Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 13 de junho de 2014

DECEPÇÃO - Demonstração do exoesqueleto decepciona na cerimônia de abertura, ex-jogador Romário lamenta fato

Em sua página pessoal, o ex-jogador e deputado federal Romário lamentou que a demonstração do exoesqueleto, uma veste robótica, que pesa 70 quilos e é comandada pelo cérebro, foi praticamente ignorado pelas câmeras. Um projeto que pode revolucionar a vida de milhões de pessoas com deficiência, um trabalho árduo de três anos, R$ 33 milhões investidos. 


Em um flash de 3 segundos, o paraplégico Juliano Pinto, de 29 anos, usando uma veste robótica que seria comandada pelo cérebro, moveu seu pé direito e deu um pequeno chute em uma bola de futebol durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo, nesta quinta-feira. Antes do espetáculo musical que apresentou a faixa-título da Copa, a demonstração esperada desde 2011 por paraplégicos de todo o mundo e que consumiu 33 milhões de reais, boa parte vinda do governo federal, foi vista apenas de relance. Em pé, Juliano, vestindo a estrutura metálica que pesa 70 quilos e apoiado por duas pessoas, mostrou o resultado do trabalho de 156 cientistas de 25 países que, liderados pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, viabilizaram a demonstração no início do campeonato.

O esperado era que um paraplégico, usando o exoesqueleto, levantasse de sua cadeira de rodas, desse alguns passos no gramado e então chutasse a bola para dar início aos jogos. Na cerimônia, o paraplégico Juliano Pinto, de 29 anos, moveu o pé direito e deu o chute em uma bola.

"Desejo sucesso ao neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis e toda sua equipe. Esperamos ansiosamente que, em breve tempo, o exoesqueleto possa ser comercializado", disse Romário.


Nenhum comentário: