Memorial às vítimas de Covid

sábado, 6 de setembro de 2025

EMPREENDEDORISMO - Governo lança capacitação online gratuita para jovens no setor de e-Sports.


O Ministério do Esporte assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Centro Universitário UNIFATECIE, do Paraná, para ofertar cursos gratuitos voltados à formação de 10 mil jovens nos setores de games e e-Sports. A iniciativa pretende preparar jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho digital, com formação técnica, comportamental e linguística.

Os cursos, que terão abrangência nacional e serão realizados na modalidade online, estão previstos para começar em novembro de 2025. Eles serão voltados prioritariamente a estudantes da rede pública de ensino com idades entre 15 e 29 anos. A proposta inclui critérios de diversidade, priorizando a inclusão de pessoas negras, mulheres e pessoas com deficiência (PCDs).

Segundo o ministro André Fufuca, a ação vai além do entretenimento: “O esporte tem o potencial de enfrentar estereótipos e normas sociais adversas, promover a saúde e o bem-estar, facilitar o acesso à educação e fomentar habilidades. Para que esse potencial seja consolidado, é crucial que todo o ecossistema esportivo atue em conjunto, e isso é um pedido do presidente Lula: estimular os jovens em toda a sua diversidade com igualdade de oportunidades para participar e se beneficiar do e-Sport.”
Inclusão e qualificação profissional

O reitor do Centro Universitário UNIFATECIE, Gilmar de Oliveira, destacou o alcance transformador do projeto. “É uma parceria muito importante para os jovens brasileiros, ofertaremos 10 mil bolsas gratuitas de jogos digitais. Temos certeza de que esses cursos vão transformar muito a vida desses jovens. O futuro caminha também para que os alunos que estão fora do mercado de trabalho possam se conectar.”

Já o secretário Nacional de Apostas Esportivas e de Desenvolvimento Econômico do Ministério do Esporte, Giovanni Rocco, reforçou o foco da capacitação: “É uma ação inédita! Não é aprender a jogar videogame, é aprender como entrar nessa cadeia produtiva do e-Sport. Será uma forma de a gente se conectar com as novas gerações, hoje completamente conectadas com e-Sport. Essa ação educativa para todo o Brasil terá foco nas comunidades mais carentes, um dos critérios é que as vagas sejam destinadas às classes C, D e E.”
Cidadania digital

A parceria tem como base a inclusão digital e a promoção da cidadania, com o objetivo de integrar jovens ao ecossistema digital de forma crítica, consciente e com perspectivas de geração de renda. A formação incluirá conteúdos técnicos, habilidades socioemocionais e conhecimento linguístico para atuação nesse mercado em crescimento acelerado.

*Com Informações de Ministério do Esporte

Nenhum comentário: