Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

 NATAL

FESTA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES.
Festa religiosa mais tradicional da redinha, foi recheada de assuntos, veja os principais, acompanhados por nossas lentes. Segundo organizadores, foi a festa que teve o maior público.


“Sob o olhar materno da Virgem Maria, caminhamos com Jesus”, com esse tema os fiéis e devotos de Nossa Senhora dos Navegantes, Padroeira da Redinha, encerram na tarde de ontem, os festejos. Políticos foram pedir as bênçãos e marcar presença no evento religioso mais importante do bairro. 
Políticos entram em cena
Enquanto, as imagens da santa não chegavam nem por terra, nem por mar, os políticos entraram em cena.


A primeira a chegar ao próximo da capelinha, foi a deputada federal mais votada nas últimas eleições. Fátima Bezerra, acompanhada por Hugo Manso, lideranças e muitos amigos.

Hugo Manso e Fátima Bezerra.

De um lado, Felipe Maia, recebia o carinho das pessoas, tirava foto de recordação, palavras de incentivo à uma possível pré-candidatura à prefeito de Natal. Felipe ainda concedeu entrevista à TV.










Do outro lado, Wilma de Faria, fazia o mesmo, abraçava e tirava fotos com a população.






Polícia entra em ação
Em certo momento da festa, a polícia foi chamada para prender um homem armado com uma faca, amedrontando a população que estava na festa.

Momento em que a polícia prende o homem que estava furou um ambulante e assustava população. 

Depois de furar um ambulante, o homem saiu com a faca na mão assustando o povo e rapidamente, os policiais conseguiram prender o homem que, além da faca, ainda portava uma tesoura.

Procissão Marítima


As 17,30 já era possível ver o barco que trazia a imagem da santa e os demais barcos que acompanhavam o cortejo pelo mar.

Procissão Terrestre


Uma multidão já aguardava a imagem da santa que saiu pelas principais ruas do bairro, para abençoar os fiéis que não puderam ir até à capela.

PADRE DESABAFA

Ao iniciar a missa, o padre João Maria do Nascimento, desabafou para o poder público que disse um NÃO para apoiar as festividades religiosas do bairro. "Quero dizer aquelas pessoas (governo municipal ou estadual?) que mesmo não tendo ajudado, a festa não deixou de acontecer", disse o padre. O pároco lamenta que os poderes públicos tenham dito um NÃO aos agentes de pastorais que foram em busca de apoios. "Não estão negando ao padre, estão negando ao povo de Deus", completa.
"O que mais me deixa triste é que daqui a pouco vai começar os preparativos do carnaval, tenho certeza que muitos irão ajudar os blocos", pontuou. O pároco disse que não tem nada contra os blocos, até porque se divertir e dançar faz parte  da vida.

"Carlos Eduardo você tá fazendo falta hein",
Ao parabenizar a presença de Felipe Maia, Hugo Manso, Fátima Bezerra, Hermano Morais, Vilma de Faria, foi à Carlos Eduardo que o padre disse que o ex-prefeito estava fazendo falta.

Vilma foi bem aplaudida, mas Carlos Eduardo recebeu mais palmadas.
Isso mesmo. Na hora que o padre João Maria estava agradecendo a  presença dos políticos presentes e falou no nome da ex-governadora Vilma de Faria, o povo aplaudiu, mas quando o pároco disse o nome de Carlos Eduardo, aí a população bateu muitasssss palmas e alguns até gritavam "volta, volta, volta...". Ao ser perguntando sobre o carinho do povo, Carlos Eduardo se dizia  satisfeito, pois isso era o resultado do seu (dele) trabalho, quando era prefeito de Natal. "Valeu a pena ter vindo na festa de N.Sra dos Navegante", disse o ex-prefeito.

Santíssimo no meio do povo.

Muitos tiveram a oportunidade de tocar no Santíssimo, durante o encerramento, pois o pároco do palco até a capela  de Nossa Senhora dos Navegantes.

Ao retornar para o palco, o deputado federal que será empossado na próxima terça-feira (01), Felipe Maia, pediu bençãos e tocou no Santíssimo.

Vilma e Carlos Eduardo juntos em 2012?


No momento em que o Santíssimo estava no meio do povo, os políticos no palco ,trocavam idéias. Perguntamos, mas Vilma garantiu que não se pode descartar nenhuma hipótese e garantiu que o possível encontro é apenas para uma conversa.

"Tenho certeza que 2012 será bem melhor"
Ao encerrar o pároco disse que no próximo ano tem certeza que a festa será bem melhor e completou: em 2012 será bem melhor, né Fátima?


Depois da deputada federal confirmar que sim, o padre disse: "Segure sua palavra viu Fátima".


Outros flashs da festa de encerramento.


Banho de mar nesse ponto está impróprio.

O vereador Ubaldo também marcou presença na festa.

A banda da Polícia Militar fez uma belíssima apresentação.

Já no finalzinho, a ex-governadora Vilma já estava no meio do povo.


Vista da capela de Nossa Senhora dos Navegantes.

Depois da missa, abraço do ex-prefeito no Padre João Maria

No encerramento fiéis e devotos queriam levar de lembrança, as flores que enfeitavam o andor das santas.


Nenhum comentário: