Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

DICAS DA CIOR - Cuidados com a Saúde Bucal na gravidez

Durante a gestação, uma revisão na saúde bucal é fundamental. A cárie nada mais é do que uma doença infecciosa e que pode evoluir para um canal. Por isso, é tão importante que a mulher faça um check-up antes de engravidar. Caso a revisão não seja feita, a recomendação é evitar tratamentos odontológicos no primeiro e terceiro trimestre.

De acordo com o dentista Danillo Ferreira, durante a gravidez há uma série de alterações hormonais que deixam o organismo suscetível a inflamação. "A alteração hormonal faz com que o fluxo sanguíneo aumente em todo o corpo, inclusive na gengiva." Por isso, algumas mulheres relatam sangramento gengival. A situação se agrava na falta de uma higienização adequada.

O dentista alerta que é imprescindível que a mulher avise ao dentista que está grávida, porque "alguns tipos de anestesia podem causar contrações de parto". O profissional afirma que não há notícia de que o clareamento dental possa fazer mal a gestante ou ao bebê, "mas como não há evidencias, é melhor esperar". Outra forte característica no período gestacional são as náuseas que chegam acompanhadas de vômitos. O ácido do estômago, se deixado na boca, pode desmineralizar os dentes. A boca seca na gravidez também contribui para cáries e infecções.

Nenhum comentário: