Memorial às vítimas de Covid

domingo, 1 de maio de 2011

IPANGUAÇU

Prefeito Leonardo recebe a visita da Governadora e ministro nas áreas alagadas.
Sob Estado de Emergência desde a tarde da última quinta-feira, o município de Ipanguaçu recebeu na manhã deste domingo (01) a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini. Ao lado do prefeito da cidade, Leonardo Oliveira, do ministro Garibaldi Alves Filho, da Previdência Social, e do secretário de Estado da Agricultura, Betinho Rosado, a governadora esteve em áreas atingidas pela inundação do Rio Pataxó e acompanhou os trabalhos de remoção e assistência às famílias desabrigadas.

A comitiva visitou dois dos bairros atingidos pelas águas do Rio Pataxó, Maria Romana e Ubarana. Rosalba garantiu ao prefeito que o município poderá continuar contando com o apoio do Estado. “Conversei com o prefeito Leonardo Oliveira e estaremos dando todo o apoio necessário às famílias. Já enviamos duas maquinas para auxiliar no serviço de limpeza do Rio pataxó e apoiaremos na assistência às famílias. É hora de nos juntarmos para resolver esse problema. Sabemos que o município não tem condições de fazer todo o trabalho, mas juntos trabalharemos pela população” disse a governadora.

Com viagem à Capital Federal agendada para esta semana, a governadora também se prontificou a unir forças com o prefeito para conseguir apoio também do governo Federal. “Em Brasília, junto com o ministro Garibaldi, buscaremos soluções para depois desassorear o rio e construir casas para a população, em áreas não alagadiças, através do programa Minha Casa Minha Vida”, afirmou.

Para o prefeito Leonardo Oliveira, o apoio dos governos Estadual e Federal é de vital importância para que se encontre uma solução definitiva para o problema, que atinge o município há décadas. “A prefeitura tem atuado da maneira que pode, dentro do que dá para fazer com os recursos financeiros limitados que temos. Uma solução definitiva só virá através de uma parceria com os governos da presidenta Dilma e com o do nosso Estado. Vamos trabalhar por isso. Nosso desejo é que a população de Ipanguaçu nunca mais precise passar por essa situação”disse o gestor municipal.


A população também comunga do mesmo sentimento. Com a triste experiência de quem afirma já ter vivido diversas inundações, o agricultor Edivan da Silva disse que “não aguenta mais viver essa situação”. “Tenho 61 anos e digo que o prefeito (Leonardo Oliveira) foi o único que conseguiu dar inicio na limpeza do Rio Pataxó e se ele não tivesse feito isso, e feito a parede da Base Física, a água já era para ter tomado mais parte do nosso bairro”, apontou.

Segundo dados atualizados da Defesa Civil de Ipanguaçu, já passa de 100 o número de famílias assistidas pela prefeitura municipal e pela Defesa Civil, o que representa mais de 360 pessoas.

As inundações se iniciaram na última segunda-feira (25) e atingiram três bairros até o momento: Maria Romana, Ubarana e Manoel Bonifácio. Na zona rural, treze comunidades estão isoladas (Santa Quitéria, Barra, São Miguel, Luzeiro, Cuó, Lagoa de Pedra, Itú, Picada, Porto, Salinas, Deus nos Guie, Sacramentinho e Pau de Jucá).

Nenhum comentário: