Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 27 de março de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Conheça um pouco da biografia de Bell Marques, o show é logo mais!

Washington “Bell” Marques da Silva é natural de Salvador, nascido no dia 5 de setembro de 1952, no nº 11 do Largo do Terreiro de Jesus, onde nasceu também Gregório de Matos, o “Boca do Inferno”. Já adolescente, se mudou com os pais, Diva e Waldemar, para o Largo do Tororó, nº 120.

O interesse do cantor pela música começou quando, ainda adolescente, ouvia os irmãos Wilson e Wado, integrantes da banda Os Elétrons. Bell chegou a fazer parte do grupo em três shows, tocando teclados. Posteriormente, todos passaram a integrar a banda Scorpius, que já existia quando da entrada do cantor. A primeira atuação de Bell Marques em cima de um trio elétrico aconteceu em 1979, tocando no bloco Traz os Montes, no Trio Tapajós.

No ano seguinte, a Scorpius passou por uma reformulação sonora, alcançando grande sucesso, antes de mudar seu nome para Chiclete com Banana. No final de 1981, foi lançado o primeiro CD da banda, batizado de Traz os Montes, assim como o bloco. Nos mais de 30 anos à frente do Chiclete com Banana, Bell esteve ligado a idéias revolucionárias. Foi responsável por fechar a lateral do trio com caixas de som, passando todos os músicos a tocarem na sua parte superior, ainda como Scorpius.

Como Chiclete, participou da mudança da sonoridade do Carnaval, influenciando também mudanças no comportamento das pessoas na maior festa de rua do planeta, além de ter revolucionado a indústria fonográfica, com a gravação dos primeiros CD e DVD em cima de um trio elétrico, em 1997.

Nenhum comentário: