Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 6 de maio de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Saúde intensifica campanha de Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde inicia campanha de vacinação contra a gripe para 2015. Mais 2500 pessoas devem ser imunizadas no município. Receberá a vacina quem faz parte do grupo prioritário, ou seja, parte da população que tem maior risco de desenvolver complicações causadas pela doença. A meta é garantir a vacinação de no mínimo 80% do público-alvo, até o fim da campanha, em 22 de maio.

A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).


O dia "D" no município acontecerá no próximo sábado (9), no hospital e em todos os PSF's. 

Integram o público-alvo no nosso município:  

· Crianças de seis meses a menores de cinco anos; 
· Pessoas com 60 anos ou mais; 
· Trabalhadores da saúde; 
· Gestantes; 
· Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); 
· Portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.

Para a ação, estão sendo mobilizados todos os profissionais da atenção básica em saúde que atuarão nos postos de vacinação localizados nos seguintes locais: Sala de Vacina do Hospital, PSF 02, PSF 03, PSF 05, PSF de Sítio São José e PSF de Tabatinga. 


QUEM DEVE TOMAR

1 – GESTANTES;
2 – PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS;
3 – MULHERES PÓS PARTO (ATÉ 45 DIAS);
5 – CRIANÇAS DE 06 MESES A 05 ANOS;
6 – PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS: (DIABÉTES, HIPERTENSOS, OBESIDADE, DOENÇAS RESPIRATÓRIAS, CARDIOVASCULARES...)

7 – TRABALHADORES DE SAÚDE

Nenhum comentário: