Memorial às vítimas de Covid

sábado, 18 de maio de 2013

ALTO DO RODRIGUES

Palestras, depoimentos e eventos marcam dia de combate à exploração sexual infantil no município


O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes está sendo comemorado em Alto do Rodrigues com palestras e eventos de conscientização na Escola Municipal Luiz Moreira da Silva.

Um grupo de palestrantes deram início ao evento com objetivo de sensibilizar e orientar a população. Entre eles o pastor Carlos Alberto da Igreja batista onde o mesmo ministrou sobre "A influência da mídia na vida das crianças e adolescentes", do conselheiro Jair Gomes de Macau que falou sobre o "O estatuto da criança e do adolescente (ECA)", a Assistente Social Maria Gerlande falou acerca da "Estatística da realidade do município do Alto do Rodrigues das crianças e dos adolescentes que se encontram em situação de risco", já a Psicóloga Tathiana reche, ministrou sobre"Traumas causados através do abuso sexual a criança e adolescentes".
 
 
Outra informação importante que os palestrantes passaram para a população foi a diferença entre abuso e exploração sexual. A primeira é quando um adulto utiliza o corpo de uma criança para praticar um ato sexual e a segunda é quando uma criança é explorada sexualmente com a intenção de se obter lucro.
 
Francleide Campos (Secretária de Assistência Social), Maria de Fátima (Diretora da Escola Luiz Moreira da Silva), Maria Auxiliadora (Conselheira Municipal) e Nalda (Secretária adjunta de educação).
 
Todas deixaram seus recados no  dia de combate à exploração sexual infantil.   
 
A Secretária de Assistência Social Francleide Campos deixou sua mensagem e acompanhou  todas as palestras. 
 
Um dos momentos mais emocionante aconteceu quando dona Lucicarla funcionária pública, contou parte de seu depoimento de sua infância, a mesma confessa já ter sido violentada quando criança e adolescente. 
 
 
O grupo teatral jovem da Igreja assembléia de Deus em Alto do Rodrigues encenaram uma peça teatral que mostrava os perigos na vida da criança e do adolescente nos dias de hoje.
   
Intervalo ainda houve tempo para o tradicional Coffee Break 
 
Pátio da escola lotado, todos atentos a as palestras. 
 
Equipes que organizaram o evento

Equipe da Secretaria de Educação: Tathiana Reche (Psicóloga), Maria Gerlande (Assistente Social), Ionara Rodrigues (Coordenadora dos Anos iniciais), Maria Cecília (Coordenadora Equipe multi diciplinar), Nalda (Secretária adjunta de Educação), Erasmo Leonez (Coordenador de comunicação da educação), Gerlândia (Assistente Social). Segundo a Coordenadora dos Anos iniciais Ionara Rodrigues, a intenção é sensibilizar as pessoas e principalmente orientá-las a denunciar, “Muitos casos ficam invisíveis, pois muitas pessoas tem medo de fazer a denúncia”, explica Ionara, que diz ainda que a denúncia é anônima e deve ser feita para combater este tipo de violência.
 
“A nossa função  é cobrar as autoridades, quando chega um caso nós repassamos ao conselho tutelar e cobramos uma atuação do poder público”, finaliza a coordenadora.


Equipe da Assistência Social tambem fizeram  parte da organização do evento.


Além das palestras e apresentações realizadas hoje pela manhã, o evento continua ápartir das 13:30 com abertura para debates, Analise das situações de risco do município de Alto do Rodrigues e apresentação em plenária.
 
A tarde ainda haverá abertura do 1º Torneio do 18 de maio em combate ao abuso e exploração sexual da criança e do adolescente, a partida acontecerá no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra com participação dos alunos do 6º ao 9º ano, Equipe da Secretária Municipal de Assistência Social.
No encerramento acontecerá a entrega da premiação. 
 
Faça bonito em caso de exploração sexual infantil disque 100, lembrando que este não é o único caminho e que órgãos como o conselho tutelar e a polícia militar também recebem denúncias.
 
Atenção a denúncia pode ser feita no Conselho Tutelar, Alto do Rodrigues, Polícia Militar ou através dos disques denúncias: 100 ou em caso de emergência o 190 

Nenhum comentário: