A execução segue um processo completo e técnico. O primeiro passo é a descontaminação das águas, feita com a aplicação de produtos biológicos que iniciam a recuperação ambiental. Em seguida, a Prefeitura instalou aeradores, equipamentos que aceleram a oxigenação e ampliam a eficiência do tratamento. Esse processo, está concentrado na Lagoa Nezinho Alves. Na próxima fase, as equipes entrarão com o desassoreamento, retirando o material orgânico acumulado no fundo dos reservatórios, etapa essencial para aumentar a capacidade de armazenamento e melhorar a infiltração. Após isso, será realizada a recuperação do entorno das lagoas, garantindo áreas mais seguras, limpas e adequadas para os moradores.
Paralelamente ao trabalho operacional, a gestão reforçou o monitoramento e a fiscalização das ligações de água e esgoto, combatendo ligações clandestinas e punindo quem despeja irregularmente dejetos nas lagoas. Além disso, estão sendo feitos reparos nas bombas e a gestão também vai adquirir novos equipamentos do gênero, garantindo pleno funcionamento dos sistemas. Todo esse conjunto de ações marca um avanço histórico: nunca uma gestão municipal executou um plano dessa amplitude em Parnamirim.
Para a prefeita Nilda, o trabalho representa respeito, cuidado e compromisso com a cidade e sua população: “Nós estamos fazendo o que nunca foi feito. Recuperar as lagoas é proteger vidas, cuidar do meio ambiente e evitar que as famílias sofram novamente com alagamentos e águas contaminadas. Este é um trabalho técnico, planejado e necessário. Nossa gestão é comprometida com soluções definitivas, e não paliativas. Estamos preparando Parnamirim para o presente e para o futuro”, destacou a prefeita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário