Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 9 de março de 2018

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Agricultura faz corte de terra e distribui sementes aos agricultores


Em parceria com a Prefeitura de Alto do Rodrigues, e por intermédio da secretaria municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural, que tem à frente da pasta, o secretário Francisco Paiva da Silva (Bão), o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte – EMATER/RN, estará entregando gratuitamente, as sementes para os agricultores familiares do município.

Por meio da Secretaria, já está sendo viabilizado o transporte das sementes, indo buscar na Conab -, e através dos bancos implantados nos distritos e a sede do município, em breve, será realizado a distribuição aos agricultores. Para Alto do Rodrigues foi destinado 3.980 Kg de sementes, sendo 1.530 kg de milho potiguar; 1.530 kg de feijão (BRS Potiguar), faltando receber o sorgo, que serão 920 kg.

As sementes beneficiarão os agricultores das comunidades com bancos de distribuição nos distritos de São José, Estreito, Ponciana, Barrocas (moradores de listada receberão em Barrocas), Canafístula, Tabatinga e Alto Alegre, recebem na sede da Secretaria. Será destinado para cada agricultor 5 kg de milho, 5 kg de feijão e 3 kg de sorgo. Serão mais de 306 agricultores(as) beneficiadas com esta ação.

O Banco de sementes é um sistema organizacional capaz de reunir produtores e produtoras de forma democrática e participativa em torno do objetivo comum, sustentada pela vontade e afinidade de seus integrantes. Os bancos de sementes operam com um sistema de devolução, onde o agricultor devolverá a seu respectivo banco, o dobro da quantidade de sementes adquirida, isto é, no final do cultivo, o agricultor que adquiriu 1kg de sementes, devolverá 2kg -, daí a denominação ‘Bancos de Sementes’.

Ao final da distribuição, ainda caberá ao município a responsabilidade pela prestação de contas a Emater e, continuar oferecendo o suporte necessário ao agricultor familiar durante o plantio, além do corte de terra, que já foi iniciado há aproximadamente duas semanas

Nenhum comentário: