Memorial às vítimas de Covid

domingo, 3 de março de 2024

POLÍTICA - Junior Balada vence eleição suplementar em Pedro Velho

O empresário Júnior Balada (União) venceu neste domingo (03) as eleições suplementares para a prefeitura de Pedro Velho, no Agreste do Rio Grande do Norte. O novo prefeito obteve 66,72% dos votos, superando João Celso Targino, que obteve 33,28% dos votos.

Essa eleição suplementar marca o terceiro pleito para prefeito em Pedro Velho em menos de quatro anos, devido a casos de cassação registrados desde as eleições de 2020.

Júnior Balada assume o cargo de prefeito e liderará o município até o final deste ano, uma vez que as eleições municipais regulares estão programadas para outubro em todo o país.

Conforme estabelecido pelo Código Eleitoral, as eleições suplementares ocorrem sempre que há decisão da Justiça Eleitoral que indefere o registro, cassa o diploma ou determina a perda do mandato de um candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados.

O histórico eleitoral de Pedro Velho desde 2020 inclui a eleição regular em 2020, na qual Derjelane Macedo (PSDB) e Inácio Costa (PSDB) foram eleitos prefeita e vice. No entanto, em março de 2022, a Justiça Eleitoral cassou a chapa por abuso de poder político, resultando em novas eleições.

Em novembro de 2022, ocorreu a eleição suplementar que elegeu Edna Lemos (PSB) e Rejane Costa como prefeita e vice. No entanto, em setembro de 2023, a Justiça Eleitoral cassou a chapa por abuso de poder econômico, levando a uma gestão interina por Francisco Gomes (Pros), presidente da Câmara Municipal.

Novonoticias

Nenhum comentário: