Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 9 de julho de 2013

ESPORTE - Destaque do kartismo potiguar viaja para o Brasileiro


Com apenas 11 anos e vivendo a sua terceira temporada no automobilismo, o piloto potiguar Guilherme Barreto (L'auto Cargo,Cipen-cirurgia pediátrica de Natal e Paisagismo Patrícia Cacho) já está de malas prontas para a disputa do Campeonato Brasileiro de Kart, que acontece de 8 a 13 de julho, no Kartódromo Internacional de Serra, região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. O piloto embarca na próxima segunda-feira (8), às 15h, com a expectativa de trazer um grande resultado para o estado. 

Apesar da pouca idade, Guilherme se mostra preparado para enfrentar adversários de todo o Brasil. “A competição vai reunir os principais atletas do país. Então, estou focado e pretendo trazer um resultado positivo para o Rio Grande do Norte. Apesar de não ter uma pista no estado para treinar, fiz uma boa preparação em Recife e vou competir em alto nível. Estou vivendo uma grande expectativa de acelerar logo na pista”, destaca o kartista. 

De acordo com o seu pai, Edson Barreto, a falta de pista no Rio Grande do Norte foi a principal dificuldade na preparação para a competição nacional. “Existe a questão do deslocamento até Recife para treinar. Isso dificulta muito a preparação para competições de alto nível, como o Brasileiro. O nosso kartódromo foi demolido para a construção da Arena das Dunas e os nossos atletas ficaram sem opção para treinamento. Tínhamos uma pista excelente, que ficava no coração da cidade, e agora temos que pegar a estrada para realizar os treinamentos. No entanto, Guilherme treinou forte e está preparado para enfrentar os maiores pilotos do Brasil”, destaca Barreto. 

Apesar das dificuldades enfrentadas para treinador, o kartista colhe o fruto das suas temporadas no Recife. Competindo com kartista de até 13 anos, Guilherme Barreto é o atual líder do Campeonato Pernambucano, na categoria Júnior. “O Pernambucano é um campeonato importante e, apesar de competir com atletas mais velhos, o Guilherme tem realizado grandes provas e lidera a disputa. A competição também está servindo de preparação para o Brasileiro”, aponta Edson. 

O piloto potiguar sabe que a competição nacional servirá de vitrine para mostrar o seu trabalho. “Os principais nomes do esporte estarão no Espírito Santo. É a principal competição de kart do Brasil e quero mostrar que o nosso estado está andando forte. Já tive a experiência em outras competições nacionais e agora chegou a hora de mostrar a evolução do meu trabalho”, aponta Guilherme. 

Em 2012, Guilherme Barreto foi o vencedor do Prêmio Dez, o Oscar do esporte potiguar, na categoria kart. O atleta também acumula experiência em competições nacionais. O jovem kartista já disputou a Copa das Confederações, em 2012, em Vespasiano/MG, além da Copa do Brasil, em 2011, tendo ficado na nona colocação nas duas competições. 

Brasileiro é a principal competição da categoria

O Campeonato Brasileiro de Kart é organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo e deve receber cerca de 200 competidores de todo o Brasil, divididos nas categorias Mirim, Cadete, Super Cadete, Júnior Menor, Júnior, F-4, Sudam e Shifter.  A segunda etapa do Brasileiro será no Kartódromo Internacional Júlio Ventura, em Eusébio, região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará.


De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Kart, Rubens Gatti, a escolha das sedes para as competições nacionais levaram em conta o crescimento do kart nos últimos anos e o potencial de crescimento para o futuro. “Temos que pensar o kart como um todo e levar competições a diferentes pontos do Brasil. Acreditamos que com as competições no Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina vamos ter novos recordes de participantes nesse ano”, destacou ao site da CBA

NA REDE

Nenhum comentário: