Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

BRASIL - Lei das estatais, limite da dívida da União e participação da Petrobras no pré-sal estão na pauta

A Lei de Responsabilidade das Estatais é o primeiro item da pauta da sessão deliberativa do Senado na terça-feira (16).  O projeto (PLS 555/2015), que divide a opinião dos senadores, teve sua discussão adiada para que o tema fosse incluído em reunião de líderes e possibilitasse a apresentação de proposta alternativa.
Também consta da pauta do Plenário projeto de Resolução (PRS 84/2007) sobre o limite global para o montante da dívida da União. Do senador José Serra (PSDB-SP), o projeto estabelece limites para a dívida consolidada e para a dívida consolidada líquida. Serra observa que a proposta atende a uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Segundo o senador, o espírito da responsabilidade fiscal “anda perdido no Brasil” e seu projeto pode servir de incentivo ao equilíbrio das contas públicas.
Mais um projeto de resolução previsto para discussão é o PRS 61/2015 que cria, no âmbito do Senado, a Instituição Fiscal Independente (IFI). Em discussão desde o ano passado, a ideia é aprimorar os mecanismos de avaliação e controle social da política fiscal.
Com prioridade para deliberação, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 128/2015 é um dos itens incluídos na ordem do dia. Reivindicação dos governadores e encampada pela Agenda Brasil, a proposta proíbe a União de criar ou transferir despesas para os entes federados sem a previsão dos repasses necessários para o custeio.
Está prevista ainda a votação em primeiro turno da PEC 110/2015 que restringe a quantidade de cargos em comissão na administração pública e estabelece processo seletivo público.
Finalmente, dois projetos tramitam em regime de urgência. Um deles é o PLS 131/2015, que acaba com a obrigatoriedade de a Petrobras participar de 30% dos projetos de exploração no pré-sal.
O outro projeto (PLS 400/2014) institui percentual mínimo em relação à produção total para o excedente de óleo destinado à União sob o regime de partilha.

Nenhum comentário: