quarta-feira, 15 de maio de 2013

ALTO DO RODRIGUES

Prefeito Abelardo Rodrigues entrega aos desportistas quadra e ginásio totalmente reformados 

Ginásio poliesportivo Ivanildo Bezerra "de cara nova"

Mais duas ações do governo Construindo Um Novo Tempo voltadas para o esporte. Duas ações, diga-se de passagem, reformadas e entregues em tempo recorde. 

Na solenidade de logo mais, a partir das 17h, o prefeito Abelardo Rodrigues junto com demais autoridades do município, além de desportistas, participarão do ato de descerramento da placa e já estará à disposição para prática de esportes. 

A quadra de esporte Francielio Victor Rodrigues está localizada no  conjunto Cohab. 

Na sequencia, toda a comitiva vai até o ginásio poliesportivo Ivanildo Bezerra para descerrar a placa de reforma do ginásio poliesportivo Ivanildo Bezerra.

Vereadores foram convidados
Na sessão da Câmara Municipal que aconteceu na manhã de hoje, o vereador Zé Pedro convidou todos os vereadores presentes na sessão a prestigiaram o descerramento da placa, entregando aos desportistas mais duas ações do atual governo.
COMUNICAÇÃO

Simpósio: Os blogs e a reconfiguração do jornalismo


Na próxima segunda, 20, a partir das 19h, teremos o simpósio "Os blogs e a reconfiguração do jornalismo", que vai acontecer no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede na UFRN.

Os debatedores são o jornalista e professor Daniel Dantas e o presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges (editor do Blog do Miro).

Após o evento, Daniel Dantas vai lançar e autografar seu livro, "Argumento e Discurso no Blog Fatos e Dados da Petrobras". 

Vai ser uma oportunidade para debatermos, entre outras questões, os temas do Marco Regulatório das Comunicações e da campanha nacional em defesa da democratização da comunicação.

Alisson Almeida

ALTO DO RODRIGUES

Prefeitura municipal realizará a 5ª Conferência das Cidades no dia 21


Com o tema "Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana na perspectiva da construção do sistema nacional de desenvolvimento urbano", a prefeitura municipal realizará na terça-feira, dia 21, às 08h, na Câmara Municipal, a 5ª Conferência das Cidades.

Diversos setores da sociedade discutirão as políticas públicas nos eixos de habitação, saneamento, transporte e mobilidade urbana.
LEGISLATIVO EM AÇÃO

Vereadores de Alto do Rodrigues aprovam seis requerimentos na sessão ordinária de hoje

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na manhã de hoje, seis requerimentos de dois vereadores. Ausência da Câmara, apenas do vereador Lobão (DEM) que justificou com um atestado médico. No expediente da Casa, seis requerimentos que já passaram pelas comissões temáticas da Casa e foram votados por unanimidade. 

O vereador Lobão do DEM solicitou ao prefeito municipal, uma Praça e pavimentação da comunidade de Carcará. Lobão também requereu a construção de um teatro no município.

O vereador Renan Melo solicitou a pavimentação de duas Ruas no bairro São Francisco. O edil do PMDB também pediu a construção de um complexo de lazer para crianças e idosos para a zona urbana. Para a comunidade de São José, o vereador Renan Melo pediu a construção de um mercado público.

Foi lido o Projeto de Lei nº 463 de iniciativa do vereador Zé Pedro que Cria a banda Filarmônica Pública denominada de Maria Rosiane Nascimento da Cunha (Rosinha). Depois de lido o PL 463 será encaminhado para a assessoria jurídica.
ESPORTES

Jogos de hoje


Campeonato Potiguar – Primeiro jogo da final
17h00 Potiguar/Mossoró x América

Copa do Brasil
19h30 Salgueiro x Vitória
19h30 Goiás x Santo André
19h30 Criciúma x São Bernardo
20h30 Paysandu-PA x Naviraiense
22h00 Internacional x Santa Cruz-PE
22h00 Flamengo x Campinense-PB
22h00 Botafogo x CRB
22h00 Bahia x Luverdense

Libertadores
22h00 Corinthians x Boca Junior

Liga da Europa
16h05 Chelsea x Benfica
COMUNICAÇÃO

Deputados discutem políticas para pequenas e grandes empresas de comunicação


Esteve em pauta nas comissões da Câmara dos Deputados, no dia 7 de maio, a linha de ação do governo federal em relação a pequenas e grandes empresas do setor de comunicação. Os debates tiveram como foco a política de financiamento de pequenos empreendimentos, de mídias públicas e de comunitárias e o tratamento a ser dado aos bens públicos concedidos às grandes empresas de telecomunicação no período em que houve a privatização do setor.


Na Comissão de Cultura, discutiu-se a reivindicação de que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ofereça linhas de financiamento a pequenas empresas de comunicação com juros baixos e a empresas públicas a fundo perdido.



Luciane Gorgulho, chefe do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo do BNDES,  apontou o que entende como limitação pelo que significa a definição de um banco. “Mesmo sendo um banco de desenvolvimento, somos um banco. É necessário que haja um rigor na análise de crédito, que seja verificada a saúde financeira da empresa, a sua possibilidade de pagar a dívida, mas dentro das possibilidades”, defendeu.



A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) se contrapôs à argumentação da representante do BNDES, questionando a preferência dada às grandes empresas de comunicação em crise. “Exigir garantias bancárias de uma rádio comunitária vai ficar difícil. Mesmo o Cartão BNDES é dificílimo para uma microempresa, sobretudo as que estão abrindo agora, porque sempre pedem o faturamento. E do ponto de vista de uma rádio ou TV comunitária a expectativa de faturamento é, em tese, nenhuma”, questionou.



O presidente a Empresa Brasil de Comunicação, Nelson Breve, apontou ainda uma outra saída aporte de recursos para as empresas públicas de comunicação, que seria a liberação da Contribuição para Fomento da Radiodifusão Pública, retida por ordem judicial movida pelas empresas de telecomunicação.



O presidente da Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM), Paulo Miranda, defendeu também o financiamento do setor por meio da destinação de recursos de publicidade pelo BNDES, complementando as linhas de crédito específicas e o financiamento a fundo perdido.
A representante do BNDES se comprometeu a levar as sugestões apresentadas durante a audiência ao banco.



Bens reversíveis



Os bens públicos concedidos às empresas de telecomunicação no momento da privatização do setor na década de 90, que devem retornar ao poder público ao término do período da concessão, estiveram na pauta da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática no dia 7.



A advogada da Proteste, Flávia Lefèvre, reclamou não haver, até recentemente, uma lista dos bens reversíveis com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e disse não acreditar que a agência tenha autorizado vendas de alguns desses bens, como o de um antigo clube dos funcionários da Telesp, em São Paulo, vendido pela Telefônica por R$ 130 milhões, sendo hoje o maior empreendimento imobiliário da capital paulista, avaliado em R$ 4 bilhões. 



O superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Roberto Martins, afirmou que as informações sobre quase 10 milhões de itens estão disponíveis no site da agência e que esta possui o controle desses bens reversíveis.



“A Anatel fica a dever em termos de eficiência e eficácia na sua função fiscalizadora e de controle das concessionárias no que tange à autorização de alienação de bens reversíveis. Temos informações de empresas concessionárias alienando imóveis sem autorização do Poder Público", disse a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), autora do requerimento para a realização da audiência na comissão
ALTO DO RODRIGUES

Aniversariante do dia: Manoelzinho


Felicidade geral para a família do patriarca Arcanjo, o aniversário de um de seu filhos, Manoelzinho. Receba nossos parabéns grande amigo e leitor assíduo do nosso blog e de todos os assuntos que envolvem a política.
ESTADO


“Os prefeitos do RN estão sendo enganados e desrespeitados”


Prefeitos reunidos nesta última segunda-feira à tarde na Assembleia Legislativa sobre a presidência do presidente da Femurn, Benes Leocádio, prefeito de Lages, voltaram a criticar os governos, federal e estadual, sobre a demora nas ações emergenciais de socorro às vítimas da seca. 

“Só vejo uma alternativa que é a união dos prefeitos, que estão sendo enganados e desrespeitados, principalmente pela bancada federal, que aqui diz que vota com os prefeitos e quando chega em Brasília vota de acordo com os interesses de Dilma Rosseff”, disse o prefeito Luizinho Cavalcanti, de Carnaubais.

O prefeito Luizinho Cavalcanti, do PSB, alertou as autoridades, prevendo que “o período mais difícil está por vir, a partir de agosto”. Disse ainda, que até agora o Governo do Estado não pagou o transporte escolar, obrigando os municípios a assumir mais uma despesa que não é de sua responsabilidade, piorando mais ainda uma situação já de extrema dificuldade. “Vamos ter que apelar para a justiça”, ameaça o prefeito, ressaltando que os pequenos municípios são os mais penalizados. Luizinho Cavalcanti denunciou que “a Caixa Econômica Federal está retendo dinheiro pertencente aos municípios para fazer caixa”.

NOVOS RETIRANTES
“Realmente, as ações estão demorando e o Seridó é a região que mais sofre com a falta d´água. Os poços não chegam e parece que vamos ser os novos retirantes da seca”, disse o prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, do PR, sugerindo aos governos que em vez de motoniveladoras, fossem enviadas perfuratrizes para os municípios, segundo ele, equipamento mais adequado para as necessidades atuais.

portaljh
ALTO DO RODRIGUES

Sessão plenária da Câmara Municipal acontecerá às 10h

Está marcado para às 10h desta quarta-feira, mais uma sessão plenária da Câmara Municipal.

LEGISLATIVO EM AÇÃO

Câmara Municipal de Alto do Rodrigues realiza curso de Capacitação para Vereadores, dia 18


Acontecerá no dia, 18, nas dependências da Câmara Municipal, um curso de Capacitação para vereadores. Aldo Araújo (palestrante) é escritor, jornalista e advogado e tem uma larga experiência no direito público, tendo atuado como redator, diretor geral e assessor Jurídico da Câmara Municipal de Serra do Mel.

O curso com inscrições gratuitas e destinado para presidentes das Câmaras Municipais, vereadores,  advogados, assessores, servidores, contadores, controladores, estudantes e profissionais do Poder Legislativo.

Conteúdo programático do curso de Capacitação para Vereadores que será realizado pela Câmara Municipal.

- Que proposições podem ser apresentadas pelo vereador?
- Qual a proposição adequada para se alterar o Regimento da Câmara?
- Como alterar a Lei Orgânica?
- Tramitação dos Projetos Orçamentários
- Vereador pode alterar o orçamento?
- Resolução, Decreto, Moção, Indicação e Requerimento
- Quem tem a palavra final sobre as leis? Executivo ou Legislativo?
- O que é PELO?
- A correta formação das comissões
-  Quorum qualificado
- Qual o quorum necessário para a criação de uma CPI?
- Comissão Temporária e Especiais
- Vereador pode apresentar projeto de lei que crie despesa para o executivo?
- Lei Ordinária: Lei Complementar: Lei Delegada
- Técnica Legislativa e constitucionalidade das matérias apresentadas
- Vigência e revogação das Leis
- Sanção, promulgação e publicação
- Veto: Total e parcial ( jurídico e político)
- A correta formação da Mesa Diretora

Dr. Aldo Araújo atualmente presta serviço de assessoria e/ou consultoria jurídica nas Câmaras Municipais de Alto do Rodrigues, Jardim de Angicos, e Luis Gomes. Dr Aldo Araújo é o atua presidente da Comissão de Assessoria Jurídica da OAB, subseção em Mossoró.

Mais informações e inscrições: ligue (84) 3523 2648

ESTADO


Ex-prefeito de Paraú é condenado ao ressarcimento de R$ 786 mil

O ex-prefeito de Paraú, Francisco de Assis Jácome Nunes, foi condenado pela Primeira Câmara do Tribunal de Contas ao ressarcimento integral da quantia de R$ 786.778,71, decorrente de irregularidades cometidas no exercício de 2006, averiguadas em Inspeção Extraordinária. O processo foi relatado pelo conselheiro Thompson Fernandes na sessão de quinta-feira, 09/05.

De acordo com o conselheiro, o valor a ser restituído refere-se à omissão no dever de prestar contas (R$ 417.690,84), realização de despesas sem destinação específica (R$ 367.320,23) e pagamentos indevidos (R$ 1.767,64). 

Além do ressarcimento, foi aprovada a aplicação de multas, além de ressarcimento solidariamente com a empresa F&A Construções e Empreendimentos, referente a irregularidades de cunho formal. 

Foi acatada ainda o envio das principais peças processuais para análise pelo Ministério Público Estadual e Federal (no caso relacionado às despesas com o Fundef), para investigação acerca de possíveis ilícitos penais. O ex-prefeito poderá recorrer da decisão. 

ELEIÇÕES

Justiça cancela 1,3 milhão de títulos eleitorais por faltas injustificadas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou ontem (14) o cancelamento de mais de 1,3 milhão de títulos. São de eleitores que não justificaram a ausência nas últimas três eleições. Segundo o TSE, apenas 10,27% dos eleitores faltosos procuraram regularizar a situação.

O prazo para justificar a ausência terminou no dia 25 de abril. Segundo o TSE, 1,5 milhão de eleitores estavam com a situação pendente e apenas 155,6 mil procuraram a Justiça Eleitoral.

O cancelamento do título pode impedir a retirada de passaporte ou carteira de identidade, o recebimento de salários de função ou emprego público e obtenção de certos tipos de empréstimos. Também complica a investidura e nomeação em cargo público e renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Quem perdeu o título deve procurar um cartório eleitoral para reativar o registro. O documento pode ter o mesmo número do cancelado. É necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência e preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral, além de pagar eventuais multas.

terça-feira, 14 de maio de 2013


NATAL

Chuva desta terça-feira foi a maior do ano em Natal, diz Emparn

Sem sinalização e sob chuva, carro cai em buraco em Cidade Satélite (Foto: Rilyonaldo Marques)

A chuva que caiu em Natal nesta terça-feira (14) já é a maior do ano na capital potiguar. Choveram 72,6 milímetros até as 19h, de acordo com os registros da estação pluviométrica da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). O metereologista Gilmar Bistrot avaliou o volume de precipitação como "moderado".

Antes dessa, a maior precipitação do ano havia sido registrada no dia 29 de abril, quando choveram 42.9 milímetros. "Toda chuva que tem concentração de 15 a 20 milímetros em áreas urbanas, como é o caso da Grande Natal, é considerada moderada. Nessas regiões mais urbanizadas o solo não tem infiltração", explica Bistrot.

Os registros da estação pluviométrica da Emparn mostram que a chuva começou às 2h e se intensificaram entre 13h e 19h. O pico ocorreu às 15h, quando choveram 16.4 milímetros.

As chuvas causaram problemas na Grande Natal. O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar recebeu durante a tarde três chamados sobre quedas de árvore. No hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, o teto de um banheiro desabou, o que causou a inundação da sala de repouso dos funcionários da unidade. Alagamentos, acidentes e trânsito lento também puderam ser vistos durante o dia.

ESTADO

Áreas de produção de petróleo no Rio Grande do Norte e Ceará são leiloadas pela ANP

Rio de Janeiro – Das 11 bacias sedimentares de gás natural e petróleo ofertadas na 11ª Rodada de Licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o leilão de blocos em sete delas arrecadou R$ 2,7 bilhões - valor a ser pago pelas empresas pelas concessões. O montante é recorde, superando os R$ 2,1 bilhões arrecadados na 9ª Rodada de Licitação, feita em 2009.

Na parte da manhã, antes do início do pregão, a diretora-geral da ANP, Magada Chambriard, havia estimado que o leilão iria render cerca de R$ 2 bilhões.

A ANP licitou seis dos 11 blocos ofertados na Bacia do Ceará, arrecadando total de R$ 279,2 milhões. Na bacia, há potencial para descoberta de óleo leve.

O leilão deve ser encerrado hoje (14).

LICITAÇÕES
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) iniciou a segunda fase da 11ª Rodada de Licitações na tarde de hoje (14) oferecendo 30 blocos exploratórios na Bacia Potiguar, dos quais 18 foram arrematadas pelas empresas participantes.

Os blocos obtiveram mais de R$ 226 milhões de bônus de assinatura (valor pago pelas empresas quando da assinatura dos contratos de concessão), que resultarão em investimentos mínimos comprometidos superiores a R$ 250 milhões.

A Bacia Potiguar engloba blocos terrestres situados em bacias maduras (exploradas) na Região Nordeste e é uma das dez bacias brasileiras produtoras de petróleo e gás natural, com 75 campos em terra e potencial para descoberta de óleo.

defato.com
ALTO DO RODRIGUES

Para Zé Pedro, vereador Magnus Medeiros deveria ser mais responsável antes de espalhar inverdades

Vereador Zé Pedro cobra mais seriedade do colega Magnus Medeiros

O vereador Zé Pedro diz não conseguir entender como um vereador está desnorteado como o colega de Câmara, Magnus Medeiros. Pois como um homem público, representante do povo, deveria ter mais seriedade, responsabilidade e conferir a informação, antes de sair espalhando inverdades nas redes sociais.

O vereador Zé Pedro disse ainda que o vereador não participa de nenhum evento do município e não estava na Praça da Alimentação, no último sábado, pois se lá estivesse, tinha visto, um prefeito participando de evento, sendo aplaudido e cumprimentado por todos os presentes. "O que aconteceu no sábado foi um debate político entre dois cidadãos", afirma Zé Pedro que estava presente no evento e disse que não presenciou nenhum tipo de agressão, nem baderna, muito menos arruaça na Praça da Alimentação.
SEGURANÇA


José Adécio é vítima de assalto e apresenta projeto visando a redução de violência



Vítima de assalto na última quarta-feira, 8, em um estabelecimento comercial na Avenida Jaguarari, em Natal, o deputado estadual José Adécio (DEM) apresentou projeto de lei para proibir o uso de capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face, nos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público. 

De acordo com o parlamentar, na maioria das vezes, os capacetes são usados pelos bandidos para impedir a identificação pelas vítimas ou imagens de circuito de câmeras. Adécio apresentará o projeto ao comandante da Polícia Militar, coronel Araújo, e ao secretário Estadual de Segurança, Aldair Rocha.

José Adécio explicou que a iniciativa não tem relação direta com o ocorrido na semana passada e nem com o fato de ter tido sua propriedade, em Pedro Avelino, roubada. Sua assessoria parlamentar já vinha estudando o assunto. “Esse projeto foi apresentado diante da nossa experiência na Ceasa. Onde ficou demonstrado que os pequenos assaltos ocorriam, na grande maioria das vezes, por pessoas utilizando capacete”, disse o deputado do DEM. Depois da proibição do uso de capacete na Ceasa, os pequenos roubos e furtos diminuíram consideravelmente.

De acordo com o projeto do deputado José Adécio, os efeitos estendem-se aos prédios que funcionam no sistema de condomínio. Nos postos de combustíveis, os motociclistas deverão retirar o capacete antes da faixa de segurança para o abastecimento. Os responsáveis pelos estabelecimentos deverão afixar, no prazo de 60 dias, a contar da data de publicação, caso seja transformado em Lei, uma placa indicativa na entrada do local com a inscrição: “é proibida a entrada de pessoa utilizando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face”. 

Estrutura
José Adécio afirmou que quase uma semana após o assalto ainda não conseguiu fazer o boletim de ocorrência. Logo depois do incidente, o deputado esteve numa delegacia e foi informado pelo delegado que não havia pessoal disponível para registrar a ocorrência. Na ocasião, o titular da delegacia estava há três horas com seis homens detidos e em vias de liberá-los porque não havia lugar para mantê-los presos. “Se eu, na condição de deputado, não consegui registrar um boletim de ocorrência, imagine o cidadão comum”, disse.

A insegurança tem sido tema recorrente de pronunciamentos dos parlamentares no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Com o registro de casos de violência em Natal e no interior em estabelecimentos comerciais e residências, em propriedades rurais e casas de praia. “As máquinas administrativas federal, estadual e municipal têm se tornado incapazes, em algumas situações por omissão e em outras pela tecnologia avançada de quem pratica o crime, de enfrentar essa situação”, afirmou o deputado

O parlamentar citou episódios recentes registrados pela imprensa, como o assassinato de 12 pessoas em Macaíba e Parnamirim, apenas no dia primeiro de maio, bem como o assalto ocorrido ontem em uma joalheria no Midway, em Natal.

José Adécio foi aparteado pelos deputados Ezequiel Ferreira (PTB), Márcia Maia (PSB), Leonardo Nogueira (DEM) e Kelps Lima (PR). Todos manifestaram apoio ao projeto do parlamentar democrata e destacaram a necessidade de profissionalização e planejamento das ações na área de Segurança Pública.

Ezequiel citou casos de insegurança na região Seridó e acrescentou que a delegacia de Currais Novos fica fechada nos finais de semana e a de Nova Cruz fecha meio expediente, ambas por falta de pessoal. “Nós temos insistido para que o Governo aumente o efetivo da polícia. A demanda existe. Precisamos de mais homens e mulheres para trabalhar na capital e no interior do Estado”, afirmou o deputado do PTB
ALTO DO RODRIGUES

Prefeitura municipal realizará a 5ª Conferência das Cidades no dia 21


Com o tema "Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana na perspectiva da construção do sistema nacional de desenvolvimento urbano", a prefeitura municipal realizará na terça-feira, dia 21, às 08h, na Câmara Municipal, a 5ª Conferência das Cidades.

Diversos setores da sociedade discutirão as políticas públicas nos eixos de habitação, saneamento, transporte e mobilidade urbana.
LEGISLATIVO EM AÇÃO

Câmara Municipal de Alto do Rodrigues realiza curso de Capacitação para Vereadores, dia 18



Acontecerá no dia, 18, nas dependências da Câmara Municipal, um curso de Capacitação para vereadores. Aldo Araújo (palestrante) é escritor, jornalista e advogado e tem uma larga experiência no direito público, tendo atuado como redator, diretor geral e assessor Jurídico da Câmara Municipal de Serra do Mel.


O curso com inscrições gratuitas e destinado para presidentes das Câmaras Municipais, vereadores, advogados, assessores, servidores, contadores, controladores, estudantes e profissionais do Poder Legislativo.

Conteúdo programático do curso de Capacitação para Vereadores que será realizado pela Câmara Municipal.

- Que proposições podem ser apresentadas pelo vereador?
- Qual a proposição adequada para se alterar o Regimento da Câmara?
- Como alterar a Lei Orgânica?
- Tramitação dos Projetos Orçamentários
- Vereador pode alterar o orçamento?
- Resolução, Decreto, Moção, Indicação e Requerimento
- Quem tem a palavra final sobre as leis? Executivo ou Legislativo?
- O que é PELO?
- A correta formação das comissões
-  Quorum qualificado
- Qual o quorum necessário para a criação de uma CPI?
- Comissão Temporária e Especiais
- Vereador pode apresentar projeto de lei que crie despesa para o executivo?
- Lei Ordinária: Lei Complementar: Lei Delegada
- Técnica Legislativa e constitucionalidade das matérias apresentadas
- Vigência e revogação das Leis
- Sanção, promulgação e publicação
- Veto: Total e parcial ( jurídico e político)
- A correta formação da Mesa Diretora

Dr. Aldo Araújo atualmente presta serviço de assessoria e/ou consultoria jurídica nas Câmaras Municipais de Alto do Rodrigues, Jardim de Angicos, e Luis Gomes. Dr Aldo Araújo é o atua presidente da Comissão de Assessoria Jurídica da OAB, subseção em Mossoró.

Mais informações e inscrições: ligue (84) 3523 2648

ALTO DO RODRIGUES

Secretária de Educação participa de Fórum Nacional em Salvador/BA

foto: luciano seixas
Irani Cunha representará a educação em Fórum na capital baiana

A Secretária de Educação Irani Cunha participa, na Bahia, de 14 a 17 de maio, do 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. 

Durante os quatro dias do Fórum serão realizadas conferências, palestras e mesas-redondas com várias temáticas, sempre considerando a perspectiva do Dirigente, tais como: avaliação da educação básica e os indicadores educacionais na perspectiva do Inep; garantia do acesso da permanência, da aprendizagem e da conclusão da Educação Básica na idade certa; articulação com o terceiro setor; gestão da rede ou do sistema municipal de ensino; processo de construção da Conae 2014 e do Plano Nacional de Educação (PNE); políticas e programas do FNDE, da Secretaria de Educação Básica e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome; valorização dos profissionais de educação com formação e carreira; políticas educacionais para inclusão na perspectiva da Secadi; políticas de articulação para a construção do sistema nacional de educação na perspectiva da Sase; gestão do direito à educação e ao conhecimento; e financiamento da educação. 

Os participantes do Fórum também terão a oportunidade de ter acesso a informações sobre políticas públicas e programas oferecidos pelo Governo Federal por meio das “salas de atendimento institucional”. 

Nestes espaços, o DME poderá verificar a situação de seu município e saber como ingressar nos programas e projetos da área educacional. 

Serão convidados a participar das salas: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Secretarias do Ministério da Educação (SEB, Secadi, Sase).
PENDÊNCIAS

Assunto polêmico poderá ser votado pelos vereadores na sessão de hoje

Marcada para a acontecer às 20h, mais uma sessão ordinária e um assunto polêmico poderá entrar na pauta de logo mais. Aguarde mais detalhes daqui a pouco