Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 9 de junho de 2010


Prorrogado

Prazo do uso obrigatório da cadeirinha para crianças fica para setembro
O prazo para o uso obrigatório da cadeirinha e outros assessórios de segurança para crianças no banco traseiro do carro foi prorrogado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), na véspera da data marcada para entrar em vigor.
A lei entraria em vigor hoje, quarta-feira (9), mas a fiscalização só começará em 1º de setembro. Com a decisão anunciada ontem, terça-feira (8) os motoristas que transportam crianças ganham um prazo de mais de 50 dias para adaptarem seus carros.
Há 88 modelos de cadeirinha infantil credenciados no mercado, o mais barato custa R$ 150. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a utilização correta do equipamento reduz em até 70% a possibilidade de morte da criança num acidente.
A LEI E OS EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS
Até1 ano: bebê conforto no banco de trás
De 1 a 4 anos: cadeirinha no banco de trás
De 4 a 7 anos e meio: assento de elevação, sem encosto, no banco de trás
De 7 anos e meio a 10 anos: banco de trás com cinto

IPANGUAÇU

CAMINHADA CONTRA O TRABALHO INFANTIL

A Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, através da Secretaria de Assistência Social realiza neste dia 10 de Junho (amanhã), uma caminhada em defesa do trabalho infantil em culminância com o Projeto 12 de Junho - Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho de Menores. Este ano tem como tema: "Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil", e Subtema: "Vamos Driblar o Trabalho Infantil; Educação de Qualidade é a melhor jogada pra uma infância dígna; Jogue limpo com as crianças e adolescentes; Dê um cartão vermelho para o trabalho infantil.


O evento em forma de caminhada terá saída prevista ás 15:00hs do Ginásio Poliesportivo José Araújo Filho, e encerramento em frente á Secretaria Municipal de Educação. Valéria Faustino de Zouza coordenadora do PETI em Ipanguaçu convida todas as famílias ipanguaçuenses para participar desse momento.


INSCRITOS AGUARDAM SOMENTE DATA PARA INÍCIO DE CURSOS

Conforme revelou a Assistente de programas especiais da Secretaria de Asistência Social de Ipanguaçu, Glória Josefa de Medeiros, a procura pelos cursos de Pintor e Pedreiro, oferecidos pela Prefeitura local através do ÊPA - Espaço de Produção de Desenvolvimento Sustentável, foi extremamente acima da média.


Segundo Glória Josefa, 69 pessoas se inscreveram, mas serão formadas somente duas turmas de 30 alunos cada, isto é, ficarão 9 inscritos no quadro de cadastro reserva, esperando uma eventual desistência. A Prefeitura de Ipanguaçu aguarda apenas o sinal verde do ÊPA para dar início aos cursos que serão 200 hs/aulas, incluindo tanto aulas teóricas como práticas.


O projeto do Instituto ÊPA tem o apoio financeiro do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego e do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador, e atende outras cidades do Rio Grande do Norte como: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Assu, Carnaubais, Itajá, Macau, Pendências, Porto do Mangue e São Rafael. Nesses municípios, o órgão oferece novas opções de cursos como Azulejista, Gesseiro, Armador, Reparador e Eletricista.


O programa tem o objetivo de atender regiões atendidas pelas enchentes em 2009 como é o caso de Ipanguaçu, ou simplesmente oportunizar a muitas pessoas o direito de uma profissão segura. A idéia é promover o desenvolvimento local, auto sustentabilidade econômica, social, cultural, ambiental e política.


APÓS SOLICITAÇÃO DA PREFEITURA, COSERN GARANTIU EXPANSÃO DE ENERGIA EM ATÉ 45 DIAS

Segundo informações do militante petista em Ipanguaçu o professor Joildo Lobato Bezerra, as famílias ipanguaçuenses desabrigadas em função das últimas enchentes e que foram abrigadas em prédios públicos municipais, continuam ansiosamente aguardando a data em que vão receber a posse de suas novas moradias.

E visando atender a demanda da comunidade atingida,a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu construiu 72 casas populares numa área absolutamente segura,ou seja, sem qualquer possibilidade de danos provocados pelas enchentes que a cidade venha a sofrer.


Por conseguinte, a Prefeitura Municipal solicitou no último dia 02/06 a Cosern - Companhia Energética do Rio Grande do Norte a expansão da rede de energia em todas as moradias. A empresa alegou como resposta que o serviço de luz estaria pronto em até 45 dias. "Estamos somente esperando a ação da Cosern", conta Joildo Lobato.

Segundo o Secretário de Finanças e Presidente de Defesa Civil Ivan Fonsêca, o município acolheu inicialmente cerca de 43 famílias que perderam suas moradias por causa das enchentes do ano passado, alojando-as nos seguintes prédios: Escola do Baldum, mercado público de Arapuá, Escola da Angélica, antigo Hospital e Maternidade Marola Caldas dentre outros espaços. Atualmente, muitas dessas famílias já estão em suas casas mesmo enfrentando riscos, sorte que o inverno registrado este ano foi abaixo da média.
AINDA HOJE

Os discursos dos vereadores de Pendências, na sessão ordinária de ontem. O bate-boca entre os edis, arrancou aplausos da plenária. Projetos do prefeito, foram recusados e requerimentos da oposição foram aprovados.
As novidades e os preparativos para a sessão ordinária dos vereadores de Alto do Rodrigues, que acontecerá logo mais, às 20h. Expectativa de casa cheia. 

ENQUETE 

Prazo termina às 18h.
Não esqueça de votar na nossa enquete, já que o horário terminará às 18h e o resultado será comentado na sessão  ordinária.

Nenhum comentário: