terça-feira, 14 de abril de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Lucicarla Fernandes

Nesta terça, queremos parabenizar a nossa amiga do peito, Lucicarla Fernandes, que completa mais um ano de vida. Exemplo de força e perseverança, Lucicarla vem vencendo batalhas e obtendo vitórias como uma mulher guerreira, Que Deus continue lhe abençoando concedendo-lhe mais força para vencer obstáculos.

MANDATO - Ricardo Motta apresenta pleitos em benefício da população de Alto do Rodrigues

Atendendo a solicitação do prefeito de Alto do Rodrigues, Abelardo Rodrigues (DEM), o deputado estadual Ricardo Motta (PROS) apresentou dois requerimentos visando beneficiar a população do município. As solicitações foram lidas na sessão plenária desta terça-feira na Assembleia Legislativa.

No primeiro requerimento, endereçado ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ricardo Motta solicita a construção de uma estrada ligando Alto do Rodrigues ao distrito Entroncamento, em Carnaubais. “A efetivação dessa obra trará segurança para os moradores da região que trafegam pela referida estrada”, justificou o deputado.

Ricardo Motta solicitou também à Companhia de Águas e Esgoto do RN (Caern) a viabilização do sistema de esgotamento sanitário em Alto do Rodrigues. O deputado informou que o projeto inicial e estudo técnico já foram, inclusive, realizados pela Caern.

ESTADO - Deputados garantem celeridade na apreciação do projeto de irrigação do Baixo Açu

O presidente da Assembleia Legislativa do RN, o deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), se reuniu nesta terça-feira (14) com o secretário de Agricultura do Estado, Haroldo Abuana, e com produtores da Associação do Distrito Irrigado do Baixo Açu (ADIBA). 

Na oportunidade, os representantes solicitaram ao parlamentar agilidade na apreciação do Projeto Irrigado Oswaldo Amorim, também conhecido como Projeto Baixo Açu, a ser encaminhado à Casa nos próximos dias.

MANDATO - Rafael Motta visita Liga Contra o Câncer e participa de inauguração de CMEI em Macaíba

O deputado federal Rafael Motta (PROS) visitou na tarde desta segunda-feira (14) a Liga Contra o Câncer para entregar documento oficializando a emenda feita por ele ao Orçamento Geral da União, destinando R$ 225 mil para a unidade médica. No encontro com a direção da Liga, Rafael Motta ressaltou a importância da instituição para o tratamento dos potiguares. 

Além da Liga, Rafael Motta também participou da inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Eunice Eugênia Costa, em Monte Líbano, em Macaíba. O CMEI atenderá cerca de 240 crianças de um a cinco anos de idade de sete comunidades. "O local será importante não só para mães, que precisam trabalhar, e para crianças. Será importante também para o futuro do Rio Grande do Norte", ressaltou Rafael Motta. 

Participaram da inauguração do CMEI o prefeito de Macaíba, Fernando Cunha (PROS), o deputado estadual Ricardo Motta (PROS), além do governador, Robinson Faria (PSD).

Depois de cumprir agenda no RN, Rafael Motta viaja para Brasília, onde participará da votação do Projeto de Lei 4330, que trata da terceirização no Brasil. O parlamentar já se manifestou contra a terceirização da atividade-fim. 

segunda-feira, 13 de abril de 2015

PENDÊNCIAS - Entrevista com o presidente da Câmara Municipal Valdemar Oliveira

Resolvemos entrevistar o presidente da Câmara Municipal, Valdemar Oliveira (PSD), a respeito dos últimos acontecimentos entre a Casa Legislativa e o Poder Executivo pendenciense. No bate-papo, o presidente fala sobre convocação dos secretários, se os edis da Mesa podem fazer parte da oposição, entre outras assuntos

Presidente, como surgiu essa ideia de convocar os secretários dos municípios?
Essa ideia surgiu na rua, do final de 2014 para cá percebemos uma insatisfação muito grande da população, fruto talvez de um momento onde o país todo se encontra mais critico em relação à politica, querendo mais respostas, foi aí que decidimos dá a oportunidade de nossa população ter suas respostas.

Isso não parece estranho para um vereador da situação?
Meu amigo, o sentimentos que temos e que as indagações hoje, extrapolam os limites da oposição, muitas dessas indagações existem dentro do nosso próprio grupo politico, por isso a necessidade de ser ter uma resposta.

Mais existe algum pensamento seu o dos seus colegas Zilda e Tete de virarem oposição?
Vou ser bem claro, não existe nenhuma pretensão nem minha nem de meus colegas de vir a ser oposição.  Se você for olhar minha colega Zilda, é bacurau das antigas, de família tradicionalmente bacurau.  Teté tem a identidade do locutor dos bacuraus.  Muito pelo contrário tudo o que estamos fazendo e defender as bandeiras a quais os bacuraus se identificam em sua essência.

