Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 10 de março de 2016

ALTO DO RODRIGUES - Autoridades avaliam como positiva Audiência Pública sobre poluição sonora

Ao final, autoridades posaram para as lentes dos meios de comunicação presente no evento
Positiva. Essa foi a avaliação feita pelos participantes da Audiência Pública sobre poluição sonora, realiza na manhã de hoje na Câmara Municipal. Idealizada pela secretaria municipal de meio ambiente e urbanismo, a audiência conseguiu reunir em um mesmo local, diversas autoridades que entendem do assunto e moradores que de alguma forma de sentem prejudicados. Donos de blocos alternativos foram saber quais as orientações a serem tomadas na realização dos chamados pitstops e os proprietários de carros de som, receberam orientações de regularização da atividade no município.

Todas as autoridades que fizeram uso da palavra, elogiaram a iniciativa e avaliaram como positiva, importante a realização desta Audiência Pública para debater um tema de grande importância para o município

Marcaram presença as seguintes autoridades: O presidente da Câmara Municipal Nixon Baracho; a vice-prefeita Emilia Patricia; os vereadores Zé Pedro, Ina Mulatinho, Magnus Medeiros, Maria e Maria de Analia; o padre Francisco de Assis; da Polícia Civil o delegado Dr Thiago Batista e os agentes Rodolfo e Marone; capitão da 1ª Companhia independente de Polícia Militar, Sidcley; o capitão do 3º Pelotão Ambiental, João José Souza Almeida e o um representante da companhia, soldado Diogo; o subtenente e comandante do destacamento no município Ezio; a secretária de educação Irani Cunha; o secretário-adjunto de comunicação, Giovani Filho; proprietários de carros de som que fazem publicidade, donos de paredões de som, blogueiros, além de diretores de blocos alternativos no alto folia e pessoas interessadas no assunto. As pessoas discutiram os problemas de poluição sonora no município e as autoridades apontaram soluções, com destaque para os seguintes temas: 

PITSTOP
Pela falta de segurança, foi cancelado todo e qualquer pitsop neste próximo domingo, em via pública. Isso aconteceu devido ao ocorrido último domingo, onde as três vias de trânsito da cidade estavam interditadas com paredões e a polícia teve trabalho para contornar a situação. A proibição é apenas para este domingo e os donos de blocos irão se reunir com a secretaria municipal de meio ambiente e urbanismo e juntamente com as autoridades policiais definir como acontecerão os pitstop a partir do dia 20 até o alto folia.

CARROS DE SOM
Será feito um trabalho de conscientização com comerciantes para evitar os excessos. Quanto aos carros de som que circula fazendo publicidade, todo e qualquer carro de som só poderá rodar, depois que fizer um cadastro na secretaria municipal de meio ambiente e urbanismo.

MOTOS
O subtenente Ézio, disse que no caso dos motoqueiros que utilizam cano estourado, a medida deixa de ser de educativa e passa a ser repressiva, pois os mesmos fazem de propósito e a qualquer dia, uma equipe da CPRE estará na cidade e recolherá todas as motos com canos estourados. "Muitas vezes, os pais estão em casa cansados e os filhos pegam as motocicletas e alteram os canos", pontuou Ézio.

POLUIÇÃO SONORA
No geral, se você tem um vizinho que está lhe perturbando e não quer contribuir baixando o volume, as autoridades orientam que, providencie provas, um vídeo com o absurdo e, se for na semana, pode procurar a secretaria de meio ambiente e urbanismo e a delegacia de polícia para registrar a ocorrência. O capitão João Almeida do 3º Pelotão da Policia Ambiental, ainda explicou que se um dono do bar deixar um cidadão ligar o som enfrente ao seu estabelecimento e se for denunciado, os dois, o dono do bar e o dono do som, serão responsabilizados judicialmente. O capitão explicou ainda que não existe um horário específico para utilizar o som, "falam que o horário para escutar o som é até às 22h, isso não existe, qualquer horário pode ser fora do normal", disse o capitão João Almeida.

BOM SENSO
Pelas palavras do Capitão Sidcley, da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar, a palavra usual é bom senso. "Se você vai fazer uma festa na sua casa, fale com os vizinhos, avise-os do evento e mesmo que o volume esteja acima do permitido, todos estão cientes", comentou o capitão.

Capitão João Almeida, do 3º Pelotão da Polícia Ambiental explicando tudo sobre a poluição sonora
o proprietário de carro de som, Neguinho Nicolau recebe elogios pela sua atuação
O capitão Sidcley da 1ª CIPM de Macau falando sobre o bom senso
População e autoridades discutiram problemas e soluções sobre a poluição sonora
Subtenente Ézio, comandante do destacamento no município

Nenhum comentário: