Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 12 de abril de 2024

LUTO NA POLÍTICA - Morre, aos 75 anos, o ex-deputado federal


A política do RN, está de luto com a morte do ex-deputado federal, Betinho Rosado, que não resistiu à uma parada cardiorrespiratória, ocorrida na madrugada desta sexta-feira (12). O velório acontecerá hoje, a partir das 09h, na capela Perpétuo Socorro e o sepultamento do seu corpo ocorrerá, no cemitério São Sebastião, em Mossoró.

Carlos Alberto de Sousa Rosado, conhecido como Betinho Rosado (Mossoró, 23 de dezembro de 1948) é um político brasileiro. É filho de Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia, que foi prefeito de Mossoró e governador do Rio Grande do Norte.

Formado em Agronomia e Economia, com mestrado em Economia Rural, foi Secretário do Trabalho e Ação Social no Rio Grande do Norte entre 1991 e 1994, durante o governo de José Agripino Maia. Em 1994, elegeu-se deputado federal pelo PFL, sendo reeleito em 1998, 2002, 2006 (sempre pelo PFL) e 2010 (pelo DEM). Voltou a trabalhar no governo estadual em 2003, quando assumiu a Secretaria da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, comandando a pasta de Educação, Cultura e Desporto em 2004.

A Lei da Ficha Limpa alcançou Betinho Rosado na desaprovação de suas contas à frente da secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Essa pendência o torna inelegível. Então, de forma estratégica para continuar na política, ele colocou seu filho como candidato a deputado federal e o mesmo foi eleito. Tentou se candidatar a vereador em 2016 mas teve sua candidatura rejeitada em primeira e segunda instância no TRE. Deixou o DEM em 2013, filiando-se ao PP. 

Nenhum comentário: