quinta-feira, 15 de setembro de 2022

ALTO DO RODRIGUES - Programa Alto + Conectado leva internet gratuita nas ruas e praças.

A prefeitura não para de trabalhar e levar desenvolvimento para todos.

A ação do prefeito Nixon Baracho já inaugura o programa Alto + Conectado que levará de forma gratuita, acesso a internet banda larga em alta velocidade.

 Nesta 1ª etapa está sendo entregue sinal de internet wireless (sem fio) em alta velocidade nos Mercados Públicos do peixe e da carne, aos feirantes e visitantes. O sistema estará 100% operante a partir da próxima feira livre do dia 18/09.

Na 2ª etapa, até a primeira quinzena de outubro, a prefeitura estará entregando na Praça Joaquim Rodrigues (Centro) e na Praça Joaquim Bento de Oliveira (Bairro São Francisco).😍

O sistema será implantado, também, nas zonas rurais do município, nas etapas seguintes.

IMAGENS FORTES - Canil clandestino com animais mortos é encontrado pela polícia na Grande Natal

Imagens de maus tratos a animais foi registrado em Santa Tereza, em Parnamirim, na Grande Natal, e gerou indignação nas redes sociais, após uma publicação do Instituto Senhores Patas, que esteve na localidade para acompanhar a Polícia durante a denúncia.

Foram encontrados restos mortais de animais que viviam trancados em condições insalubres, sem direito a comida e água. 
Infelizmente, a situação não foi revelada a tempo para que a maioria dos animais pudessem ser salvos e apenas duas galinhas foram encontradas vivas. 

Veja a publicação do Instituto nas redes (IMAGENS FORTES), 
video Veja aqui

96fm.com.br

terça-feira, 13 de setembro de 2022

PENDÊNCIAS - Vereador Isac do PT, apoia a reeleição de Isolda Dantas

Vereador por quatro mandatos consecutivos em Pendências, Isac do PT, está apoiando a candidatura à reeleição da deputada estadual Isolda Dantas.

“Isolda tem o reconhecimento de ser a deputada mais produtiva na Assembleia Legislativa. É uma deputada aguerrida que escuta, dialoga e que faz por Pendências, pela cultura, pela UERN, pelo interior do nosso Estado.”, declarou professor Isac.
A deputada estadual Isolda Dantas contribuiu diretamente com o município em destinação de recursos: R$ 100 mil reais para reforma do Centro Cultural de Pendências.

ELEIÇÕES 2022 - Justiça Eleitoral recebe mais de 10 mil denúncias de propaganda irregular em um mês

Tirbunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília - José Cruz/Agência Brasil
Fachada do TSE
Justiça Eleitoral já recebeu mais de 10 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular em menos de um mês de campanha para as eleições de 2022.

Dados coletados até a segunda-feira, 12, mostram que o aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já contabiliza 10.870 casos registrados, sendo que eleitores de Pernambuco foram os que mais fizeram denúncias, com 1.511 registros, seguido de São Paulo (1.311), Minas Gerais (1.195) e Rio Grande do Sul (1.086). Entre as regiões, o Sudeste lidera com 3.590 denúncias, seguido pelo Nordeste (3.159), Sul (2.056), Centro-Oeste (1.275) e Norte (790). Considerando os cargos públicos disputados no pleito deste ano, a maioria das irregularidades envolve campanhas a deputado estadual (3.683), deputado federal (3.476), presidente (1.485) e governador (738). O aplicativo da Justiça Eleitoral está apto para receber queixas a respeito de compra de votos; uso da máquina pública; crimes eleitorais; e propagandas irregulares. A apuração de todas as denúncias compete ao Ministério Público Eleitoral.

Jovempan

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Jarina Neves

Hoje queremos parabenizar a nossa amiga Jarina Neves, pela passagem do seu natalício. Desejamos a mãe de Pablo, Sara e Hadassa, muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Nixon e Batista presidente da Câmara de vereadores, declaram apoio à reeleição da governadora Fátima

Secr. Adm. E Planejamento Navison Baracho, Walter Alves, Nixon Baracho e Batista de Zé de Cícero.

O anúncio foi feito hoje (09) nas redes sociais do candidato a vice-governador (de Fátima), o deputado federal Walter Alves. 

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

ALTO DO RODRIGUES - VEREADORES PRESTIGIAM DESFILE CÍVICO


Nesta quarta (07/09), os vereadores participaram do Desfile Cívico em comemoração aos 200 da Dia da Independência do Brasil.

Organizado pela Secretaria da Educação, Cultura e Turismo o desfile cívico aconteceu na Avenida Angelo Varela passando por várias ruas da cidade, encerrando no largo da cerâmica e foi prestigiado por um grande público.

Participaram do evento os vereadores Batista de Zé de Cícero (presidente da Casa), Taildo Barros (vice-presidente), Pedro Eugênio, Zé de Zeca, Toinho Olegário, Zé Pedro, ex-vereadores o prefeito Nixon Baracho, primeira-dama (e secretária da Semthas) Gerlane Baracho, secretários municipais, lideranças e demais autoridades.

No desfile, os edis assistiram  pelotões das Escolas municipais, estaduais,  bandas marciais, do município (Banda Marcial Rosa do Vale e Arlindo Martins), além  bandas marciais das cidades de Macau (Ailton Fernandes) e Poço Branco (Filarmônica Adalto Lopes), Desbravadores Infantil Infantes do Altíssimo (Mossoró) e apresentações da Companhia Alto em Cena, além da presença da polícia militar durante todo o percurso.

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

PRESIDENTE DO GRUPO DE ESCOTEIROS CATÓLICOS DE CAMPINA GRANDE PB ACENDERÁ TOCHA SIMBÓLICA DA PÁTRIA NO CINQUENTÉNÁRIO DO FOGO SIMBÓLICO DO ESCOTISMO PENDENCIENSE.


Neste ano de 2022, ano do Cinquentenário do Fogo Simbólico da Pátria do Escotismo Pendenciense, a cidade escolhida para acender a chama olimpica foi a Rainha da Borborema, a cidade de Campina Grande Paraiba.
A chama olímpica da pátria percorrerá um percurso de 380 km de Campina Grande/PB a Pendências/RN. Quem nos dará a honra de acender a chama Cinquentenária é o Diretor Presidente do Grupo de Escoteiros Católicos Graças 51 PB, o Dirigente Josué Dias. 

A chama Simbólica será acessa na manhã do dia 01 de setembro as 7:30 da manhã no Açude velho, cartão postão de Campina Grande. Na solenidade contaremos com a presença de Escoteiros, Militares e Imprensa Paraibana.

terça-feira, 23 de agosto de 2022

PENDÊNCIAS - Grupo liderado por Aécio Júnior fortalece apoios ao projeto de Sandra e Larissa Rosado

Cada dia que passa o grupo aumenta com pessoas que querem o melhor para terra de pendências, Aécio Júnior lidera o grupo que sem dúvidas fará história na política da cidade em buscas de benefícios para ajudar os munícipes.

A popular Concinha diz “SIM” ao grupo político liderado por Aécio. “Pensando na nova política declaro meu apoio a Larissa e Sandra, tendo a a certeza na integridade do grupo e da honestidade e responsabilidade que Aécio Júnior tem, na sua conduta de vida e profissional.” Comentou Concinha ao declarar apoio.

Nos próximos dias estaremos anunciando mais apoios ao projeto vitoriosos.

domingo, 21 de agosto de 2022

ALTO DO RODRIGUES - Comitiva do prefeito Nixon mostra força e união no lançamento oficial da campanha de George Soares

Comitivas de várias cidades estiveram presentes no lançamento oficial da campanha do deputado estadual George Soares, em Assu.

Mas a comitiva sob o comando do prefeito Nixon Baracho, atraiu a atenção do grande público, pelo exemplo de força e união em prol do nome do deputado estadual campeão de emendas para o Alto do Rodrigues e o Vale do Açu.
O prefeito estava acompanhado de vereadores (Cabral, Zé de Zeca, Toinho Olegário, Ivaltan Fernandes e Pedro Eugênio), suplentes (Jailson Motoqueiro e Neguinho de São José), ex vereadores (Antônio José e Dôra), lideranças além de amigos que simpatizam com o nome de George Soares, acompanhando a posição  politica do prefeito Nixon Baracho, reconhecendo o empenho do parlamentar em nome do Alto do Rodrigues. 
Em seu discurso, o prefeito Nixon Baracho,  reafirmou seu total e irrestrito apoio ao nome de George Soares para chegar ao seu quinto mandato na Assembleia Legislativa do RN. "Estou aqui para reafirmar meu apoio e do nosso povo a favor de George por tudo que ele já já destinou de emendas para o Alto do Rodrigues", disse o líder político de Alto do Rodrigues.

A comitiva altorodriguense chamou a antemão do locutor do evento e toda vez que ele citava o município a galera atraía a atenção do público presente, mostrando além da animação, força e união.

sábado, 20 de agosto de 2022

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Batista de Zé de Cícero

Parabenizamos neste sábado (20/08), nosso amigo, parceiro e presidente da Câmara municipal de Alto do Rodrigues, João Batista Fernandes de Carvalho (Batista de Zé de Cicero, do Republicanos), que completa mais um ano de vida.
Desejamos ao parlamentar, muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso!

terça-feira, 16 de agosto de 2022

ELEIÇÕES - Com início oficial da campanha, candidatos podem pedir voto a partir desta terça

Os candidatos que disputarão as eleições de outubro podem pedir votos a partir desta terça-feira (16), com o início oficial das campanhas eleitorais. A partir deste momento, eles também estão autorizados a fazer propaganda na mídia impressa e na internet. O prazo para o registro das candidaturas acabou na segunda-feira (15).

Entre outras mudanças no calendário eleitoral, os postulantes aos cargos de deputado estadual e federal, senador, governador e presidente têm agora permissão para realizar comícios, caminhadas e distribuir material gráfico.

Também a partir da data, a Justiça Eleitoral passa a convocar os partidos e emissoras a fim de elaborar um “plano de mídia” — que define a divisão do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio. A propaganda nessas mídias começa em 26 de agosto.

A Lei de Eleições, que estabelece estas regras, autoriza a propaganda eleitoral até 1º de outubro, véspera das eleições. No dia do pleito, parte das condutas são caracterizadas como crime de boca de urna.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), únicos candidatos que pontuam no agregador de pesquisas CNN/Locomotiva, já definiram suas agendas para o início oficial das campanhas eleitorais.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
A agenda de Lula tem início às 14h, na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), na região do ABC, berço de sua trajetória sindical e política. A ideia seria que a estreia da campanha do petista ocorresse na usina metalúrgica MWM, no sul de São Paulo, mas o evento foi cancelado. A equipe de Lula alegou motivos de segurança. Na sequência, o candidato segue para Brasília, onde participa da cerimônia de posse de Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, às 19h.

Jair Bolsonaro (PL)
O candidato à reeleição volta a Juiz de Fora (MG), onde levou uma facada durante a campanha de 2018. Ele se encontra com evangélicos, faz motociata, deve retornar ao local onde sofreu o ataque à faca e também está previsto um discurso na cidade mineira. À noite, de volta a Brasília, comparece à posse de Alexandre de Moraes no TSE.

Ciro Gomes (PDT)
Ciro Gomes realiza uma caminhada no bairro de Guaianazes, no extremo leste de São Paulo, às 7h, seguida de uma “conversa com a população” sobre seu programa de Renda Mínima. À noite, o pedetista também participa da posse de Alexandre de Moraes no TSE, em Brasília.

Simone Tebet (MDB)
A agenda de Simone Tebet começa às 10h, em São Paulo, em um “encontro com o setor da Cultura”. Na sequência, a candidata almoça na praça de alimentação do Shopping Eldorado, na zona oeste da capital paulista. A senadora também participa da posse de Alexandre de Moraes, às 19h, em Brasília.

O que muda na propaganda eleitoral?
Nas eleições de 2018, a internet se apresentou como parte fundamental da propaganda eleitoral. A partir desta terça-feira, uma série de condutas passam a ser autorizadas em terreno virtual — outras, porém, permanecem vedadas.

Os candidatos agora podem ter sites e disparar mensagens para pessoas cadastradas nestes portais. É permitida também a propaganda em blogs, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas.

Vale lembrar, contudo, que a propagação de conteúdos falsos ou que contenham agressões permanece proibida.

Fora do terreno virtual, também há mudanças nas regras. As campanhas podem distribuir folhetos e instalar mesas móveis em ruas e bandeiras ao longo de vias públicas.

A Justiça Eleitoral destaca regras diferentes para propagandas em equipamentos públicos e privados. No primeiro caso, é proibida a fixação de peças em muros, árvores e outros bens; no segundo, ela é limitada até 0,5m² e sua distribuição deve ser voluntária. A instalação de outdoors é vedada em ambos os casos.

Os comícios e carros de som passam a ser permitidos — porém, somente das 8h às 0h. Vale destacar que os automóveis devem limitar seu ruído a 80 decibéis. Os showmícios permanecem proibidos.

A legislação eleitoral não autoriza a distribuição de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas e materiais que possam proporcionar “vantagem ao eleitor”.

Candidatos podem pedir votos
Outra mudança importante diz respeito não à forma da propaganda, mas ao conteúdo: as campanhas podem efetivamente pedir para que os eleitores votem ou não votem em determinado candidato. Durante a pré-campanha, a conduta era vedada.

A cientista política Deysi Cioccari apontou, em entrevista concedida à CNN na última segunda-feira (15), que os primeiros dias de campanha devem ser marcados por “pedidos de não vote”.

“Eu acredito que nas próximas semanas a gente vai ver muito mais um pedido de ‘não vote no outro candidato’, porque essa eleição vai ser muito decidida na rejeição”, disse.

Visto a recorrência de ataques entre postulantes a cargos eletivos, a lei passa também a garantir direito de resposta a qualquer candidato que seja agredido ou ofendido via propaganda.

A Justiça Eleitoral também pode também determinar a remoção de conteúdo considerado impróprio.

Campanha do primeiro turno termina em 1º de outubro
As regras para propaganda eleitoral voltam a ser alteradas no dia 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições. Parte das possibilidades passam a ser proibidas.

São vedados, por exemplo: o uso de alto-falantes e amplificadores de som para promoção de candidaturas; a promoção de comício ou carreata; e a publicação de novos conteúdos ou impulsionamento de conteúdos na internet.

Um caso emblemático é o dos “santinhos”, panfletos de campanha que os eleitores encontram ao redor de milhares de zonas eleitorais pelo país. Sua distribuição nesta data é ilícita.

Além de divulgação de propaganda, a conduta pode configurar boca de urna — na qual cabos eleitorais se dirigem aos eleitores no local de votação, no dia das eleições, para pedir votos para seu candidato ou partido.

CNN Brasil
Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

LEGISLATIVO - Vereadores da cidade de Martins (RN) são cassados pelo TSE

06 dos 09 vereadores de Martins-RN tiveram mandatos cassados pelo TSE. Imagem: reprodução.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos de seis dos nove vereadores de Martins, cidade do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, com base na lei da cota de gênero. A decisão de plenário, por sete votos a zero, não pode ser revertida. Daí, a Câmara Municipal terá que convocar os novos vereadores.

Entre os vereadores que perderam o mandato está o presidente do Legislativo, Fulgêncio Teixeira Neto. Os outros são: José Françoar Ferreira da Silva, Clemente Gurgel de Amorim Neto(Netinho Gurgel), Uilame Júnior de Paiva Silva, Francisco Sales da Silva(Rabim) e Francisca de Assis Melo Rodrigues(Xinó). Todos foram eleitos pelo Democratas, hoje União Brasil.

Com a recálculo dos quocientes eleitorais e partidário, serão diplomados e nomeados: Jadson Fontes (Republicanos), Sargento Filho (Republicanos), Bibiu (PSD), Maria de Baiano (PSD), Jean Ferreira (PT) e Marquinhos Papa Tudo (Pros.). Como o presidente foi cassado, os vereadores realizarão novas eleições para o cargo.

Os novos vereadores se juntarão aos três eleitos em 2020: Helena de Clemente (Republicanos), Cabecinha (Republicanos) e Ercílio Lisboa(PSD).

Todos os vereadores cassados formavam a bancada da prefeita Maria José (União Brasil). Agora, a bancada governista passa a contar apenas com o apoio do Marquinhos Papa Tudo. A oposição tem o comando do Republicanos, com quatro vereadores. PSD, com dois vereadores e o PT, com um, completam a nova bancada oposicionista que ganha no plenário por 8 a 1.

O ministro Alexandre de Moraes, que assumirá a presidência do TSE nesta terça-feira (16), foi o relator do processo. Ele decretou a nulidade de todos os votos recebidos pelo Democratas nas eleições de 2020, cassando os seis vereadores e determinando o recálculo dos quocientes eleitorais e partidários. O Democratas foi punido por ter usados candidaturas "laranjas" para driblar a lei da cota de gênero.

Acompanharam o voto do relator os ministros Ricardo Lewandoski, Mauro Campbell, Benedito Gonçalves, Sérgio Banhos, Carlos Horbach e Edson Fachin.

*Com informações do Jornal de Fato

ELEIÇÕES - Corrida eleitoral: campanha começa nesta terça-feira (16) no RN

O candidato Fábio Dantas terá maior tempo de propaganda em rádio e televisão – Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

A largada da campanha eleitoral será dada oficialmente na terça-feira. Candidatos poderão pedir votos de forma explícita, divulgar o número usado nas urnas e distribuir panfletos aos eleitores. O período eleitoral se estenderá até 2 de outubro e 30 do mesmo mês, caso haja segundo turno. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo para registro das candidaturas, planos de governo e declarações de patrimônio se encerra nesta segunda (15).

No Rio Grande do Norte, até o momento, nove candidatos disputarão o Governo do Estado, enquanto 10 estarão na disputa pelo Senado Federal. A partir desta terça-feira (16), os candidatos, partidos e federações estão liberados para fazer propaganda eleitoral na internet e nas ruas. Os candidatos terão 46 dias para pedir o voto do eleitor.

Até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno, está liberada a realização de caminhadas, carreatas com carro de som, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade paga nos meios de comunicação.

Os comícios poderão ser feitos entre as 8h e 00h, horário que poderá ser prorrogado por mais duas horas no caso de campanha. Os carros de som estão liberados para transitar nas ruas entre 8h e 22h. Showmícios gratuitos são proibidos pela lei.

A distribuição de material de campanha pelos candidatos durante passeatas ou carreatas só poderá ser feita até às 22h.

Na internet, a propaganda eleitoral pode ser feita em sites e redes sociais, mas deve ser identificada como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação. A propaganda por meio de telemarketing também é proibida.

O impulsionamento de conteúdo por apoiadores é proibido. O disparo de mensagens só pode ser feito aos eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa no dia 26 de agosto.

O primeiro turno ocorre no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e os governos estaduais será em 30 de outubro.

Governadora inicia caminhada pela reeleição
Fátima começará oficialmente a campanha na quarta-feira com ato em São Gonçalo – Foto: Divulgação

A largada em busca da reeleição da Governadora Fátima Bezerra (PT) iniciará, de forma oficial, apenas na próxima quarta-feira (17). A Chefe do executivo estadual está planejando realizar um grande ato no município de São Gonçalo do Amarante, na região Metropolitana de Natal, a partir das 16h.

A escolha da data é devido à presença da governadora na posse do ministro Alexandre de Moraes, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (16) a partir das 19h, em sessão solene. Na mesma ocasião, o ministro Ricardo Lewandowski será empossado vice-presidente da Corte Eleitoral.

Alguns materiais de campanha institucional, marketing e comunicação também estão em produção e devem começar a ser entregues na quarta-feira.

Tecnologia a favor
Com o maior tempo de propaganda em rádio e TV na disputa pelo Governo do RN, a coordenação de marketing da campanha do candidato Fábio Dantas (Solidariedade) promete usufruir da melhor forma possível o tempo disponível para propaganda que começa no dia 26 de agosto.

“Usar muitos recursos tecnológicos como forma mais rápida e direta de chegar aos cidadãos, informando e detalhando o que se encontra no Plano de Governo devidamente registrado no Sistema do TRE”, disse a coordenação da campanha de Fábio ao NOVO Notícias.

Com base nas composições partidárias e representatividade das legendas no Congresso Nacional, a coligação Muda RN, que tem Fábio Dantas como candidato ao Governo, é a que passará mais tempo na rádio e televisão, pois conta com 207 dos 507 deputados federais nos partidos que estão com o grupo. A chapa conta com o apoio de Solidariedade (13 deputados federais), União Brasil (81), PL (33), PSD (35), PP (38) e PSC (7).

“O Exercício da democracia ocorre de maneira que o eleitor potiguar possa escolher aqueles que vão administrar da melhor forma possível os destinos do Estado, pelos próximos quatro anos. A campanha de Fábio Dantas para Governador de forma transparente vai demonstrar como se encontra o atual governo e propor soluções para melhorar a vida dos potiguares”, ressaltou a comunicação do Candidato Fábio Dantas.

Pelos cálculos do TSE, A coligação ‘O Melhor Vai Começar!’, que tem Fátima Bezerra (PT) como candidata ao Governo, deve ser a segunda com mais tempo de propaganda. A chapa conta 169 representantes dos partidos coligados. A coligação tem apoio de MDB (34), PDT (28), Republicanos (29), PDT (28), Pros (8) e da Federação Brasil da Esperança, com PT/PCdoB e PV, com 70.

Novonoticias 

ECONOMIA - Petrobras anuncia que vai reduzir novamente preço da gasolina

A Petrobras informou nesta segunda-feira (15) que vai reduzir o preço da gasolina vendida às distribuidoras em 4,85%.

A partir de terça-feira (16), o preço do litro passará de R$ 3,71 para R$ 3,53 por litro, uma redução de R$ 0,18 por litro.

O preço estava em R$ 3,71 desde a última redução, em 29 de julho. No ano, o combustível ainda acumula alta de 14,24%.

A Petrobras esclarece ainda que, considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 2,70, em média, para R$ 2,57 a cada litro vendido na bomba.

96fm.com.br

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

ECONOMIA - Taxa de desemprego cai no RN e outros 21 estados no 2º trimestre de 2022, diz IBGE

O desemprego registrou queda em 22 dos 27 estados no segundo trimestre de 2022, em relação ao trimestre anterior, disse o IBGE nesta sexta-feira (12). Os demais cinco estados tiveram estabilidade no período, mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Trimestral.

O movimento reflete a queda generalizada na taxa de desocupação no último ano, que, de abril a junho, foi de 9,3%, uma queda de 1,8 ponto percentual (p.p.) ante o primeiro trimestre do ano (11,1%). A maior queda foi em Pernambuco, com recuo de 3,5 p.p. na comparação trimestral. Na sequência, vêm Tocantins, Alagoas, Pará, Piauí e Acre, com quedas de cerca de 3 p.p..

As maiores taxas de desocupação foram da Bahia (15,5%), Pernambuco (13,6%) e Sergipe (12,7%), e as menores, de Santa Catarina (3,9%), Mato Grosso (4,4%) e Mato Grosso do Sul (5,2%). Na comparação anual, todas as 27 unidades federativas tiveram “queda significativa da taxa de desocupação”, disse o instituto. O índice nacional estava em 14,2% há um ano.

No Rio Grande do Norte, segundo a pesquisa, a taxa de desemprego caiu de 14,1% no primeiro trimestre do ano para 12% no segundo trimestre. As maiores taxas de informalidade foram registradas no Pará (61,8%), Maranhão (59,4%) e Amazonas (57,7%). Já as menores ficaram com Santa Catarina (27,2%), São Paulo (31,1%) e Distrito Federal (31,2%). A taxa geral no Brasil é de 40%.

Santa Catarina também apresenta a maior taxa de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, com 87,4%, seguido de São Paulo (81,0%) e Paraná (80,9%). As menores são do Piauí (46,6%), Maranhão (47,8%) e Pará (51,0%). No Brasil, de form a geral, 73,3% dos empregados do setor privado tinham carteira de trabalho assinada no segundo trimestre.

Por regiões, as menores taxas são do Norte (58,4%) e Nordeste (56,8%) apresentaram as menores taxas. Entre os trabalhadores domésticos, 25,1% tinham carteira de trabalho assinada no país.

Estimado em R$ 2.652, o rendimento médio real mensal habitual ficou estável do primeiro para o segundo trimestre do ano.

Na comparação com o segundo trimestre de 2021, quando era de R$ 2.794, porém, o valor registra queda de 5,1%. Por essa comparação, as regiões com maiores quedas são Nordeste, Sul e Sudeste.

A taxa de desocupação por gênero foi de 11,6% para mulheres no segundo triestre ante 7,5% para homens. Já a taxa de desocupação por cor ou raça ficou em 11,3% para pretos, pardos, em 10,8% e em 7,3% para brancos, abaixo da média nacional (9,3%).

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (15,3%) foi maior que as taxas dos demais níveis de instrução analisados. Para pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi 9,9%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (4,7%).

CNN Brasil

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

REGIONAL - Exclusivo: Veja os mais de 30 nomes do RN que estão na lista do TCU de gestores com contas julgadas irregulares

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fachin, recebeu nesta quarta-feira (10) a relação com os nomes de pessoas que tiveram as contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nos últimos oito anos. A entrega foi feita pelo ministro Bruno Dantas, no exercício da presidência do TCU, em reunião na sede do TSE, em Brasília.

O documento, com 6.804 nomes, apresenta informações referentes às contas julgadas nos oito anos anteriores à eleição, como prevê a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010). O Portal 96 teve acesso a relação de gestores com o "UF" do Rio Grande do Norte. São mais de 30. Veja a relação abaixo: 
*A relação original tem o nome de Enildo Alves, que faleceu em maio deste ano. 

Segundo o TCU, são casos já transitados em julgado, em que não há mais possibilidade de recursos. A prestação de contas dos gestores públicos é analisada pelo TCU sob os aspectos de legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e eficácia.

“Nossos auditores sempre tiveram acesso a todas as informações que necessitaram para produzir seus relatórios. Isso nos dá muita tranquilidade porque sabemos que a transparência é, de todos os ativos que uma democracia precisa ter, certamente um dos mais valiosos. É o que permite que um cidadão possa fiscalizar o que seus representantes e líderes da nação estão a fazer”, ressaltou Dantas.

Em sua fala, o ministro Bruno Dantas também reforçou a seriedade do processo eleitoral brasileiro. “Aos olhos do TCU, aos olhos dos auditores do TCU, a urna eletrônica e o sistema eletrônico de votação são absolutamente confiáveis, absolutamente auditáveis, e por isso merecem a confiança que o brasileiro já nelas deposita”, alertou.

O presidente do TSE, Edson Fachin, lembrou que o Brasil está a 50 dias da realização das eleições. “Eleitoras e eleitores brasileiros poderão escolher as candidaturas nas quais depositarão a sua confiança. A engrenagem da votação está posta em marcha. A democracia seguirá seu curso e sairá fortalecida no dia 2 de outubro”, garantiu o ministro.

O ranking de contas julgadas irregulares por região e fora do Brasil está distribuído da seguinte forma:

Nordeste: 2.718 registros
Sudeste: 1.573 registros
Norte: 1.181 registros
Centro-Oeste: 709 registros
Sul: 610 registros
Exterior: 13 registros

IMPORTANTE

A listagem do TCU não significa impedimento na candidatura. Agora, cabe à Justiça Eleitoral, dentro dos critérios legais, declarar ou não a inelegibilidade dos possíveis candidatos a um cargo público.

96fm.com.br