Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

AL presta homenagem póstuma a Mário Negócio

Hoje (12), dia em que completaria cem anos, o ex-deputado Mário Negócio, falecido em 1951, foi homenageado pela Assembleia Legislativa com o título de cidadão norte-riograndense, entregue ao seu filho primogênito, Danilo Gade Negócio, ex-secretário da Fazenda do RN no governo Tarcísio Maia (1975-1979). “Mário recebeu postumamente esse título, que foi aprovado à unanimidade e é uma forma de justiça e reconhecimento. Ele, que foi um grande homem, e toda a família Negócio são merecedores do nosso respeito e admiração”, disse o presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PMN).

O homenageado estava representado, além de Danilo, pelos filhos Cláudio Negócio, José Nilton Negócio e pelos netos Mário Neto e Raimundo  Marciano, além de outros familiares. Boa parte da família veio ao Nordeste especialmente para o ciclo de homenagens pelo centenário de seu nascimento, já iniciado na cidade paraibana de Itacima, onde o ex-deputado faleceu vítima de um acidente automobilístico. No local de sua morte foi erguida uma capela, “Um verdadeiro monumento ao meu pai”, segundo o relato emocionado de Danilo Negócio. 

Na Assembleia, o propositor do título foi o deputado Gilson Moura (PV). “Mário Negócio nasceu em Fortaleza, mas escolheu nosso estado para  viver e servir. Foi um grande homem, de grandes planos e projetos”, disse.

Mário Negocio de Almeida e Silva nasceu em Fortaleza e aos quatro anos foi morar em Mossoró. Advogado competente e reconhecido na região Oeste, foi eleito deputado estadual e exerceu seu mandato de 1946 a 1950 e em 1951 foi escolhido secretário geral do estado pelo então governador Dix-Sept Rosado. 

Sua morte foi no dia 30 de março de 1951e apenas três meses depois, no dia 12 de julho de 1951, Dix-Sept Rosado morreria na queda do avião que fazia uma viagem oficial ao Rio de Janeiro. Em março passado, quando completou 60 anos de seu falecimento, a Assembleia fez uma sessão solene para lembrar a data.

Nenhum comentário: