Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Ao término do show do cantor Jonnhy Kzanova teve início a solenidade da aula inaugural nesta noite de terça-feira na quadra Omar Rodrigues que contou com um grande número de alunos e diversas autoridades.

Estiveram presentes Abelardo Rodrigues Filho (prefeito), Rita Martins (primeira-dama), Emília Patrícia (Emília Patricia), Francleide campos (Secretária de Assistência Social), Gerlane Baracho (adjunta da assistência social), Irani Cunha (secretária municipal de educação), Dôra (secretária de saúde), Luciana Monteiro (interlocutora do PRONATEC e chefe de gabinete da secretaria de assistência social) Andréia Cassia (supervisora do PRONATEC), Deuzimar Freire Brasil (professor da UFRN), Décio Cabral (Gerente de comunicação do Ativo Petrobras em Alto do Rodrigues), Nadjair Fernandes (representante da empresa NIPPON), Nixon Baracho (vereador) Zé Pedro (vereador), Antonio Leão (Lobão vereador), Edilândia Mulatinho (vereadora e presidente da Casa).

No primeiro momento serão disponibilizados seis cursos: Soldador MIG, Soldador Eletrodo, Lixador, Caldeireiro, Corte e Costura e Manicure e segundo a secretária de assistência Social, muitas mulheres se inscreveram para fazer o curso de Solda.

Discurso do prefeito Abelardo Rodrigues na aula inaugural do PRONATEC

A secretária de educação Irani Cunha disse que muito se comentava da falta de cursos de qualificação e agora a prefeitura está disponibilizando essa oportunidade com cursos de qualidade que vai valorizar ainda mais a alta estima dos alunos. "O emprego edifica o ser humano. Fico feliz em ver aqui alunos que estudaram na EJA (Educação de Jovens e Adultos), que são alunos que começaram tarde os estudante e hoje estão aqui em busca de qualificação para ter seu emprego garantido. Agarre essa oportunidade, pois vocês estão sendo muito privilegiados. Ficamos honrados em participar da gestão, em saber que tem um prefeito que investe em qualificação. Para se ter uma ideia, à noite tem dois ônibus que vai para Assu, sendo mais da metade de alunos é para fazer cursos. A prefeitura disponibiliza transporte para os IFRN´s de Macau e Ipanguaçu, além transporte para a faculdade em Angicos. Pretendemos fazer muito mais na educação", disse a secretária de educação Irani Cunha.

A interlocutora do PRONATEC no município Luciana Monteiro deu uma ótima notícia, quando anunciou o aumento no número de vagas nos cursos de Corte / Costura e Manicure para 40 vagas cada curso

Representando a empresa NIPPON, Nadjair Fernandes disse que vale a pena um esforço a mais porque não existe "sorte" sem preparação. A sorte é a preparação aliada à oportunidade e se não tiver preparação, vem a oportunidade e você não vê.

O gerente de comunicação do Ativo da Petrobras em Alto do Rodrigues, Décio Cabral, disse que a Petrobras pretende investir fortemente nos próximos anos para duplicar a produção de petroleo e só conseguirá isso com profissionais qualificados. "Em três meses, vocês podem mudar as suas vidas, iniciando um carreira técnica, no campo de solda por exemplo, existe uma infinidade de opções para o profissional. É isso que o Brasil precisa, é isso que o Alto do Rodrigues precisa". Décio disse que o gerente da unidade no Porto de Suape, em Pernambuco, está importando mão de obra chinesa, por falta de profissionais na região. "Esses cursos que estão sendo disponibilizados aqui, ao concluírem com sucesso o curso, você estarão habilitados para trabalhar no Alto do Rodrigues e no país como um todo. É aproveitar a oportunidade e trabalhar focado, esse é o meu desejo", frisou Décio Cabral.

Andreia Cassia disse que a iniciativa de trazer o PRONATEC, nasceu da dificuldade que os trabalhadores passavam quando uma empresa se instalava na cidade e não absorvia àqueles pais de família, por falta de qualificação. Segundo Andreia Supervisora do PRONATEC, a empresa NIPPON de pronto aceitou a ideia de ceder suas instalações para servir de laboratório, isso demonstra interesse da empresa em qualificar mão de obra local, além do grande incentivo social. Na sexta-feira, 20 terá a primeira aula do curso de Soldador de eletrodo às 19h na Escola Municipal Francisco de Oliveira e no sábado a partir das 08h o curso de Soldador em MIG com duração de oito horas. Em Pendências no ano passado já foram concluídas dez turmas e esse ano serão concluídas onze turmas. Andreia também falou da ajuda de custo (auxílio transporte) que é pago aos alunos mensalmente e é depositado na conta de cada aluno. Andreia já alertou que se houve problema no pagamento a responsabilidade não é da prefeitura e sim, do curso.


O professor Deuzimar Brasil enalteceu em seu discurso a importância da parceria da empresa NIPPON e da prefeitura. Para o professor da UFRN, só pelo fato da empresa abrir seu canteiro e servir de laboratório demonstra um grande interesse em preparar pessoas e transforma-la em profissionais e a prefeitura está também fazendo a parte dela, quando disponibiliza servidores para apoiar no PRONATEC. Quanto à Petrobras podemos afirmar que é uma empresa que também incentiva a qualificação de seus profissionais e toda essa participação entre a prefeitura, empresa, petrobras e a UFRN é que fazem o sucesso do PRONATEC e último parceiro são os alunos e para terminar seu discurso, professor Deuzimar contou uma história verídica de um homem que tinha 22 irmãos e morava no interior, depois de passar muitas dificuldades no interio de São José do Campestre, mudou-se para Natal e foi engraxate e passando pelo prédio da antiga LBA (Legião Brasileira de Assistência hoje) viu um aviso para o curso grátis de datilografia e fez, passou chegando a se tornar gerente do Banco do Brasil. Graças ao curso gratuito de datilografia, o amigo do professor Deuzimar “Nós é que temos a chave da mudança e quando a gente muda a nossa vida, a gente muda a vida da nossa família, cidade e do país”.

Prefeito Abelardo conversando com Décio e Deuzimar

Jonnhy Kzanova atração local na solenidade da aula inaugural do PRONATEC

Grande número de alunos e convidados na aula inaugural do PRONATEC

Prefeito Abelardo prestigiando aula inaugural do PRONATEC

Andreia Cassia Supervisora do PRONATEC discursando na aula inaugural

Secretária de Assistente Social Francleide Campos parabeniza os alunos e os parceiros do PRONATEC

Prefeito Abelardo Rodrigues parabeniza o representante da NIPPON, Nadjair Fernandes

Décio Cabral, Deuzimar, Abelardo, Nadjair, Emilia e Francleide

Nenhum comentário: