O Rio Grande do Norte está representado por dois destinos na disputa pelo Green Destinations Top 100 Stories 2025, uma das premiações mais importantes do turismo sustentável no cenário internacional. O município de Santa Cruz, que integra a região do Trairi, e Tibau do Sul, no Litoral Sul potiguar, foram selecionadas por apresentarem projetos e práticas exemplares que promovem o desenvolvimento do turismo com responsabilidade ambiental, valorização da cultura local e inclusão comunitária.
A presença dos dois municípios potiguares na lista reforça o protagonismo do estado na construção de um modelo turístico mais consciente e resiliente. Em todo o país, apenas dez cidades foram escolhidas para representar o Brasil no prêmio. As histórias inscritas são avaliadas por especialistas internacionais com base em critérios rigorosos de sustentabilidade, inovação e potencial de replicabilidade.
Confira os representantes brasileiros:
Os representantes brasileiros na competição são: Fernando de Noronha (PE), Tamandaré (PE), Sirinhaém (PE), Tibau do Sul (RN), Santa Cruz (RN), Aquidauana (MS), Penha (SC), Bombinhas (SC), Bom Jardim da Serra (SC) e a Rota do Enxaimel (SC).
“A participação de territórios brasileiros tão diversos no Top 100 Stories é motivo de grande orgulho para o país e reforça a imagem do Brasil como um destino de rica diversidade natural, cultural e social”, afirmou Malu Mayorga, diretora de Sustentabilidade da Green Destinations Brasil.
A seleção ao Top 100 oferece visibilidade internacional aos destinos e abre caminho para a participação no Green Destinations Story Awards, cuja premiação acontecerá durante a ITB Berlin 2026, a maior feira de turismo do mundo.
A cerimônia que revelará a lista oficial dos selecionados ocorre na segunda-feira (29), às 13h30 (horário de Brasília), durante a Conferência Anual Green Destinations 2025, na França, com transmissão ao vivo pelas redes da organização.
“Mais do que um prêmio, é uma ferramenta estratégica para que os municípios fortaleçam suas políticas públicas, qualifiquem seus processos de gestão e consolidem sua posição como referências em turismo sustentável”, destacou Beth Bauchwitz, diretora de Turismo e Relacionamento da Green Destinations Brasil.
Além do reconhecimento, os destinos receberão um relatório técnico personalizado, que aponta os principais avanços e oportunidades de melhoria na gestão do turismo local, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas e o aprimoramento das práticas sustentáveis.
opoti,