segunda-feira, 24 de outubro de 2022
domingo, 23 de outubro de 2022
ELEIÇÃO 2022 - Barroso autoriza estados a fornecerem transporte público gratuito no 2º turno
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso (foto), decidiu que os Estados também podem oferecer voluntariamente e de forma gratuita seu serviço de transporte público no dia da votação do 2º turno das eleições, no dia 30 de outubro.
O STF já havia decidido, em uma ação movida pelo partido Rede Sustentabilidade, que os municípios podem conceder transporte gratuito no dia da eleição de forma voluntária. Agora, Barroso analisou um outro pedido, que foi apresentado pelo governo da Bahia, e solicitou que o tribunal esclarecesse a decisão tomada e se a medida valeria para os estados.
O estado nordestino questionou se a disponibilização do serviço poderia ser feita independentemente do modal, como metrô, ônibus e trens. De acordo com Barroso, a oferta pode ser feita por qualquer meio de transporte. Até agora, ao menos 18 capitais brasileiras aderiram ao transporte público com tarifa zero no dia do 2º turno.
Vale lembrar que o ministro fixou o entendimento de modo que, se o município oferecer um serviço gratuito de transporte, os prefeitos e gestores locais não podem ser punidos por crimes eleitorais ou crimes de improbidade administrativa.
O magistrado deixou expresso que não pode haver qualquer discriminação com relação à posição política na prestação deste serviço e declarou que esta é uma forma de garantir o direito constitucional ao voto, pois muitas pessoas não teriam recursos para ir até o local de votação.
JovemPan
ELEIÇÃO 2022 - Horário de votação foi unificado e seguirá a hora oficial de Brasília: das 8h às 17h
No próximo domingo (30), eleitores de 5.570 cidades do Brasil vão às urnas. O horário de votação foi unificado e seguirá a hora oficial de Brasília: das 8h às 17h
Fique atento!
No Acre, a votação acontece das 6h às 15h do horário local.
Em 11 municípios do Amazonas, que seguem o fuso do Acre, a votação também começa às 6h e termina às 15h do horário local: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença.
Nos outros 51 municípios do Amazonas, a votação vai das 7h às 16h do horário local.
Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a votação também vai das 7h às 16h do horário local.
Já em Fernando de Noronha (PE), ela vai das 9h às 18h também do horário local.
Tudo isso para coincidir com o horário de Brasília.
TSE
quarta-feira, 19 de outubro de 2022
ALTO DO RODRIGUES - Município conta agora com caminhão frigorífico para o transporte da merenda escolar
Ampliando os investimentos do município com vistas na melhoria da qualidade do ensino oferecido na rede municipal, a gestão do prefeito Nixon Baracho entregou esta semana um caminhão frigorífico que será utilizado na distribuição da merenda escolar no Alto do Rodrigues.
O veículo atende de forma satisfatória a demanda da rede municipal no transporte de alimentos, uma vez que tem em sua composição um baú isotérmico que serve para refrigeração e congelamento dos alimentos, de forma separada por meio de uma divisória móvel.
O caminhão possui também uma tecnologia que consiste em um sistema de vedação, permitindo a contenção de água, pó e impurezas.
Desde que assumiu a gestão municipal, o prefeito Nixon Baracho direcionou esforços no sentido renovar a frota de transportes do município, com o intuito de atender a demanda de todos os setores administração.
Frota do transporte escolar ampliada em 100%
A frota de ônibus para o transporte escolar, por exemplo, foi ampliada em 100%. Foram adquiridas novas ambulâncias e a prefeitura também fez a aquisição de um veículo exclusivo para fazer o transporte de crianças portadora de autismo.
terça-feira, 18 de outubro de 2022
ALTO DO RODRIGUES - Foi dado o pontapé inicial na obra do saneamento básico da cidade
Uma obra de extrema importância para o município, o tão sonhado saneamento básico de Alto do Rodrigues, foi iniciado nesta terça-feira (18), na gestão do prefeito Nixon Baracho.
Desde que assumiu a Prefeitura, o prefeito tem trabalhado para destravar todos os processos técnicos e burocráticos possíveis para finalmente assinar a ordem de serviço e iniciar esta obra tão esperada pela população.
Orçada em cerca de R$ 13 milhões, com recursos totalmente desembolsados pelo município, a execução da obra teve início na manhã de hoje, pela Rua Maria Gionar, no bairro São Francisco, conforme havia anunciado o prefeito Nixon Baracho.
Uma vez concluído e em pleno funcionamento, o sistema de esgotamento sanitário trará como benefícios para população e para o município. A erradicação de doenças, a melhoria da qualidade de vida e do Índice de Desenvolvimento Humano são indicadores que devem melhorar no município.
“Nossa expectativa é de que o saneamento traga melhorias nos indicadores de saúde, com a redução de gastos em saúde pública, para a preservação do meio ambiente, além do estímulo ao turismo”, destacou o prefeito Nixon Baracho.
SECOM
sexta-feira, 14 de outubro de 2022
ALTO DO RODRIGUES - 3º Festival das Crianças se consolida no município.
Ser feliz é ser criança no Alto do Rodrigues! No Dia das Crianças, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou o Festival das Crianças, evento que chegou a sua terceira edição consolidado, sendo hoje uma das maiores festas da região do Vale do Açu em comemoração ao Dia das Crianças.
Trio elétrico, muita música e animação, personagens do universo infantil, guloseimas e a distribuição de presentes para a garotada marcaram a programação na quarta-feira, 12 de outubro, quando a Avenida Ângelo Varela ficou pequena para a grande quantidade de baixinhos que prestigiaram o evento, acompanhados dos papais e das mamães.
Na ocasião, a primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Gerlane Baracho falou sobre a alegria de comemorar a data. “É com muita alegria que estamos promovendo essa linda festa, garantindo um direito de toda criança que é brincar”, disse.
O Festival das Crianças fortalece os vínculos familiares e reforça a importância do brincar na infância. “Brincar é um direito garantido pela declaração universal dos direitos da criança, aprovada pela organização das nações unidas (ONU) em 1959”, concluiu a primeira-dama Gerlane Baracho.
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
ELEIÇÕES - Quase quatro milhões de votos foram para candidatos sem registro de candidatura deferido
Quase quatro milhões de votos no primeiro turno das eleições deste ano foram dados a candidatos com pendências judiciais, ou seja, sem registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral. Isso significa que, apesar do nome na urna, as candidaturas ainda estão em julgamento.
É o caso, por exemplo, do candidato Daniel Silveira (PTB-RJ), que disputou uma vaga ao senado pelo Rio de Janeiro e recebeu mais de 1,5 milhão de votos, ficando em terceiro lugar. Ele teve o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), mas ainda aguarda julgamento de recurso.
Pelas regras eleitorais, todos os votos dados a candidatos sub judice ficam numa espécie de suspensão, ao aguardo da decisão definitiva da Justiça Eleitoral sobre a concessão ou não do registro da candidatura.
O votos sub judice são considerados para o cálculo dos percentuais na divulgação dos resultados, mas não entram, por exemplo, na conta feita pela Justiça Eleitoral para calcular quantas cadeiras caberá a cada partido na Câmara dos Deputados e nas assembleias estaduais, o chamado quociente partidário.
Somente se o candidato vier a ter o registro deferido em decisão definitiva, seus votos passam a ser válidos, contando tanto para ele como para a contabilidade do quociente partidário, no caso das eleições para deputado federal e estadual ou distrital.
Porém, se o registro for negado em definitivo, tais votos ficam permanentemente nulos, sendo retirados inclusive da contabilização final da eleição, o que pode alterar os percentuais dos votos válidos recebidos pelos eleitos.
Segundo os dados da Justiça Eleitoral, das 26.979 candidaturas que apareceram nas urnas eletrônicas, 653 tiveram o registro negado num primeiro momento e aguardam o julgamento de recursos.
Outras 63 tiveram o registro deferido, mas ainda aguardam o julgamento de recursos do Ministério Público Eleitoral (MPE) ou de adversários contra suas candidaturas.
A situação atualizada de todas as candidaturas podem ser conferidas no DivulgaCand, portal oficial de divulgação criado pelo TSE. A notícia foi publicada pela Agência Brasil.
Foto: Antonio Augusto/TSE.
quinta-feira, 6 de outubro de 2022
ESTADO - URGENTE: GOVERNO DO RN DIVULGA NOTA SOBRE BOATOS DE SUPOSTAS OCORRÊNCIAS POLICIAIS
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social orienta a população a não compartilhar informações não confirmadas em redes sociais.
As informações a respeito de ocorrências serão repassadas pela assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Segurança Pública aos veículos de comunicação do estado.
Ainda que boatos espalhados não tenham respaldo na realidade das ocorrências verificadas, todas as medidas preventivas já foram adotadas para garantir a paz e a segurança da população.
ELEIÇÕES - TSE aprova plano da propaganda gratuita para o segundo turno
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, hoje (6), por unanimidade, o plano de mídia para a propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio durante a campanha do segundo turno das eleições. Pelo calendário eleitoral, as peças audiovisuais devem voltar a ser veiculadas amanhã (7).


Pelo plano de mídia aprovado, os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, que disputam a Presidência da República, terão 5 minutos cada nos dois blocos diários de propaganda eleitoral.
Os horários dos blocos seguem os mesmos do primeiro turno: na TV, as propagandas irão ao de segunda-feira a sábado, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, a propaganda para presidente vai ao ar de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10.
O primeiro a se apresentar será o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ter obtido maior número de votos no primeiro turno. A partir daí é feita a alternância com o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição e ficou em segundo lugar.
No caso dos governadores, os blocos também são de 10 minutos, indo ao ar das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50 na TV. No rádio, o horário é de 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20.
Os candidatos também têm 25 minutos de inserções por cargo, de segunda-feira a domingo, para veicular peças de 30 segundos a 60 segundos ao longo da programação do rádio e da TV.
terça-feira, 4 de outubro de 2022
ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Nixon Baracho assina ordem de serviço para início da 1ª etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário
O dia foi histórico para o município de Alto do Rodrigues, que se transformou em um verdadeiro canteiro de obras nos últimos anos. Nesta terça-feira (04), o prefeito Nixon Baracho assinou a ordem de serviço para o início da 1ª etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário.
A obra está avaliada em quase R$ 13 milhões de reais e será executada 100% com recursos próprios do município. A 1º etapa dos serviços é composta pela lagoa (chamada de emissário final) e vai contemplar todo o bairro São Francisco com esgotamento sanitário com o serviço.
“É mais saúde e mais qualidade de vida para todos com esta obra tão sonhada por todos”, destacou o Prefeito Nixon Baracho. A Prefeitura de Alto do Rodrigues vai iniciar uma campanha de conscientização para esclarecer à população acerca dos transtornos que os serviços causam.
“Uma obra dessa magnitude traz impactos e alguns transtornos, como a interdição de ruas e a suspensão temporária no fornecimento de água”, lembrou o prefeito.
segunda-feira, 3 de outubro de 2022
ALTO DO RODRIGUES - Confira os deputados estaduais, mais votados no município
Benes, Nixon e George Soares
George Soares (PV): 2271 votos (28,27%)
Gustavo Carvalho (PSDB): 635 votos (7,90%)
Ezequiel Ferreira (PSDB): 545 votos (6,78%)
Nelter Queiroz (PSDB): 417 votos (5,19%)
Wendel Lagartixa (PL): 330 votos (4,11%)
Renan Melo (PMB): 208 votos (2,59%)
Adjuto Dias (MDB): 201 votos (2,50%)
Eudiane Macedo (PV): 197 votos (2,45%)
Coronel Azevedo (PL): 196 votos (2,44%)
Ivanilson Oliveira (UNIÃO BRASIL): 193 votos (2,40%)
Brancos - 5,66%
Nulos - 6,80%
ALTO DO RODRIGUES - Confira os deputados federais mais votados, no município
Benes Leocádio (UNIÃO BRASIL): 3343 votos (41,16%)
Natália Bonavides (PT): 556 votos (6,85%)
Kelps (Solidariedade): 489 votos (6,02%)
Garibaldi Filho (MDB): 328 votos (4,04%)
Dra Vanessa (UNIÃO BRASIL): 304 votos (3,74%)
Mineiro (PT): 263 votos (3,24%)
Thabatta Pimenta (PSB): 233 votos (2,87%)
Victor Hugo (Republicanos): 216 votos (2,66%)
Sargento Gonçalves (PL): 198 votos (2,44%)
Robinson Faria (PL): 187 votos (2,30%)
Brancos - 5,76%
Nulos - 5,74%
Natália Bonavides (PT): 556 votos (6,85%)
Kelps (Solidariedade): 489 votos (6,02%)
Garibaldi Filho (MDB): 328 votos (4,04%)
Dra Vanessa (UNIÃO BRASIL): 304 votos (3,74%)
Mineiro (PT): 263 votos (3,24%)
Thabatta Pimenta (PSB): 233 votos (2,87%)
Victor Hugo (Republicanos): 216 votos (2,66%)
Sargento Gonçalves (PL): 198 votos (2,44%)
Robinson Faria (PL): 187 votos (2,30%)
Brancos - 5,76%
Nulos - 5,74%
ALTO DO RODRIGUES - Votação dos candidatos ao Senado, no município
Batista (presidente da Câmara Municipal), vereador Zé Pedro, Rogério Marinho e o prefeito Nixon Baracho
Rafael Motta (PSB): 2130 votos (29,72%)
Carlos Eduardo (PDT): 1821 votos (25,41%)
Veterinaria Shirlei Medeiros (DC): 47 votos (0,66%)
Pastor Silvestre (PMN): 16 votos (0,22%)
Geraldo Pinho (PODEMOS): 13 votos (0,18%)
Freitas Jr. (PSOL): 8 votos (0,11%)
Marcos do Mlb (UNIDADE POPULAR): 7 votos (0,10%)
Dário Barbosa (PSTU): 6 votos (0,08%)
Marcelo Guerreiro (PRTB): 3 votos (0,04%)
Brancos - 8,64%
Nulos - 13,27%
ALTO DO RODRIGUES - Confira os mais votados para presidente, no município
Lula (PT): 6.989 votos (78,26%)
Jair Bolsonaro (PL): 1.522 votos (17,04%)
Ciro Gomes (PDT): 302 votos (3,38%)
Simone Tebet (MDB): 89 votos (1,00%)
Soraya Thronicke (UNIÃO): 14 votos (0,16%)
Felipe D Avila (Novo): 9 votos (0,10%)
Constituinte Eymael (DC): 4 votos (0,04%)
Padre Kelmon (PTB): 2 votos (0,02%)
Léo Péricles (UP): 0 votos (0,00%)
Sofia Manzano (PCB): 0 votos (0,00%)
Vera (PSTU): 0 votos (0,00%)
Brancos - 0,92%
Nulos - 1,81%
ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Nixon Baracho agradece votação de seus candidatos nesta eleição
O prefeito Nixon Baracho e seu grupo político mostrou sua força e união em tornos dos candidatos que foram os mais votados nesta eleição.
Governadora- Fátima Bezerra- 5.590 votos (72,86%)
Senador- Rogério Marinho-3.115 votos (43,47%)
Deputado Federal-Benes Leocádio- 3.343 votos (41,16%)
Deputado Estadual -George Soares-2.271 votos (28,27%)
domingo, 2 de outubro de 2022
ELEIÇÕES 2022 -Rogério Marinho (PL) é eleito senador pelo Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte elegeu Rogério Marinho (PL) para o Senado Federal. Foi a primeira vez que ele concorreu ao cargo. Com 100% das urnas apuradas, ele obteve 708.351 votos, ou 41,85% dos votos válidos, superando Carlos Eduardo (PDT), com 565.235 votos (33,40%), e Rafael Motta (PSB), com 385.275 votos (22,76%).
Neste ano o eleitor escolheu um candidato ao Senado. O mandato de Rogério terá início em 2023 e se estende até 2030.
"Nós temos a dimensão dessa missão que nós vamos empenhar. Eu asseguro que meu compromisso é trabalhar muito, é ser alguém que vai honrar e dignificar o voto dos potiguares", falou.
"Acho que tem um processo de reconhecimento. Nós estivemos prestando contas das nossas ações. Não fizemos uma campanha de tentar desqualificar os adversários. Nós percorremos o estado dizendo o que fizemos, a forma como nós nos comportamos como deputado e ministro do Estado. Depois, tivemos o apoio de líderes políticos importantes, como é o caso do prefeito de Natal (Álvaro Dias). Nós empatamos em Natal, vencemos em Mossoró e Parnamirim", completou.
G1RN
ELEIÇÕES 2022 - Deputados federais do RN eleitos em 2022
João Maia (PL) - 104.254 votos (5,57%)
Benes Leocádio (União Brasil) - 100.693 votos (5,38%)
Robinson Faria (PL) - 97.319 votos (5,20%)
Mineiro (PT) - 83.481 votos (4,46%)
Paulinho Freire (União Brasil) - 77.906 votos (4,17%)
General Girão (PL) - 76.698 votos (4,10%)
Sargento Gonçalves (PL) - 56.315 votos (3,01%)
Benes Leocádio (União Brasil) - 100.693 votos (5,38%)
Robinson Faria (PL) - 97.319 votos (5,20%)
Mineiro (PT) - 83.481 votos (4,46%)
Paulinho Freire (União Brasil) - 77.906 votos (4,17%)
General Girão (PL) - 76.698 votos (4,10%)
Sargento Gonçalves (PL) - 56.315 votos (3,01%)
ELEIÇÕES - Confira os deputados estaduais eleitos
José Ivanilson (União)
Rosano Taveira (União)
Wendel Lagartixa (PL)
Coronel Azevedo (PL)
Terezinha Maia (PL)
Neilton Carlos (PL)
Cristiane Dantas (Solidariedade)
Luiz Eduardo Bento (Solidariedade)
Ezequiel Ferreira (PSDB)
Kleber Rodrigues (PSDB)
Dr. Bernardo (PSDB)
José Dias (PSDB)
Dr. Kerginaldo Jácome (PSDB)
Gustavo Carvalho (PSDB)
Tomba Farias (PSDB)
Nélter Queiroz (PSDB)
Galeno Torquato (PSDB)
Isolda Dantas (PT)
Divaneide (PT)
Francisco do PT (PT)
George Soares (PV)
Eudiane Macêdo (PV)
Hermano Morais (PV)
ALTO DO RODRIGUES - Confira a votação dos candidatos ao Governo no município
Alto do Rodrigues (RN) foi às urnas hoje para o primeiro
turno das Eleições 2022. Na cidade, Fatima Bezerra, do PT, liderou com 72,77%
dos votos válidos com 100,00% das urnas apuradas na disputa para governador nas
Eleições de 2022.
Confira os números divulgados pelo TSE dos candidatos a Governador mais votados no município
sábado, 1 de outubro de 2022
ECONOMIA - Aneel mantém bandeira verde em outubro, sem taxa adicional na conta de luz
Foto: ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO – 26/08/2021
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta sexta-feira (30) que manterá a bandeira verde acionada em outubro para todos os consumidores conectados ao setor elétrico nacional. Com a decisão, as contas de luz seguem sem cobrança adicional.
“Essa sinalização reflete boas condições de geração de energia elétrica sem cobrança adicional nas contas de luz, mesmo considerando previsão de crescimento do consumo de energia no País. A bandeira será válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional”, afirmou a agência em nota.
A bandeira verde está em vigor para todos os consumidores desde 16 de abril. De setembro de 2021 a 15 de abril, apenas beneficiários do programa tarifa social não pagaram a taxa, enquanto os demais consumidores pagaram adicional de R$ 14,20 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos, referente à bandeira escassez hídrica.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar os custos da geração de energia no País aos consumidores e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.
Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldade para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e repassados às distribuidoras mensalmente por meio da “conta Bandeiras”.
A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está ligado principalmente ao volume dos reservatórios.
R7
Assinar:
Postagens (Atom)


