quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

ALTO DO RODRIGUES - Intermediação do escritório da Emater local garante benefícios para o agricultor

A EMATER operacionalizou o Programa Compra Direta Local da agricultura familiar em Alto do Rodrigues em 2018 onde foram beneficiados 19 agricultores(as) familiares que venderam para o programa: banana pacovan, banana maçã, mamão formosa, tamarindo, manga espada, acerola, macaxeira, batata doce, mel de abelha (em sachê), melão, melancia, abóbora e coentro, no total de 11.369,27 kg de produtos. Foram beneficiadas 15 instituições entre escolas municipais e estaduais ,assistência social e hospital do município, totalizando 3.812 beneficiários cadastrados nas instituições. 

O município foi contemplado pelo Governo Federal/EMATER em 2016 um carro frigorífico, balanças digitais, computador, exclusivo para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), enquanto outros municípios não conseguiram o transporte por não executar o PAA.

O Programa é do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e executado pelo Governo do RN , através da EMATER, onde fomenta a economia local de diversos municípios do estado , bem como contribuindo para a segurança alimentar e nutricional dos beneficiários locais.
A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura e Educação entra com todo apoio logístico e distribuição dos produtos para as entidades beneficiadas. Foram investidos no município do Alto do Rodrigues R$ 39.139,21 para compra dos produtos , que foram pagos diretamente aos agricultores fornecedores no período deAgosto/2018 à Novembro/2018 .

OBJETIVO DO CONVÊNIO
Apoio ao desenvolvimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Compra Direta Local da Agricultura Familiar, por meio da aquisição de produtos agropecuários produzidos por agricultores familiares que se enquadrem no Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar – PRONAF e que se destinem ao atendimento das demandas de suplementação alimentar e nutricional dos programas sociais do Estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: