primeiro cidadão a conduzir a Tocha Olímpica no interior do estado. Quando a comitiva com a tocha chegou em Angicos, foi Ayrton Baracho que iniciou a condução da Tocha Olímpica pelas ruas da cidade.

Ayrton foi selecionado  pelo trabalho desenvolvido como professor, trabalhos voluntários, e apoio esportivo com jovens pendencienses, como também, seu esforço como estudante. "Será uma experiência incrível e inexplicável! Só quem tem essa oportunidade saberá o quanto o coração baterá forte! Antes, durante e depois da condução da tocha. Compartilharei um fogo que passou pelas mãos de muitas pessoas, algumas até famosas." disse o professor Airton Baracho.

 Neste momento, a comitiva chegam em Assu onde, por volta das 14h30, a Tocha Olímpica, desfilará pelas principais ruas da cidade e 54 pessoas terão a oportunidade única de conduzir a Tocha Olímpica. Depois de Assu, a tocha segue para a cidade de Mossoró.

BRASIL - Comissão debaterá proibição de aplicativos que alertam sobre blitz no trânsito

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados promove, na próxima terça-feira (7), uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 5596/13, que proíbe o uso de aplicativos e de redes sociais na internet para alertar motoristas sobre a ocorrência de blitz de trânsito. O debate foi proposto pela deputada Margarida Salomão

A proposta, que está em análise na comissão, determina que o provedor de internet deverá tornar indisponível esse tipo de conteúdo. O texto estabelece ainda que, em caso de descumprimento da norma, será aplicada multa de até R$ 50 mil. O projeto também cria multa para internautas que fornecerem informações sobre a localização de blitz.

ALTO DO RODRIGUES - Acontece hoje a 1ª Pedalada Ecológica

Adiada da ultima sexta-feira, em virtude do falecimento da mãe da vice-prefeita, acontecerá logo mais às 15:30h a 1ª PEDALADA ECOLÓGICA, da Escola Municipal Expedicionário Arlindo Martins, em Tabatinga. 

Concentração em frente a escola de onde se deslocarão até a comunidade de Ponciana, em todo o percurso os alunos farão arborização e concientização do uso racional da àgua e sustentabilidade. Chegando a comunidade de ponciana haverá  arborização na praça e em frente às residências de alguns moradores. Após o ato, os alunos retornarão à Escola.

domingo, 5 de junho de 2016

ALTO DO RODRIGUES - aniversariante do dia: Filgueira


Queremos parabenizar nosso amigo Filgueira, que completa neste domingo, mais um ano de vida. Querido por todos, Filgueira recebeu uma justa homenagem da esposa, Eliane, confidente de todas as horas deste homem, confira!

MEIO AMBIENTE - Hoje comemora-se o dia do Meio Ambiente, confira duas dicas de sustentabilidade

Proteja o nosso meio ambiente!
Meio Ambiente
● Adote um animal, existem muitos animais abandonados que foram vítimas de maus tratos esperando por um lar.
● Nós somos responsáveis pelo lugar em que vivemos e devemos trabalhar e cuidar para mantê-lo saudável. Denuncie práticas que agridem o meio ambiente;

Divulgue a sustentabilidade ambiental
Horta Comunitária
Não dá para mudar o mundo sozinho, é necessário a união para conseguirmos atingir essa meta de sermos sustentáveis.
● Crie projetos sociais no seu bairro, podem ser oficinas de reciclagem, horta comunitária e palestras nas escolas sobre o tema;

● Divulgue a importância de preservar a natureza e seus benefícios, é importante ensinar as crianças a serem sustentáveis, pois o futuro do planeta depende disso.