Mais, vocês não tem medo de numa politica tão acirrada como e a de Pendências serem tachados de "traidores"?
Pode ter certeza de uma coisa, os que hoje nos chamam de traidores eles nunca foram à Câmara, nunca tomaram conhecimento dos nossos requerimentos, nunca tomaram conhecimento pelo que realmente brigamos, fizeram (e fazem) seus julgamentos, baseados apenas em boatos criados e disseminados pelos que não querem que a administração avance,  à essas pessoas, aproveito para fazer um convite: que venha à Câmara toda terça-feira às 20h e façam seus próprios julgamentos de forma livre e baseado no que realmente irão ver.

Vocês vão convocar nesta terça-feira, a secretária de finanças para prestar esclarecimentos, você não tem medo que isso crie um mal estar dentro do grupo?
Na verdade, a Mesa não vai convocar ela, vai apresentar em caráter de urgência um requerimento que irá a votação onde a secretária deverá prestar esclarecimento sobre o atraso e os critérios adotados aos pagamentos dos funcionários.

O senhor acha que esse requerimento será aprovado?
Bem o que nós podemos fazer e apresentar o requerimento e nos comprometer em votar,  cabe aos demais vereadores sejam eles de oposição ou situação votarem a favor ou contra. Eles só devem lembrar que essa é hoje a maior reivindicação do povo de Pendências. Cada um que vote e que se entenda com seus eleitores.

Presidente, na primeira sessão onde vocês convocaram o secretário de saúde esperava-se uma atuação dos senhores muito mais dura, o que não aconteceu. Há quem diga que se trata de um jogo de carta marcada, isso procede?
Muito oportuna a sua pergunta.  A nossa função não é execrar a administração, é darmos resposta a população, e o que acontece e que nossa secretaria de saúde tem a sua frente um secretário muito competente e que com os recursos que se tem hoje o trabalho da secretaria de saúde são muito bem avaliados, estando à frente inclusive de muitas das cidades circunvizinhas.  Onde a administração não for boa seremos sim, mais contundentes.

Presidente onde realmente vocês querem chegar, o que vocês realmente querem?
Vou ser muito franco em minha resposta, o que queremos mesmo e da resposta a nossa população, ajudar o nosso município, respeito pelo um grupo que ajudou a eleger, principalmente os mais antigos bacuraus, queremos resgatar nossas bandeiras pelas quais lutamos, queremos  voltar a sentir orgulho de ser bacurau ,queremos resgatar a dignidade de nossos funcionários, queremos mesmo e  dormir tranquilo com o sentimento de dever cumprido.

Considerações finais:
Obrigado ao blog que me deu a oportunidade de esclarecer ao povo de Pendências o nosso trabalho na câmara, e gostaria de aproveitar o momento para convidar a população de Pendências para acompanhar nosso trabalho mais de perto, para nos honrar  com sua presença a câmara, e só assim vocês terão elementos para nos julgar, ai vocês iram julgar da maneira certa, vão julgar pela nossas ações ou falta delas, e não pelos comentários maldosos criado numa indústria de boatos que se encontra hoje no nosso município.  Obrigado!

domingo, 12 de abril de 2015

ALTO DO RODRIGUES - "A Copa Alto Folia de basquete é a maior competição do estado na modalidade"

Gutto (à dir) elogiou a competição idealizada pelo departamento de esporte
Essa foi a declaração do diretor da Federação de Basquete, na entrega dos títulos de campeão e vice nas categorias masculino e feminino da Copa Alto Folia de Basquete. Realizada no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra, o evento teve grandes partidas, confrontos de craques do basquete da região.  Foram mais de 20 horas de duelos para chegar aos campeões. A prefeitura municipal, através do departamento de esporte não mediu esforços para realizar um grande evento esportivo.

CAMPEÃ FEMININO: MARIA BONITA DE MOSSORÓ/RN;
VICE-CAMPEÃ: PEREIROS/CE

CAMPEÃO MASCULINO: POTIGUAR DE NATAL/RN;
VICE-CAMPEÃO: PEREIROS/CE
fotos: Edenilson Melo

ALTO DO RODRIGUES - Apresentação de manobras radicais atraiu grande público em praça pública

Ontem, a Praça Joaquim Rodrigues recebeu um grande público, ávidos para ver os melhores pilotos especialistas em manobras radicais. Pelo segundo ano consecutivo, o sucesso do evento já o credencia para entrar definitivamente no calendário esportivo do município. David Silva, Paulo de Berg e companhia deram um show de manobras radicais.

ALTO DO RODRIGUES - Flashs do aniversário da querida Nininha


Na última quarta-feira, os amigos de Nininha (Francisca da Costa Barbosa), se reuniram em um restaurante no distrito de Tabatinga, para comemorar mais uma primavera da servidora, que aconteceu no dia 26 de março, mas só agora se juntaram para festejar mais um ano de vida desta menina-mulher.

PEDRA GRANDE - Valdemir Belchior é eleito prefeito do municípiio

Valdemir Valentim Soares Belchior (PSB) foi eleito prefeito de Pedra Grande, cidade a 130 quilômetros de Natal, neste domingo (12). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), ele obteve 1.803 votos (57,44% dos votos válidos). O segundo colocado, João Felipe Damião Vitor (SD) teve 1.336 votos (42,56%). Ao todo, 3.249 pessoas votaram, o que corresponde a 88,5% dos aptos.

A eleição em Pedra Grande foi considerada tranquila. Segundo Fernanda Campelo, chefe do cartório eleitoral da cidade, apenas uma ocorrência foi registrada. "Houve uma denúncia de distribuição ilegal de combustível, mas a polícia conseguiu contornar a situação", falou. Valdemir Belchior, da coligação “Unidos para mudar”, tem como vice-prefeito Virginio Gabi de Araújo. Os dois têm mandato até dezembro de 2016 e podem concorrer à reeleição no pleito do próximo ano.

Pedra Grande teve novas eleições porque o prefeito Marcos Luiz Pereira e a vice-prefeita Silvana Maria Garcia de Araújo tiveram cassados os seus respectivos diplomas por compra de votos. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) foi mantida pelo TSE.

Pedra Grande faz parte da 52ª zona eleitoral, com sede em São Bento do Norte. Ao todo, estavam aptos a votar 3.938 eleitores divididos em 14 seções (sendo duas destas agregadas) distribuídas em quatro locais de votação - destes, dois na área urbana de Pedra Grande e dois na zona rural, sendo um no distrito de Barreiros e outro no distrito de Exu Queimado.

ESPORTE - Bahia e Ceará decidem a Copa do Nordeste

Com três gols de Souza, o Bahia venceu na Arena Fonte Nova a forte equipe do Sport, em semifinal válida pela Copa do Nordeste. Com a vitória pelo placar de 3 a 2, o Bahia vai enfrentar o Ceará na final, em dois jogos. A primeira partida será realizada no dia 22, na Arena Fonte Nova, na Bahia.

FORA DILMA - Com 5 mil pessoas, protesto contra corrupção chega ao fim em Natal

Caixão com fotos da presidente Dilma e do ex-presidente Lula foram usados durante protestos por médicos em Natal
Terminou o protesto contra a corrupção em Natal, ocorrido neste domingo (12). Os atos, que aconteceram em várias partes do país, tiveram a participação de cerca de 5 mil pessoas na capital potiguar, segundo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria de Segurança e Defesa Social do RN (Sesed).

Os manifestantes se reuniram na avenida Hermes da Fonseca, em frente ao shopping Midway Mall, na zona Leste de Natal. Por volta das 16h15, um grupo de médicos se juntou aos manifestantes. Com um carro de som e um caixão que trazia fotos da presidente Dilma Rousseff e ex-presidente Lula, os profissionais da saúde deram início a caminhada, que seguiu pelaa avenida Senador Salgado.

Os manifestantes passaram pelos cruzamentos das avenidas Nascimento de Castro e Antônio Basílio, onde já era possível ver dispersão de alguns grupos de manifestantes. A manifestação teve fim por volta das 18h nas imediações da Amintas Barros, com o grupo que ficou até o final cantando o Hino Nacional. tribunadonorte

ALTO DO RODRIGUES - Corpo já foi removido, motorista já se apresentou e responderá em liberdade

Depois do acidente, motorista seguirá sua rota com destino ao sul do país, carregada de sal
Depois do acidente que envolveu uma moto (MXN 0395 de Ipanguaçu) e uma carreta (AXB 3915 de Foz do Iguaçu-PR) que vitimou um homem de aproximadamente 47 anos, o motorista da carreta, se apresentou espontaneamente na 5ª Delegacia de Policia Civil, em Macau e prestou depoimento ao delegado regional Dr Delmontiê Falcão. O ITEP já removeu o corpo do motociclista identificado como Edval Melo, de 46 anos, natural de João Câmara, mas que trabalhava e residia no Baixo-Açu.

O acidente aconteceu por volta das 10h deste domingo na RN 118, já em zona urbana de Alto do Rodrigues, próximo a um motel na entrada da cidade.  De acordo com o depoimento do motorista Ronald José Massignani de 32 anos, o motociclista estava fazendo zigzag na pista e o mesmo decidiu entrar na pista à esquerda para ultrapassar a moto, mas o motociclista colidiu no parachoque dianteiro direito, vindo à óbito. Ao constatar a morte e a chegada de motociclistas, o motorista da carreta, evadiu-se do local, indo se apresentar espontaneamente ao delegado regional. O motorista da carreta, responderá em liberdade pelo acidente com vítima fatal, baseado no  Artigo 302 do Código de Transito Brasileiro (CTB), Homicídio Culposo (sem intenção de matar). 

Policiais envolvidos na operação: Sargento Ferreira, Cabo Lázaro, Soldado Marcelino, ambos sob o comando do Subtenente Cezar, além do Policial Civil Marrone, queremos destacar o empenho do escrivão da PC Gilmar sob o comando do delegado regional da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Macau, Dr Delmontiê Falcão.

moto envolvida no acidente que vitimou Edval
ITEP já fez a remoção do corpo