Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 28 de junho de 2012

GUAMARÉ

Hélio Miranda supera censura partidária e é homologado candidato à prefeito do município
foto: laurivan Sousa

Quatro anos depois, a volta por cima. Assim pode ser resumida a trajetória política recente do ex-vereador Hélio Miranda em Guamaré. Após ter tido a legenda negada para ser candidato à Câmara do município em 2008, “Helinho”, como é mais conhecido, foi homologado pelo PMDB na noite da última quarta-feira como candidato a prefeito na eleição deste ano.

A oficialização da candidatura de Helinho se deu por unanimidade, assim como a da sua companheira de chapa, a ex-vereadora Maria de Souza Costa da Silva, a “Pretinha”, candidata a vice-prefeita. 

Juntos, Helinho e Pretinha formarão a chapa “puro sangue” do PMDB na eleição de Guamaré e comandarão uma coligação que tem 12 partidos ao todo: além do PMDB, PT, PTN, PSD, PCdoB, PDT, PTdoB, PSDC, PPS, PV, PR, PRB e PRTB.

O candidato à Prefeitura foi aclamado por aliados políticos, amigos, familiares e militantes durante a convenção que lotou o Clube Municipal, com a participação de um público estimado em 2.500 pessoas — metade delas acomodadas na área interna do clube. 

O deputado estadual Hermano Morais, uma das lideranças estaduais do PMDB, também participou do evento. “Não poderia deixar de vir dar minha contribuição a este grupo de amigos que tenho aqui”, afirmou Hermano. “Essa união em torno de Helinho oferece a Guamaré uma nova oportunidade de crescimento e de justiça social”.

O prefeito Emilson de Borba Cunha (PTN), o “Lula”, também empresta seu apoio ao candidato do PMDB, assim como o ex-prefeito Auricélio Teixeira (PTB). “Ninguém melhor que Helinho e Pretinha para dar continuidade ao trabalho que começou com a administração do prefeito Auricélio e se prolonga na nossa, no esforço de melhorar a qualidade de vida do povo de Guamaré”, destacou Lula, no pronunciamento que fez na convenção.

Até chegar à sua candidatura a prefeito, Helinho enfrentou há quatro anos um processo de censura dentro do PMDB. Na eleição de 2008, o partido era presidido por um grupo contrário à sua corrente política e liderado pelo ex-prefeito Dedé Câmara.

Esse grupo atuou para isolá-lo dentro do partido e para negar-lhe a legenda, quando ele então pleiteava a recondução à Câmara Municipal. O obstáculo de última hora levou Helinho a lançar a esposa, Christianny Fonseca, como candidata pelo PTN e ela acabou eleita como a vereadora mais votada do município, com o dobro de votos do segundo colocado.

Em um discurso pontuado pela emoção, e que o levou às lágrimas no encerramento da convenção, Helinho relembrou o episódio. Porém, longe de guardar mágoas, disse que seguiu em frente e continuou trabalhando em favor da população, como aliado das gestões de Auricélio Teixeira e de Lula e, também, dos vereadores da base governista. “Mesmo sem mandato, sempre estive ao lado do povo”.

E é ao lado da população, da candidata Pretinha e dos candidatos a vereador que integram sua coligação que Helinho quer chegar agora à Prefeitura de Guamaré. “Espero ser eleito e ir para a Prefeitura nos braços do povo”.

Nenhum comentário: