segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ALTO DO RODRIGUES

Eider Medeiros foi o único prefeito que não conseguiu se reeleger no Vale do Açu.

Eider Medeiros sofre mais uma derrota, a pior delas, perdeu para Abelardo.

Todas as ações deste gestor é cheia de fatos inusitados, segue mais um. Todos os prefeitos do Vale do Açu, conseguiram se reeleger, mas apenas o prefeito Eider Medeiros (PMDB) que tinha grande aprovação, pesquisa do Instituto Perfil que lhe dava uma folgada maioria de 19%, perdeu para Abelardo e se tornou o único prefeito do Vale do Açu a não conseguir ser reeleito.
AFONSO BEZERRA


Por 26 votos, Jackson Bezerra é reeleito prefeito municipal.

 Jackson e Cícero, chapa vitoriosa

Foram apenas 26 votos que separaram o reeleito Jackson Bezerra (PSD) do segundo colocado, Chico Bertuleza (PSB). Dos 9.592 eleitores do município só compareceram 8.127 eleitores e 3.837 (50,17%) escolher reeleger a gestão do prefeito Jackson Bezerra. O segundo colocado Chico Bertuleza conseguiu 3.811 (49,83%) votos. Votos brancos somaram  119 e 360 anularam o voto, segundo informações do TSE.

Na Câmara Municipal, houve uma renovação em torno de 30%, foram reeleitos Neto de Zoraide, Alarizo Junior, Valmir, Carlinhos da Serra, Valquir Umbelino (atual presidente), Aldenor. Na renovação, Jerry, Gustavo e Gilvan Avelino, veja lista completa com os eleitos.


CARNAUBAIS

Luizinho Cavalcante quebra tabu e é reeleito prefeito do município com mais de 53%


Só quem faz um governo equilibrado, pautado na transparência e voltado para as ações do povo e do crescimento da cidade, pode conseguir quebrar o tabu de reeleger um gestor.

Isso, aconteceu com Luizinho Cavalcante (PSB) que conseguiu ultrapassar a marca dos quatro mil votos e quebrar o tabu. Historicamente, nenhum gestor tinha conseguido se reeleger no município, agora tem, é Luizinho Cavalcante.

Dos 8.933 compareceram às urnas 7.956 eleitores e 4.042 (53,74%) escolheram Luizinho Cavalcante e Dinarte Diniz, segundo colocado ficou com 3.480 (46,26%)  votos.  Não votaram 977 eleitores, brancos somaram 113 votos e nulos chegaram aos 321 votos.

Conheça a lista dos nove vereadores eleitos




ELEIÇÕES 2012

50 cidades terão segundo turno no próximo dia 28 de outubro

 Imagem da urna eletrônica com a bandeira do Brasil atrás.

Em todo o Brasil, 50 cidades voltarão às urnas no próximo dia 28 de outubro para a realização do segundo turno das Eleições 2012. O segundo turno ocorre quando, nas cidades com mais de 200 mil eletores, nenhum candidato alcança mais de 50% dos votos válidos e, dessa forma, a disputa é decidida entre os dois mais votados em cada localidade.

Dos 5.568 municípios brasileiros, apenas 83 tinham possibilidade de ter segundo turno, uma vez que o critério é o eleitorado maior que 200 mil. Das 26 capitais dos Estados, 24 têm mais de 200 mil eleitores. 

As exceções são Palmas, no Tocantins, e Boa Vista, em Roraima. E desses 24 Estados, 20 terão cidades com decisão no segundo turno. Das 50 cidades que realizarão segundo turno, 17 são capitais de Estado.

Na cidade de São Paulo(SP), maior colégio eleitoral do país, o segundo turno será disputado entre José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT). Serra alcançou 1.884.849 de votos, representando 30,75% do total de votos válidos. Haddad conquistou 1.776317 votos, representando 28,98% da preferência do eleitorado.

No Estado do Paraná, as cinco cidades com possibilidade de ter segundo turno, ou seja, com mais de 200 mil eleitores, realizarão novas eleições para escolher o prefeito: Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel.

Em Santa Catarina ocorreu a mesma situação e as três cidades com possibilidade de ter segundo turno voltarão às urnas: Florianópolis, Blumenau e Joinville.
Confira, abaixo, a lista completa das cidades que terão segundo turno:

UF
Município
AC
RIO BRANCO
AM
MANAUS
AP
MACAPÁ
BA
SALVADOR
BA
VITÓRIA DA CONQUISTA
CE
FORTALEZA
ES
CARIACICA
ES
VILA VELHA
ES
VITÓRIA
MA
SÃO LUÍS
MG
CONTAGEM
MG
JUIZ DE FORA
MG
MONTES CLAROS
MG
UBERABA
MS
CAMPO GRANDE
MT
CUIABÁ
PA
BELÉM
PB
CAMPINA GRANDE
PB
JOÃO PESSOA
PI
TERESINA
PR
CASCAVEL
PR
CURITIBA
PR
LONDRINA
PR
MARINGÁ
PR
PONTA GROSSA
RJ
BELFORD ROXO
RJ
DUQUE DE CAXIAS
RJ
NITERÓI
RJ
NOVA IGUAÇU
RJ
PETRÓPOLIS
RJ
SÃO GONÇALO
RJ
VOLTA REDONDA
RN
NATAL
RO
PORTO VELHO
RS
PELOTAS
SC
BLUMENAU
SC
FLORIANÓPOLIS
SC
JOINVILLE
SP
CAMPINAS
SP
DIADEMA
SP
FRANCA
SP
GUARUJÁ
SP
GUARULHOS
SP
JUNDIAÍ
SP
MAUÁ
SP
RIBEIRÃO PRETO
SP
SANTO ANDRÉ
SP
SÃO PAULO
SP
SOROCABA
SP
TAUBATÉ
MANDATO

Ricardo Motta faz balanço positivo do resultado das eleições

                     foto: Sueldo Cabral
Ricardo Motta e Abelardo Rodrigues
O deputado estadual Ricardo Motta (PMN) considerou extremamente positivo o resultado das eleições 2012, com a vitória do seu filho, Rafael Motta (PP), a vereador em Natal com 9.460 votos e de 34 prefeitos, em todas as regiões do Rio Grande do Norte. 
 
“Foi bastante positivo o nosso balanço. Contribuímos para a vitória de uma grande quantidade de prefeitos, correligionários e amigos, em todo o Estado. Em Natal, tive a grande alegria de ver Rafael eleito com uma votação expressiva”, afirmou o parlamentar.

Ricardo Motta fez questão de dirigir um agradecimento especial aos eleitores natalenses que ajudaram a eleger seu filho o segundo vereador mais votado na capital. “Fico muito agradecido a toda a Natal por ter visto em Rafael um jovem com ideias renovadoras e com grande espírito público. Quero agradecer a todos os meus amigos. Agora, chegou a hora de Rafael trabalhar com afinco e dedicação, que sei que ele terá, para honrar a confiança dos eleitores”, afirmou o deputado.

Ricardo Motta disse não poder deixar de destacar a necessidade de a Justiça e o Congresso Nacional examinarem com a máxima atenção o caso das pesquisas eleitorais. “Para mim, o caso emblemático é o de Alto do Rodrigues, cidade onde o nosso candidato, Abelardo, foi conduzido para o quinto mandato e perdia em todas as pesquisas por 15 pontos”, afirmou o deputado.
GUAMARÉ

Hélio de Mundinho é eleito prefeito do município.

 Eudes (vereador), Mundinho (pai dos dois) e Hélio, prefeito eleito.

Candidatos únicos, Hélio de Mundinho e Pretinha foram eleitos, prefeito e vice-prefeita no município. 

O município tem um eleitorado de 11.381 votos, mas só 10.749 eleitores compareceram. Apenas 5,55% (632 eleitores)  não votaram. Votos brancos somam 81 e nulos 145 votos.

A família de Mundinho é campeã de voto. Quando era vereador, Hélio foi o mais votado, na eleição de 2008, a esposa de Hélio, Christianne foi a vereadora mais bem votada. 

Agora, foi a vez do irmão de Hélio, Eudes de Mundinho ser o vereador mais bem votado com quase mil votos (977 votos). Veja os demais vereadores eleitos


 
IPANGUAÇU

Prefeito Leonardo Oliveira é reeleito com mais de 58% dos votos válidos


Dos 13.164 votos, o prefeito Leonardo Oliveira foi reeleito com 6.690 votos o que representa 58,17%. A adversária, Rizomar obteve 4.811 votos (41,83%). Compareceram 12.126 eleitores, dos quais não votaram 1.038 eleitores. 126 pessoas votaram em branco e nulos somaram 499.

Veja os vereadores eleitos, de acordo com informações do site do TSE


ITAJÁ

Por 324 votos, Licélio Guimarães (PSB) é eleito prefeito municipal

Dos 7.061 votos do município, Licélio Guimarães (PSB) recebeu 3.231 votos válidos e o segundo colocado, Hélio Araújo (DEM) recebeu 2.907 votos. 

Foram 637 abstenções, 41 votos em branco e 245 votos nulo.

Veja a lista dos nove vereadores eleitos


MACAU

Kerginaldo é eleito prefeito do município por 3.975 votos de maioria.

O vice Einstein, o atual prefeito Flávio e o prefeito eleito Kerginaldo.
 
Dentre os quatro candidatos à prefeito, a população macauense escolheu Kerginaldo prefeito municipal com expressiva votação, foram 7.726 votos (55,80%) e a segunda colocada foi Odete Lopes com 3.751 (27,09%). Eduardo Lemos obteve 3.751, Romulo Paulista recebeu 547 votos. 

Veja a lista dos 11 vereadores eleitos, o primeiro foi Andrew Leite, mais bem votado com 938 e o último da lista dos eleitos foi Cabo Dantas com 546 votos.

 
PENDÊNCIAS

Ivan Padilha é reeleito com mais de mil votos de maioria e ainda faz a maior bancada.

Ivan Padilha foi reeleito e ainda fez a maioria dos vereadores.

O prefeito reeleito pelo voto popular, Ivan Padilha, obteve 5.187 dos votos válidos o que representa um percentual de 56,09%. O segundo colocado, Gustavo Queiroz recebeu 4.061 votos, representando 43,91%. A maioria será de

No município existem 35 urnas para um eleitorado de 11.240 votos, mas compareceram 9.725 votante, deixaram de votar 1.515 eleitores, 102 votaram em branco e nulos somaram 375 votos.

A coligação do prefeito Ivan Padilha também fez a maioria dos vereadores, o primeiro colocado foi Adailton que faz parte da coligação do prefeito. A oposição só fez dois vereadores, Franklin e Carlinhos de Maninho. Veja lista completa dos eleitos.


PORTO DO MANGUE

Prefeito Titico se reelege com 679 votos de maioria


Não foi nada fácil, mas o atual prefeito Titico conseguiu se reeleger prefeito municipal. Dos 4.928 eleitores, Titico ganhou a preferência de 2.437, enquanto seu adversário, o empresário Raelson obteve 1.758 votos. 

Do eleitorado, 442 não votaram, 45 votaram em branco e 140 votaram nulo. Dr Toinho, outro candidato à  prefeito obteve 106 votos.

Saiba quem foram os vereadores eleitos para os próximos quatro anos.


SERRA DO MEL

Candidata única e indicada pelo prefeito Bibiano vence eleições no município


O município é um dos poucos que tem candidatura única. Como o prefeito não poderia sair candidato, pois já vem de uma reeleição, Bibiano indicou a irmã Lúcia (PMDB). Dos 9.067 só faltaram 719 (cerca de 7,93%) e 8.348 compareceram às urnas. Votos brancos somaram 103 e nulos ultrapassaram 4.319.
 
Conheça os nove vereadores eleitos pela vontade do povo para os próximos quatro anos

TOUROS

Dentista Dr Joab Nascimento é eleito vereador com 493 votos

Dr Joab, amigo dos altorodriguenses foi eleito vereador pelo PSB em Touros

Por vários anos, Dr Joab trabalhou como dentista no município e agora tentou pela primeira vez e conseguiu uma das 13 vagas na cidade de Touros. O prefeito eleito, Ney Leite, foi eleito com votação de 10.402 votos e faz integra a coligação da qual Dr Joab faz parte.


Desejamos toda sorte do mundo para esse grande homem, que consiga fazer um excelente trabalho na Casa Legislativa de Touros.
PENDÊNCIAS

Festa da vitória do prefeito Ivan Padilha foi interrompida por uma tentativa de homicídio.

Vamos adiantar que a tentativa de homicidio não tem conotação política, de acordo com pessoas que estavam próxima, já havia uma rixa entre os jovens. Segundo informações de populares, nas proximidades do conjunto Feliz Pendências, um jovem desferiu tiros contra outro jovem que foi levado para o hospital da cidade e depois encaminhado para Mossoró.

Como foi uma coisa improvisada, será marcada outra data para a festa da vitória do prefeito Ivan Padilha.
ALTO DO RODRIGUES

"Eider prefeito denovo, eu já sabia". O que será feito com as camisas da "vitória?".

Quem faz a pergunta é uma das pessoas que acompanhava o prefeito Eider Medeiro, (derrotado) pelo prefeito penta campeão Abelardo. De acordo com a "melancia", o prefeito já tinha mandado fazer as camisas da vitória com os dizeres: "Eider prefeito denovo, eu já sabia". E fica a pergunta: O que fazer com as camisas hein, cara pálida?

domingo, 7 de outubro de 2012

ALTO DO RODRIGUES

Todo prefeito tenta, mas só Abelardo é PENTA


Acabou, acabou! Acabou a ditadura, acabou a perseguição. Abelardo ganhou eleição e se torna um dos poucos prefeitos a ser detentor de cinco mandatos.

Daqui a pouco matéria completa. Todos estão em festa.

Também teremos notícias de outras cidades e todo o resumo das eleições, inclusive com a palavra do Promotor e do Juiz Eleitoral.
ALTO DO RODRIGUES

Dicas valiosas e importantes na hora de escolher o futuro prefeito da nossa cidade.

Já divulgamos essas dicas que foi publicada pelo blog (inquisidorarg.wordpress.com) e atendendo a pedidos, estamos republicando as dicas que segundo nossos leitores são muito importante, antes de escolher o próximo prefeito. Vejam bem:

NÃO para Eider é o que se deve fazer nesta eleição, porque:

Exonerou todos os concursados, legalmente nomeados, para ocupar suas vagas com os seus correligionários e cumprir promessas de campanha;

Rescindiu um contrato legal e vigente de uma empresa de limpeza, e contratou sem licitação a TCL pagando mais do que o dobro do valor anterior para cumprir dívida de campanha;

Transferiu funcionários efetivos, residentes no centro da cidade, para exercerem suas funções nos distritos mais distantes (Tabuleiro Alto II e Barrocas) e de Sítio São José para Barrocas somente por perseguição política;

Comprou mais de R$56.000,00(cinquenta e seis mil reais) em lanche no Cantinho do Céu – propriedade do seu primo – em apenas um mês somente para beneficiar financeiramente seu parente e/ou desviar recursos públicos com notas frias;

Premiou dois primos estranhamente com valores que somados totalizam mais de R$16.000,00 (dezesseis mil reais) para beneficiar financeiramente seus parentes e/ou mesmo desviar recursos públicos com premiações falsas;

Criou a Secretaria Municipal de Comunicação especificamente para o seu irmão, cuja mesma é utilizada como ferramenta de desvio de recursos públicos;

Fez evoluir surpreendente e descaradamente o patrimônio do seu irmão e secretário de comunicação que passou, por exemplo, de proprietário de um bugre velho para dono de uma hillux, um novo rico;

Adquiriu carros e máquinas de grande porte através de um dos seus irmãos que só contava com uma renda formal de R$850,00(oitocentos e cinquenta reais);

Contratou com recursos públicos uma van para transportar exclusivamente suas filhas e coleguinhas para estudarem na cidade de Assú, enquanto os demais alunos vão se espremendo e alguns de pé em outro carro;

Patrocinou com recursos públicos uma viagem de dois empresários e correligionários dele para participarem de evento de interesse privado que custou aos cofres da prefeitura, entre passagens de avião e hospedagem, quase R$7.000,00(sete mil reais);

Ordenou a matança de cachorros sem realizar exames, portanto, sem provas da necessidade de praticar a eutanásia com os pobres dos animais, que inclusive, muitos donos alegam até hoje que seus bichinhos desapareceram e estavam com a saúde em perfeito estado;

Perdeu por prepotência e arrogância o Programa Petrobras Jovem Aprendiz e o Programa de Criança Petrobras, que em números representam: 35 adolescentes/jovens fora de um programa de qualificação remunerado; e, 120 crianças fora de um programa de desenvolvimento e evolução social;

Negou transporte para estudantes altorodriguenses participarem dos JERN’s;

Despencou o Alto do Rodrigues de 1º para 55º lugar no ranking dos municípios com melhor gestão fiscal do Estado;

Deixou faltar remédios da farmácia básica, seringas e até papel higiênico no Hospital Maternidade Maria Rodrigues de Melo;

Revogou o decreto que declarava estado de emergência para o município em função da seca que atinge o estado(2012) somente para atender caprichos particulares, o que resultou em uma perda de R$4.000,00(quatro mil reais) para cada homem do campo que sofre com a estiagem em Alto do Rodrigues;

Contratou um cantor de renome, como presente de aniversário que custou quase R$500.000,00 (quinhentos mil reais) aos cofres da prefeitura; ou seja, prejudicou os agricultores/ pecuaristas e perdeu recursos para o município, ao mesmo tempo em que jogou pelo ralo mais recursos públicos para pagar com o dinheiro do povo um show que foi mais particular do que público, afinal este foi o motivo da revogação do decreto acima citado;

Deixou e continua deixando em completo abandono, em prédios públicos ou cedidos por pessoas piedosas, munícipes atingidos com a enchente de 2009;

Recebeu e fez evaporar R$5.000.000,00(cinco milhões de reais) que deveriam ser destinados às famílias atingidas pela cheia de 2009, mas os documentos das pessoas foram enviados ao Estado como se as reformas tivessem sido realizadas, no entanto, ninguém sabe onde foi parar o dinheiro;

Deixou faltar merenda escolar e até carne estragada foi comprada para ser servida numa determinada escola;

Perseguiu e persegue aqueles que não compartilham das suas “opiniões”, melhor dizendo, não concordam com o seu governo;

Desvalorizou e sucateou prédios públicos como: quadras de esporte, Estádio de futebol etc.;

Desviou obras do Bairro São Francisco para a Av. Ângelo Varela simplesmente para aparecer mais na sua maquiagem;

Culpou e culpa os vereadores pela sua irresponsabilidade, inoperância e falta de compromisso com o povo, acusando-os de coisas das quais o único e verdadeiro culpado é ele mesmo 

Se depois de ler (e lembrar) dessas arbitrariedades praticadas por esse governo que não tem nenhum compromisso com o povo, não podemos fazer mais nada e você ficará refém de mais quatro anos de atraso. Pense bem na hora de votar!
ELEIÇÕES 2012

Resultado das eleições no RN deve ser divulgado até as 22h, diz TRE

O resultado oficial da apuração dos votos, em todos os 167 municípios potiguares, deve ser conhecido e divulgado até as 22h deste domingo, dia 7. O anúncio foi feito na manhã  da última sexta-feira (5) pelo desembargador João Rebouças, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, em entrevista, ao vivo, ao Bom Dia RN, telejornal da Inter TV Cabugi.

Segundo o TRE-RN, 2.355.539 eleitores dos 167 municípios potiguares devem participar do pleito, sendo 526.426 em Natal. Em todo o estado são 1.586 locais de votação, 7.143 sessões eleitorais e 7.953 urnas eleitorais. No RN, 14 cidades terão eleições biométricas.
"Até as 22h do domingo, esperamos divulgar o resultado das eleições 2012 em todo o RN. Quem quiser acompanhar a apuração no próprio TRE, terá à disposição um telão para a transmissão da contagem dos votos", garantiu João Rebouças, presidente do TRE.

Durante a entrevista, João Rebouças disse ainda que todas as urnas eletrônicas já foram entregues às suas respectivas zonas eleitorais. Na manhã do domingo, a Polícia Militar fará a entrega das urnas em cada sessão eleitoral. Ao final da votação, marcada para às 17h, a PM fará o recolhimento das urnas lacradas.

Juízes eleitorais de 111 municípios do RN solicitam apoio de tropas federais (Foto: Alexandre Durão/G1 ) 
Tropas federais serão enviadas a 119 cidades do RN (Foto: Alexandre Durão/G1 )
Tropas federais
Caso alguma urna apresente defeito, 600 urnas reservas estarão disponíveis para substituição imediata. Por fim, o presidente do TRE comemorou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que divulgou, nesta quinta-feira (4), a autorização para o envio de tropas federais para mais 7 municípios potiguares, totalizando o reforço em 119 cidade do Rio Grande do Norte. "Amanhã (6), as tropas serão enviadas aos municípios. É mais uma garantia para a segurança das eleições 2012", disse ele.

O desembargador lembrou ainda que, a partir desta sexta-feira, os candidatos estão impedidos de fazer propaganda eleitoral. Para coibir a prática, fiscais do TRE estarão nas ruas, garantindo o cumprimento da lei.

Quem ainda não souber o local onde irá votar, pode ter acesso a esta informação no site do TRE, no endereço eletrônico www.tre-rn.jus.br.

G1RN
ELEIÇÕES 2012

Confira tudo o que é preciso para votar com tranquilidade neste domingo (7)

Hoje (7), 138.544.348 brasileiros vão às urnas para escolher 5.568 prefeitos e 57.434 vereadores. Só não vão votar neste pleito municipal os eleitores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, onde não há representantes desses cargos, e os que estão cadastrados para votar no exterior, que só escolhem o presidente da República.

Confira tudo sobre a votação, o que é permitido e o que não se pode fazer no dia da eleição:

Horário da votação

O eleitor pode ir à sua seção eleitoral e votar das 8h às 17h, considerado o horário local de seu município.

Local da votação

Em seu título de eleitor constam informações sobre a zona eleitoral e a seção onde você vota. Mas, se você não sabe onde vota ou perdeu o título, pode consultar o local de votação e o número do seu título no site do TSE. Para esta consulta, basta informar o seu nome, data de nascimento e nome da mãe (consulte seu local de votação).

Documento 

É necessário levar um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). Não será admitida a certidão de nascimento nem de casamento.

Não é obrigatória a apresentação do título de eleitor. No entanto, o número deste documento é indispensável para o preenchimento da justificativa eleitoral.

Posso ou não posso? 

No dia da votação é permitida a manifestação individual e silenciosa de apoio ao partido e/ou candidato de sua preferência. Entretanto, não é permitido utilizar vestuário padronizado, bandeiras, broches nem adesivos que caracterizem manifestação coletiva.

No recinto da cabina de votação, é proibido portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota.

Para votar, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral.

Como votar  

Todos os eleitores brasileiros votam na urna eletrônica. Nela é mais fácil, rápido e seguro exercer o direito ao voto. Primeiro, o eleitor escolherá o candidato a vereador e depois a prefeito. O eleitor deve levar a colinha com os números dos candidatos nos quais quer votar. A colinha é muito útil para agilizar a votação (imprima aqui a sua colinha!).

Vereador 
O primeiro voto será para o cargo de vereador. O eleitor pode votar em um candidato ou somente na legenda. Para votar no candidato de sua preferência, digite os cinco números do candidato, confira o nome e/ou a foto dele e, caso esteja correto, tecle confirma. Se você errou o número, tecle corrige, digite os números corretos, e confirme o seu voto.

Para votar somente no partido, o chamado voto de legenda, o eleitor deve digitar somente os dois primeiros números, pois esses identificam o partido. Antes da confirmação do voto, a urna apresentará a informação do respectivo partido e mensagem alertando ao eleitor que, se confirmado o voto, ele será computado para a legenda. Dessa forma, o votante ajuda o partido de sua preferência a conquistar mais vagas na câmara dos vereadores, sem escolher um candidato específico para preenchê-la.

Prefeito 

O segundo voto será para o cargo de prefeito. Para votar no candidato de sua preferência, digite os dois números do candidato, confira o nome e/ou a foto dele e, caso esteja correto, tecle confirma. Se você errou o número, tecle CORRIGE e digite os números corretos, repetindo a operação até confirmar o seu voto. Ao final da votação, a urna eletrônica exibe a palavra FIM e emite um sinal sonoro indicando a conclusão do voto.

Justificativa 

O eleitor que não puder comparecer ao seu local de votação e, em consequência, não votar, deve justificar a ausência. É necessária uma justificativa para cada turno em que o eleitor foi ausente, ou seja, se faltou à votação no primeiro turno, deve fazer uma justificativa; se faltar ao segundo turno, outra justificativa.

A justificativa pode ser feita no dia da eleição em um dos postos de justificativa ou em até 60 dias após a ausência. Para justificar a falta no primeiro turno, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral até o dia 6 de dezembro. Se a falta for no segundo turno, o cartório eleitoral receberá a justificativa até o dia 27 de dezembro.

Para preenchimento do formulário de justificativa no dia da eleição é indispensável o número do título de eleitor. O ausente pode preencher o formulário antecipadamente, mas só deve assiná-lo quando da entrega, na presença do mesário.
JANDUÍS

Por falta de segurança, Justiça decreta toque de recolher

Prefeito Salomão Gurgel alegou falta de segurança para pedir o toque de recolher

O juiz da 58ª zona eleitoral Renato Vasconcelos Magalhães determinou “toque de recolher”, no município Janduís.

Com a decisão, candidatos a prefeito, vice-prefeito, vereador e cabos eleitorais ficam proibidos de realizarem visitas aos eleitores, entre os horários das 22h às 06h da manhã.


O candidato, representante ou apoiador que descumprir a decisão será multado em R$ 20.000,00 (vinte mil reais), terá material apreendido e responderá pelo crime de desobediência (art. 330 do CP).


O relatório destaca que o município de Janduís vive um momento de intranquilidade em face da conjunção de diversos fatores pontuais: a ausência de um efetivo destacamento de Polícia Militar, a quantidade de crimes graves ocorridos neste ano e, particularmente, o acirramento das eleições com a presença de diversas motos e veículos transitando altas horas da noite, seja promovendo visita “injustificada” a eleitores, seja a “fiscalização” a essas visitas pelas coligações disputantes do pleito eleitoral.


A representação foi formulada pela Coligação Paz e Trabalho (PT – PRB –PMN – PC do B),tendo em vista os transtornos e problemas de segurança que tem causado essas visitas, pela coligação adversária.